È possível ter todos os exames negativos mas mesmo assim ter esclerose multipla?

2 respostas
È possível ter todos os exames negativos mas mesmo assim ter esclerose multipla?
A ESCLEROSE MÚLTIPLA trata-se de uma doença autoimune que acomete Sistema Nervoso Central. O diagnóstico da doença além dos sintomas requer alterações de neuroimagem. A doença atinge em sua maioria pacientes jovens, o quadro inicial pode ser classificado como Síndrome Clínica Isolada, sintoma que não confirma a doença esclerose múltipla, mas em muitos casos é o primeiro conjunto de sintomas da apresentação de uma doença desmielinizante que no futuro (seguimento do paciente) poderá ser classificado como ESclerose Múltipla. Existem outras doenças desmielinizantes do SNC, como por exemplo a Doença de Devic. A Avaliação com neurologista é necessária para investigação e tratamento no momento certo e adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não, o diagnóstico de Esclerose Múltipla pressupõe ao menos algumas poucas alterações na Ressonância Magnética do Sistema Nervoso Central. Porém, alguns pacientes apresentam sintomas com poucas alterações nos exames de imagem, no início. Alguns não têm a doença, mas outros poderão vir a apresentar em um futuro próximo. Por isso, é muito importante uma conversa franca com o médico neurologista que está acompanhando o caso. Deve ser definido se não é Esclerose Múltipla ou se há possibilidade de tratar-se de "CIS" (uma sigla em Inglês: Síndrome Clínica Isolada). Alguns pacientes com CIS poderão converter-se para Esclerose Múltipla com o tempo. Alguns necessitarão de tratamento para reduzir o risco de conversão, outros não. Com exames de Ressonância Magnética do Crânio e da Coluna todos normais, é muito difícil que o paciente venha a apresentar Esclerose Múltipla, mesmo com o passar do tempo, e é pouco provável que o Neurologista assistente decida por iniciar tratamento.

Especialistas

Karla Ricarti Nodari

Karla Ricarti Nodari

Neurologista, Especialista em dor

Foz do Iguaçu

Rafael Paterno Castello

Rafael Paterno Castello

Neurologista

São Paulo

Paula Marques Lourenço

Paula Marques Lourenço

Neurologista

Cabo Frio

Mauricio Hoshino

Mauricio Hoshino

Neurologista

São Paulo

Camila Pupe

Camila Pupe

Especialista em dor, Neurologista

Rio de Janeiro

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 130 perguntas sobre Esclerose Múltipla
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.