É normal ter insônia por insegurança de socializar? Sempre ocorre quando no dia seguinte tem uma fes

34 respostas
É normal ter insônia por insegurança de socializar? Sempre ocorre quando no dia seguinte tem uma festa, ou quando tenho que sair só (as vezes em dias normais também). Já sofri bullying quando criança e não sei como me livrar disso. Em dias assim até consigo dormir, mas desperto várias vezes durante a noite
Oi. Espero que esteja bem! Insonia tem muito a ver com ansiedade e até depressão. Pode acontecer sim por ansiedade da insegurança de socializar. Vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível ansiedade que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100

Olá. Você relata dois sintomas comuns da ansiedade - insônia e insegurança. Não podemos fazer um diagnóstico pautado apenas nisso e no seu breve relato. Mas, é evidente que isso tem lhe incomodado e gerado sofrimento, por isso, o acompanhamento terapêutico é indicado para entender esses sintomas, contextualizar as situações, as crenças que estão associadas e os pensamentos, sentimentos e comportamentos decorrentes.
A partir disso, realizamos uma conceituação do caso e elaboramos um plano de tratamento.
Fico à disposição.
Você está sofrendo de ansiedade, antecipa uma situação devido a experiências negativas. Busque ajuda para aprender a lidar com essa ansiedade, com certeza a insônia é decorrente da ansiedade. Me coloco a disposição.
Olá ! Sim, é possível ter insônia por insegurança de socializar. Provavelmente essas questões de interações sociais estão provocando ansiedade em você. Por esse motivo a insônia deve estar se manifestando. Sugiro que você busque uma terapia. Um abraço,
Olá! Esse é um sintoma muito típico da ansiedade. É importante procurar uma ajuda profissional para que possam juntos buscar estratégias para lidar com essa ansiedade e também desvendar e tratar as raízes do que está se manifestando através dessa e de outras sintomatologias.
Boa noite! Os nossos pensamentos sobre determinadas situações influencia em como nos sentimos, e as preocupações e antecipações negativas das situações estão muito associadas a ansiedade. Essas preocupações podem interferir no seu sono, principalmente se você fica ruminando durante a noite. A psicoterapia pode auxiliar na superação da insegurança e das consequências dela no seu dia a dia!
Olá. Sempre que temos algo nos incomodando, situações mal resolvidas, pensamentos repetitivos, sentimentos dolorosos, crenças limitantes, traumas, que nos geram incomodo e sofrimento, consequentemente reagimos com comportamentos que nem sempre são os mais assertivos. É necessário entender o que está nos causando dor e, de que maneira resolver essas questões traumáticas do passado. O acompanhamento terapêutico é indicado para contextualizar as situações associadas aos pensamentos, sentimentos e comportamentos para podermos realizar uma ressignificação, isto é, atribuindo um novo significado aos acontecimentos passados ou presentes, através da mudança de visão de mundo.
Olá! Sua insônia pode estar relacionada a ansiedade do evento que está prestes a acontecer. Busque ajuda para lidar melhor com a ansiedade. Terapia vai te ajudar. Abraço
Apesar de ser comum em situações de bullying não é normal, já que te deixa mal e não te faz dormir bem.
Você necessita rever os seus traumas para que a socialização seja algo comum ou positivo para você. Muito importante tratar com terapia sua insegurança e socialização, senão estas situações tenderão a se repetir e piorar. Você precisa rever para que este mal do passado não prejudique o seu futuro.
A insônia pode estar associada a diversos fatores presentes na vida do indivíduo. Já a dificuldade exacerbada para socialização pode gerar ansiedade, o que pode vir a dificultar o sono, mas é importante destacar que há outras questões afetivas as quais também podem estar relacionadas a tal circunstância (para além da ansiedade). Desta forma, não há como fornecer uma resposta única e mais generalizada para esta questão. Seria interessante que pudesse investigar melhor, com um profissional da área, tanto os aspectos vinculados à insônia quanto aqueles relacionados à dificuldade para socializar, considerando a sua história e seu contexto de vida individualmente.
Olá. Você provavelmente tem um problema de ansiedade e/ou fobia social. Isso é tratável. Uma psicoterapia seria ideal para te ajudar a encontrar meios/estratégias de se sentir melhor e se conhecer cada vez mais. A insônia decorre da ansiedade que fica muito presente nesses momentos. Estou aqui à disposição.
Olá! Embora seja comum a insônia ter relação com ansiedade e também seja comum a ansiedade ter relação com situações de socialização, o mais importante no seu relato é que você sofre com isso e isso atrapalha você, diminuindo sua qualidade de vida.
Então seria bom você buscar atendimento profissional para avaliar bem os sintomas e a relação com o bullying que você citou.
A psicoterapia pode te ajudar muito nesse processo, tanto de entender o que te deixa tão ansiosa, como de desenvolver recursos melhores para lidar com a situação. Você não precisa lidar sozinha com isso.
O bullying traz inúmeras consequências negativas, algumas delas podendo ser bem graves.
O não enfrentamento adequado deste problema geram consequências como Isolamento social, perda de motivação, traumas psicológicos etc.
Através dos rótulos negativos provavelmente você passou a se enxergar como alguém que não pertence ao grupo.
O que você sente é a ansiedade e uma tesão do enfrentamento que terá que fazer ao se expor nos eventos sociais, com medo da reprovação e do afastamento.
Teme se relacionar com pessoas fora do seu convívio social e viver novas experiências, podendo se tornar submisso, também pode se tornar raivoso por temer reviver as vivências ruins do passado.

