Reeducação alimentar - Informações, especialistas e perguntas frequentes
Especialistas - reeducação alimentar
Perguntas sobre Reeducação alimentar
Nossos especialistas responderam a 9 perguntas sobre Reeducação alimentar
Especialistas falam sobre Reeducação alimentar
A reeducação alimentar como o nome sugere deve ser lenta e progressiva. Toda mudança precisa de um tempo para adaptação. Por exemplo, uma só faz 3 refeições/dia (café da manhã, almoço e jantar); esta pessoa não conseguirá em uma semana fazer os dois lanches intermediários, deve-se iniciar na primeira semana com um lanche na manhã e só após este lanche virar hábito é que podemos introduzir outra refeição.
Método de introdução da alimentação saudável baseado no conceito do alimento de verdade. Introdução e capacitação do indivíduo a novas escolhas alimentares.Correção de erros alimentares e introdução de novos hábitos.
Gisele Vieira
Nutricionista
É todo um processo que envolve educação nutricional e mudança de hábitos alimentares a fim de educar a pessoa a se alimentar melhor e de maneira mais saudável, desta forma melhorará não só sua qualidade de vida mas também terá uma perda de peso saudável e definitiva. Comendo de forma saudável e consciente você alcançará resultados duradouros e transformações para toda a vida.
E um processo no qual eu avalio os hábitos alimentares e explico como deve ser uma alimentação equilibrada.
Avalio os hábitos alimentares atuais.
Verifico a existência ou não de patologias.
Indago sobre prática de atividade física.
Como é a rotina de vida de cada paciente, aonde fazem as refeiçoes.
Qual a maior dificuldade em seguir uma orientação nutricional?
Determinação de novos hábitos alimentares
Para mantermos um melhor controle do peso e melhor absorção de nutrientes, as pesquisas recentes indicam que precisamos ter uma microbiota intestinal adequada. Como saber?? Caso tenha distensão abdominal (barriga inchada), gases, constipação intestinal e/ou diarreia, provavelmente você esta com quadro de disbióse, sendo caracterizado por número elevado de bactérias ruim do que boas. Sim nosso intestinal é colonizado por ambas. Para melhora dos parâmetros citados iniciamos na consulta uma manipulação de probióticos de acordo com os seus sintomas. E a melhora é perceptível na segunda semana de utilização.
Consulte um nutricionista.
A reeducação alimentar não é apenas mais uma dieta que você segue por um tempo determinado e depois volta a se alimentar como antes.
É uma mudança de hábitos!
Não existem alimentos proibidos. Você simplesmente passa a se alimentar de forma consciente.
Considero a reeducação alimentar a maneira mais eficaz para perder peso e principalmente para manutenção desta perda, pois através do trabalho da reeducação alimentar é possível desenvolver novos hábitos alimentares que farão parte do seu dia-a-dia e da sua rotina.
Para a reeducação alimentar utilizo técnicas e ferramentas da nutrição comportamental e também do coaching nutricional para auxiliar a traçar metas e alcançar os objetivos esperados, sempre de forma compreensiva, humanizada, com bastante escuta das sensações do corpo, interpretações e identificação de fome, saciedade, não deixando de olhar também para as vontades e desejos que possam aparecer durante o processo.
Através do uso de técnicas de alimentação intuitiva e comer consciente, procuro trazer uma reconexão do paciente com o seu corpo e identificar a origem da sua fome e fazer as pazes com a comida e também com o corpo, para que este possa comer de forma saudável, sem proibições, com equilíbrio e prazer. E assim permitir que o corpo seja o guia para chegar a um peso saudável e sustentável, ou seja, sem passar pelo efeito sanfona.
Dou orientações de hábitos saudáveis de acordo com os objetivos do paciente;
Traço metas saudáveis para o paciente ter mais facilidade de concluir os seus objetivos;
Realizo a avaliação física e análise de hábitos de vida e alimentares do paciente;
Analiso exames laboratoriais e faço pedido de exames;
Faço um cardápio de exemplo de acordo com os gostos e rotina do paciente;
Entrego receitas, lista de substituição e faço educação nutricional com algumas atividades dentro do atendimento.
Quando pensamos em emagrecer, logo nos lembramos de dieta, sacrifício e restrição alimentar. Mas a boa notícia é que dá para emagrecer sem dieta e sem sofrimento e de forma duradoura. A reeducação alimentar é um processo que engloba mudanças de hábitos não são só alimentares, bem como aspectos emocionais e atividade física.
Neste processo estão envolvidas conscientização, aprendizado, muita disciplina e persistência.
Aprendemos a ver a nossa relação com os alimentos muito além do simples ato de comer, através de algumas ferramentas e da informação.
O objetivo do tratamento na reeducação alimentar é unir aspectos emocionais, nutricionais e a atividade física.
Aprenda a fazer escolhas saudáveis no seu dia-a-dia. Fazer uma reeducação alimentar é mudar hábitos e descobrir que pode comer de tudo, mas na medida certa, sem ter que recorrer a remédios para emagrecer ou cirurgia, alcançando resultados definitivos. É fazer da Alimentação Saudável um Estilo de Vida.
Uma reeducação alimentar aliada a um tratamento individualizado e personalizado como propõe a nutrição funcional, te ensina a comer melhor e te dá substituições saudáveis para alimentos que você está habituado e que não são boas opções. Você pode por exemplo comer pão em um formato mais saudável e feito em casa, bolos neste formato também, pizzas, tortas. A ideia é não sofrer e evitar o que não faz bem para sua saúde e seu corpo.Por esses e tantos outros motivos, a Reeducação Alimentar é o ponto de partida para que tenhamos uma vida mais saudável.
Ofereço atendimento com o objetivo de contribuir para a construção de hábitos alimentares saudáveis e duradouros. Vamos construir juntos, ao longo do acompanhamento, uma alimentação sem modismos, sem restrições exageradas, fácil de fazer e mantendo o prazer de comer. Por fim, desenvolver uma boa relação com a comida e com o próprio corpo.
Quais profissionais realizam Reeducação alimentar?
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.