È obrigatório a tomar estatinas num colesterol total acima de 290? Onde o colesterol do bem está

3 respostas
È obrigatório a tomar estatinas num colesterol total acima de 290? Onde o colesterol do bem está alto?
Sim, sendo objetivo, eu recomendo Estatina para este caso. Dificilmente só dieta fará normalizar o nivel de colesterol para taxas aceitaveis

Ultimamente o consenso é de que o colesterol "Quanto mais baixo melhor" na prevenção de eventos cardiovasculares vem ganhando cada vez mais forças diante de vários estudos já publicados. As metas para níveis ótimos de LDL colesterol são abaixo de 130 e Hdl acima de 40 e 50 . Dependendo das doenças e fatores de risco para infarto a meta é 70 para baixo como renais crônicos , diabetes e infarto prévio. Colesterol Hdl " do bem " Alto , já existe alguma proteção cardiovascular porém outras variáveis e fatores de risco devem levar - se em consideração para tomada de decisões de usar ou não estatinas. O médico deverá ser sempre consultado para avaliação e tomada de decisões.
Na maioria das vezes sim. Mas não 100% das vezes. Caso o paciente tenha baixo risco cardiovascular (nunca fumou, não tem história familiar de doenças nos vasos sanguíneos, não é hipertenso, diabético ou renal crônico), possua muitos erros alimentares e tenha por opção tentar dieta e exercícios antes de usar medicamentos, neste caso pode-se tentar esta conduta. Não teremos um alvo de LDL de 70 neste caso , mas sim abaixo de 140, por ser baixo risco. Outro exemplo seria um idoso nonagenário com doença de Alzheimer que já usa múltiplas medicações. Qual o benefício para ele de manter um colesterol baixo e correr risco de interações medicamentosas e reações adversas ? Por isso é importante procurar assistência médica. As escolhas são sempre feitas individualizando caso a caso.