É importante buscar a psicoterapia para ressignificar os mecanismos de defesa aprendidos.

Crianças e adolescentes aprendem a se defender de acontecimentos desagradáveis, agressões e injustiças conforme o grau de sua inteligência emocional. Como ainda são inexperientes, normalmente desenvolvem comportamentos inadequados para prevenir o sofrimento, como evitar certos ambientes sociais e ser reativo.
A terapia é, então, essencial para te ajudar no resgate do controle de suas emoções e condutas.
Olá. É sim. A insônia geralmente está associada a ansiedade. Sugiro que busque psicoterapia para olhar para a questão do bullying, ressignificar essa experiência dolorosa e tratar sua ansiedade para te trazer mais tranquilidade ok?
Espero ter ajudado.
Olá,
Segundo o que relatou acima se trata de ansiedade. Ou seja, quando seus pensamentos estão em situações que te causam medo e ansiedade, você não consegue dormir. Seria interessante você procurar uma ajuda profissional para melhor trabalhar esta questão da socialização que por consequência te causa ansiedade e atrapalha sua qualidade de vida. Na terapia, é possível elaborar traumas de infância para que você consiga superar o passado e ter melhor qualidade de vida experimentando coisas novas, como sair com outras pessoas. Faço a ressalva de que todos podem passar por conflitos na infância que causam dor e sofrimento, mas que é possível vencer. Estou à disposição se precisar. Abraços.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 110
Olá! Pelo seu relato, você está demonstrando sintomas que podem ser de ansiedade ou fobia social. Oriento que você busque por psicoterapia, pois a terapia te proporcionará um espaço seguro para entender e trabalhar as suas questões. Espero ter ajudado e fico à disposição.
Insegurança pode estar relacionada com diversos transtornos afetivo e até /baixa estima, tente questionar os seus pensamentos negativos de forma a saber se o que vc pensa é apenas uma hipótese que pode ser refutada ou uma verdade absoluta.
A terapia é o melhor lugar para trabalhar as inseguranças e trabalhar o autoconhecimento
Olá, a sua insegurança para socializar pode sim te causar insônia, já que a insônia pode estar relacionada com casos de ansiedade e depressão. A insegurança para socializar é muito provavelmente relacionada com a imagem que você tem de si mesma, que pode ser negativa devido as suas experiencias passadas de Bullying. Eu indico que você busque psicoterapia para que você entenda mais sobre si e possa questionar essas crenças sobre quem você é e como as pessoas te enxergam.
Sim, é normal ter insônia por insegurança de socializar. A psicanálise pode ajudar a entender as causas da sua insegurança e ajudá-lo a lidar com ela. O primeiro passo é identificar o que está causando a sua insegurança. Isso pode incluir o bullying que você sofreu quando criança, mas também pode incluir outras experiências que você teve ou sentimentos que você tem. Uma vez que você identificar as causas, você pode trabalhar com um terapeuta para desenvolver estratégias para lidar com essas causas e, assim, reduzir a sua insegurança. Além disso, o terapeuta pode ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade que você sente antes de socializar, como respiração
Prezado (a), socializar não é uma tarefa fácil e pode até nos roubar o sono pela antecipação de possíveis ações e consequências ligadas ao momento de socialização (o que vamos falar? Que efeitos vamos gerar com as nossas ações? Que objetivos temos para aquela ocasião, se vamos ser bem sucedidos, etc). Isso pode acontecer em uma porção de situações. Por isso, os fatores que se relacionam especificamente com a sua experiência precisam ser melhor escutados. Uma vez que isso está acontecendo de maneira excessiva e gerando sofrimento, o melhor seria que pudesse contar com a ajuda profissional de uma psicóloga. Juntos poderiam entender e acolher melhor que receios te acometem ao ponto de deixar-lhe com insônia. Cuide-se! Abraço.
