É verdade q certos remédios podem influenciar pra entrar no estado de hipnose. Como Apraz. Dorene.

9 respostas
É verdade q certos remédios podem influenciar pra entrar no estado de hipnose. Como Apraz. Dorene. Pondera?
Toda medicação psiquiatrica mascara sintomas psiquicos e mentais. Quando os sintomas são exacerbados, é necessário ameniza-los para prevenir sofrimento e ações destrutivas. Podemos compreender o mascaramento do sintoma como uma hipnose. Por isso a psicoterapia é fundamental para o paciente distinguir pensamentos e emoções disfuncionais e para que possa expandir a mente com o intuito de diminuir a medicação conforme vai se tornando cada vez mais consciente. E ao inves de afastar-se de si mesmo, por meio da medicação, pode tornar-se mais autêntico e verdadeiro.
Um abraço,
Léa

Olá.
As medicações psicoestimulantes podem alterar a percepção de algumas manifestações dos nossos conteúdos cognitivos como emoções e pensamentos relacionados a estes.
Além disto, por promover uma sensação de solução imediata, pode levar a crença de superação de um conteúdo crítico.
A hipnose trabalha com conteúdos ocultos pelos mecanismos de defesa psíquica de luta e esquiva, os trazendo a superfície do aqui e do agora para que possam ser trabalhados e enfrentados, a fim de promover melhora da qualidade de vida e redução ou extensão do sofrimento relacionado.
Procure um profissional qualificado para trabalhar a hipnose com você e te orientar da melhor maneira no diálogo entre medicalização e psicoterapia.
Espero ter auxiliado, até breve!
Ola! E importante não confundir alterações perceptivas com estado de hipnose. Se vc está tendo alguém efeito diferente do que seu médico lhe esclareceu, por favor entre em contato com ele pra reavaliar a troca ou suspensão do medicamento! Se a psicoterapia não foi colocada em pauta, é fundamental no processo de compreensão e ajuste dos processo emocionais que irá facilitar uma adaptação e ajustamento psíquico! Abraço
É importante que o paciente esteja consciente do processo hipnoterapêutico que está passando. Se a medicação o dopar, não existe a possibilidade de trabalhar com as tomadas de decisões, tão necessárias neste tipo de terapia.
"certos remédios podem influenciar pra entrar no estado de hipnose?". Sim, e isso pode ser desdobrado em duas outras questões. Em primeiro lugar, existe a possibilidade do paciente ser colocado em hipnose com o uso de algumas medicações (é a chamada hipnose química ou medicamentosa). Alguns profissionais trabalham com essa forma de hipnose. Em segundo lugar, há a possibilidade de que alguns remédios possam influenciar mais ou menos o modo como o paciente vivencia o estado de transe. As medicações que você citou (Apraz, Dorene e Pondera) são utilizados nos tratamentos para ansiedade e tem como função garantir uma maior qualidade de vida, ajudando você a realizar melhor as tarefas do cotidiano. Além da medicação pode ser utilizada a hipnose para o tratamento da ansiedade. Nisso não há problema. Em princípio o profissional que esteja te acompanhando será capaz de conciliar o tratamento com a hipnose e os remédios que você esteja utilizando. A hipnose junto com a medicação que você já faz uso pode melhorar ainda mais sua recuperação. Em resumo, pode ser que a medicação tenha algum efeito no modo de vivenciar a hipnose, mas é algo que pode ser contornado pelo profissional, de forma a garantir seu bem-estar e recuperação.
Depende da forma que você olha a hipnose. Se tratar a hipnose como um estado (de alteração da percepção), muitos medicamentos podem influenciar seja para facilitar ou para prejudicar.

Agora se você olha a hipnose como um comportamento cognitivo (Que é o marco teórico que eu prefiro usar) O uso de medicamentos para ser usado visando a hipnose mais prejudica do que auxilia.

Lembrando que o fato de alguma pessoa fazer uso regular de algum medicamento não vai atrapalhar o processo da terapia com hipnose. O cuidado fica por parte do Profissional em adaptar um horário mais favorável para atender levando-se em conta os efeitos do medicamento.

Vale lembrar também que só o médico pode diminuir, aumentar ou alterar medicamentos.
Existem variáveis entre medicações e clientes que não se pode caracterizar essa resposta como norma. O Apraz tem efeito na memória e pode sim atrapalhar a hipnose. O Dorene, por ter efeito relaxante, podendo provocar sonolência , poderá interferir na hipnose levando a pessoa para o transe até a solência profunda.
Cada organismo é único. Em alguns casos pode até ajudar.
O importante é que vc se entregue para o processo. Se o profissional perceber que o remédio "atrapalhou" no processo, ele te dirá e em conjunto com seu médico, oferecerá orientações para viabilizar o processo.
A hipnose é uma ferramenta que todos deveriam usar para quaisquer áreas da vida. Sou hipnoterapeuta, visite meu perfil e conheça mais sobre a hipnose através dos vídeos.