É sempre necessária a remoção do cisto ou ele pode ficar ali se for assintomático? Ele pode crescer
3
respostas
É sempre necessária a remoção do cisto ou ele pode ficar ali se for assintomático? Ele pode crescer com o tempo?
Dr. André Scartezini Marques
Cirurgião oncológico, Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião do aparelho digestivo
Ponta Grossa
O cisto tireoglosso está relacionado à permanência embriológica do ducto tireoglosso, esses cistos se localizam na linha média do pescoço e sua remoção é indicada pela chance de infecções que podem causar : dor , inchaço no local com vermelhidão e até fístulas com comunicação do cisto para a pele . A cirurgia deve ser feita por um especialista na área , cirurgia de Sistrunk em que se remove junto com o cisto, a parte central do osso hióide, localizado no pescoço , removendo todo o trajeto do ducto para se evitar recidivas .
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A cirugia é sempre indicada pela chance de complicações que podem ocorrer se não for tratado.
O crescimento pode acontecer, principalmente se o cisto infeccionar.
O melhor profissional para realizar essa cirurgia é o cirugião de cabeça e pescoço.
O crescimento pode acontecer, principalmente se o cisto infeccionar.
O melhor profissional para realizar essa cirurgia é o cirugião de cabeça e pescoço.
O cisto tireoglosso é uma doença congênita ou seja a criança nasce com essa alteração e não é diagnosticada nessa fase da vida e apresentando-se na vida adulta por complicações da região de vias aerodigestivas superiores. deve-se sempre pensar em tratar com cirurgia ou remoção dessa lesão. Como é uma doença congênita a qualquer momento pode ser infectado e apresentar crescimento que até então não aparecia no pescoço e em minha experiência indico a ressecção
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho cirurgia marcada para a retirada do cisto do tireoglosso. O médico me disse que devido a retirado do osso (hioíde) que fica localizado no pescoço irá gerar uma deformidade. Gostaria de saber se essa deformidade é aparente, e se a cicatriz no pescoço é muito aparente.
- Meu bb de 1 ano vai operar o cisto tireoglosso , é perigoso?
- Boa noite! O sisto tireoglosso pode virar um câncer?
- Minha filha de 3 anos tem um caroço do tamanho de um grão de feijão do lado direito do pescoço e ao toque ele se meche e já tem um bom tempo, o que pode ser?
- Tenho 23 anos e desde meus 18 anos eu notei um caroço duro atrás de minha orelha direita, aparentemente ele não aumentou muito de tamanho e tem aproxidamente 1cm e também não notei qualquer outro sintoma associado, devo me preocupar?
- Meu filho tem 3 anos,estou percebendo qua o nódulo no pescoço as vezes fica alterado. Já levei no médico pediatra e a médica disse que era normal, mais tô percebendo que ta crescendo. Qual especialista devo ir?
- Oq acontece quando o cisto tireoglosso estoura ? A possibilidade de sumir saindo a secreção pela pele ?
- Na minha RN, de 28 dias, notei com 25 dias, um caroço, duro e um pouco cumprido, do lado direito do pescoço, na direção abaixo da orelha. Sem dor na região e sem febre. Ela teve uma espécie de irritação no olho do mesmo lado, há alguns dias e eu também tive a mesma irritação, mas eu ainda tive gripe…
- Tenho um nódulo no pescoço a 6 anos (desde a infância) ele creceu após uma infecção de garganta e permanece do mesmo tamanho desde então. Fiz uma ecografia a 3 anos e constou linfonodo de aspecto normal. Devo me preocupar com a insistencia do nódulo? mesmo não crescendo? Devo repetir o exame?
- Olá, Minha filha de 3 anos foi diagnosticada com um sisto tireoglosso. Acabei de entrar em um plano de saúde que só cobre após 2 anos está cirurgia. É possível a espera ou é uma cirurgia de urgência?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Cisto tireoglosso
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.