Olá, como você está? A respeito do seu questionamento, a insônia ao qual você se refere tem tudo a ver com o histórico relatado, ou como agora usa-se falar, o seu compromisso do dia posterior funciona como um gatilho para os seus traumas e isso provoca ansiedade. Normalmente, quando espera-se muito pelo evento, essa descarga também é comum de acontecer, mas existem formas de se encarar esses eventos de outra maneira. Muito importante ficar atenta ao que te tira do equilíbrio. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá, você não está sozinho(a);
Em especial, quando estamos prestes a passar por uma situação que nos remete a memórias dolorosas ou ansiogênicas, o nosso corpo entra em estado de luta/fuga e quer se preparar para a batalha. Para algumas pessoas é mais intenso do que outras.
Recomento que se atente se há situações que essa sensação é pior. E, se há algo que pode te ajudar a relaxar antes de ir para a batalha. Já ouviu falar de higiene do sono? Então, são pequenos hábitos que cultivamos para um bom sono. As vezes, eles podem nos ajudar a dar uma amenizada na ansiedade. Não é mágica. Mas, encontrar maneiras de se reconfortar, e talvez identificar os gatilhos que te causam mais ansiedade possa ser um bom começo ;)
Olá provavelmente você esta com sintomas de ansiedade, procure ajuda de um profissional Psicólogo, você não precisa passar por isso sozinha(o) se cuida!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 80
Olá! Sim, é comum insônia e insegurança aparecem juntos.
Sim, ao meu ver é possível desenvolver quadro não somente de insônia mas irritabilidade, mal humor, desinteressado em estar com amigos ou familiares, em decorrência da insegurança de sociabilizar-se. Muitas vezes, a insegurança vem até mesmo em se imaginar o quadro de instabilidade, vulnerabilidade, adversidade e a insegurança que o indivíduo já vivenciou ou imagina viver em vários ambientes. Inclusive, pode até tornar-se um comportamento paralisante a depender do seu pensamento. O Bulling, um ato de intimidação, invalidação do indivíduo, inclui também a não aceitação dele nos grupos de amigos, no trabalho, na própria família, podendo acionar outros gatilhos emocionais, reação de um comportamento aversivo de se sociabilizar. Se não tratados, tanto a insegurança social e o Bulling, podem trazer um ambiente e eventos até mesmo de comportamentos paralisantes em várias situações da vida. Mudanças em nosso pensamento afetam os nossos comportamentos, estado de humor e as reações físicas. Sou Terpéuta Cognitiva Comportamental. Indico fazer uma primeira consulta de anamnese para melhor e mais detalhada avaliação do quadro.
Oii como vc está?!
A dificuldade em socializar, juntamente com os sintomas descritos por vc, pode ser algo bem difícil de lidar, pois além do desconforto que ela gera frente a situações em que nos percebemos avaliados, ela impede que realizemos aquilo que queremos de verdade. Nossos pensamentos possuem muita influência sobre aquilo que sentimos, sobre nossas reações fisiológicas, e nosso comportamento. A sua dificuldade juntamente com a insônia, pode estar relacionada a ansiedade proveniente das preocupações ao se relacionar com o outro. Ela é uma emoção que ativa muitas reações fisiológicas em nosso corpo, e é muito frequente em pessoas tímidas. A terapia, pode auxiliar muito a lidar com essas dificuldades, e também a ampliar seu repertório de habilidades sociais. Sugiro procurar um profissional que vc sinta confiança. Sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição. @psi.leticiaaa
Olá tudo bem? Me parece que você sofre com o transtorno de ansiedade, nesse caso a insônia, está sendo um dos sintomas que você vem apresentando. Busque ajuda profissional, a psicoterapia é uma excelente ferramenta para o tratamento da ansiedade e outros transtornos. Se cuide, fico a disposição para ajudar! um abraço e fique bem.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade
Oie, tudo bom??

