É possível não consumir mais de 10 g de carboidrato e mesmo assim não entrar em cetose?
7
respostas
É possível não consumir mais de 10 g de carboidrato e mesmo assim não entrar em cetose?

É possível. É uma questão bastante individual, cada um leva um tempo pra começar a produzir corpos cetônicos, e tem o seu próprio limite, reservas de glicogênio também.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

O corpo leva de 2 a 3 dias para começar a produzir os corpos cetônicos, então num primeiro momento, é possível, mas a curto prazo, irá entrar em cetose e sem acompanhamento pode desenvolver complicações.

Nem todas as pessoas tem indicação de fazer uma dieta cetogênica.
Procure uma avaliação de um especiallista.
Procure uma avaliação de um especiallista.

Cada paciente responde de um jeito, e a formação dos corpos cetônicos podem demorar cerca de 2-3 dias. Cuidado, pois nem são todos os pacientes possuem indicação para essa conduta nutricional

Sim, é possível. Embora a ingestão de menos de 10g de carboidratos por dia seja extremamente baixa, a entrada em cetose depende de diversos fatores. O principal fator é o nível de glicogênio armazenado no fígado, que pode suprir as necessidades energéticas por um tempo antes da produção significativa de corpos cetônicos. Além disso, a intensidade da atividade física influencia, pois exercícios de alta intensidade esgotam o glicogênio mais rapidamente. Outro fator importante é o grau de adaptação metabólica, afinal o corpo pode recorrer à gliconeogênese (produção de glicose a partir de proteínas e gorduras) antes de entrar em cetose por completo.
Apesar da teoria sugerir uma relação direta com o valor (10g, por exemplo), na prática, o tempo necessário para a cetose pode variar bastante de pessoa para pessoa.
Apesar da teoria sugerir uma relação direta com o valor (10g, por exemplo), na prática, o tempo necessário para a cetose pode variar bastante de pessoa para pessoa.

Olá! Para entrar em cetose, o corpo precisa passar por um processo de adaptação que pode levar alguns dias, dependendo do metabolismo e da ingestão de carboidratos. Não consumir mais de 10g de carboidrato em um dia pode ser um fator, mas sozinho não garante a cetose imediata. Outros fatores, como estoque de glicogênio hepático, atividade física e composição da dieta, também influenciam. Se estiver buscando cetose por objetivos específicos, marque uma consulta para garantir que seja feito de forma segura e eficaz!

Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.
Especialistas






Perguntas relacionadas
- Preciso de reeducação alimentar. Qual seria o profissional adequado para isto?
- Quais são os alimentos ricos em fibras?
- Olá, estou com resistência à insulina, estou com muitas dúvidas, queria saber mais sobre os alimentos que.devo consumir.
- Quais são os medicamentos que contém probioticos?
- Boa tarde! Estou focado em ganho de massa muscular e, ao mesmo tempo, redução de taxa de gordura corporal e visceral. O que tenho feito é manter os alimentos com maior indice de proteínas e/ou calorias, mas que contenham um valor baixo de carboidratos. É esse mesmo o caminho?
- Sofro de gases e fico muito estufada ao longo do dia. Ta relacionado com a minha alimentação?
- Eu tenho 50 anos (fiz 50 anos em 19/01/2018), sou obeso (130Kg, 1,76m de altura). Faço caminhada e exercícios físicos moderados há cerca de 20 dias. Gostaria de saber se qualquer nutricionista (ou somente os especializados em desportivos) podem me ajudar a perder peso na parte nutricional? Obrigado.
- Por que devo evitar alimentos com alto índice glicêmico? A nutricionista explicou, mas não entendi.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 9 perguntas sobre Reeducação alimentar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.