Sim, é relativamente comum que a ansiedade social e a insegurança em relação a eventos sociais levar a crises de insônia. A ansiedade social pode causar preocupações excessivas, pensamentos negativos e antecipação intensa em torno de situações sociais, como festas ou sair sozinho.
O fato de você ter sofrido bullying quando criança também pode contribuir para esses sentimentos de insegurança. Traumas passados ​​podem ter um impacto na maneira como você se sente em situações sociais, tornando-as mais estressantes e desencadeando a ansiedade.
É importante lembrar que você não está sozinho nesse sentimento e há modos de lidar com isso, como por exemplo fazer uma higiene do sono, praticar atividade física regularmente, utilizar técnicas de respiração e procurar um psicólogo para compreender a raiz dessas questões e te ajudar a elaborar.

Estou a disposição!!
Olá, boa noite! Sim, é possível.
No entanto, se esses sintomas persistirem e/ou ficarem difíceis de lidar, afetando a sua vida negativamente, aconselho você a procurar a ajuda de um Psicólogo para uma avaliação e acompanhamento.
Com a Psicoterapia será possível entender os pensamentos, as emoções, as situações e os sentidos envolvidos que estejam causando esses sintomas. Através do autoconhecimento é possível encontrar outros caminhos para lidar com as questões que nos afligem, em busca de uma melhor qualidade de vida. Espero ter te ajudado.
Olá! Sim, é normal sentir insônia ou ter dificuldades para dormir devido à ansiedade social ou insegurança relacionada a eventos sociais futuros. A ansiedade pode desencadear uma série de respostas físicas e mentais que dificultam o relaxamento e o sono profundo. O medo da rejeição, do julgamento, ou de não atender às expectativas sociais pode ser particularmente intenso se você já experimentou situações negativas no passado, como bullying. Isso pode deixar marcas e fazer com que o corpo reaja de maneira a tentar proteger você de futuras situações percebidas como ameaçadoras, mesmo que essas situações não representem um perigo real.
Agende uma sessão de terapia, vai te ajudar muito nesse processo!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Esse é um sinal comum de ansiedade. É importante procurar ajuda profissional para encontrar maneiras de lidar com isso juntos e entender o que está por trás desse sintoma e de outros possíveis que possam aparecer também! Fico à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Tem tudo a ver sim. A insônia vem em decorrência da ansiedade, que aumenta quando você sabe que vai vivenciar situações de maior exposição, como em uma festa por exemplo. Quando sai sozinho também pode se sentir mais exposto e vulnerável ao olhar e julgamento dos outros. O fato de ter sofrido Bullying pode ter deixado marcas negativas que te fazem pensar que você tem algum defeito, dificuldade ou problema. Isso pode trazer muita ansiedade, vergonha e medo da exposição, uma vez que você sente que podem pensar algo ruim de você. Não é uma situação confortável.

A terapia pode te ajudar a entender e a ressignificar a autopercepção negativa que você carrega de si, trabalhando sua autoestima e autoconfiança.
Sim, é normal sentir insônia ou ter dificuldades para dormir devido à ansiedade social ou insegurança relacionada a eventos sociais futuros. A ansiedade pode desencadear uma série de respostas físicas e mentais que dificultam o relaxamento e o sono profundo.
É absolutamente compreensível que a insegurança em socializar possa levar a episódios de insônia. O medo de enfrentar situações sociais, especialmente se você tem histórico de bullying, pode ativar uma resposta de ansiedade que interfere no sono.

Quando você sabe que terá uma festa ou precisa sair sozinha, sua mente pode começar a antecipar possíveis desconfortos, julgamentos ou interações sociais desafiadoras, o que eleva os níveis de ansiedade e torna o sono mais difícil. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar:
1 Identifique e aceite os sentimentos de insegurança e ansiedade.
2 Pratique técnicas de relaxamento
3 Desenvolva uma rotina de sono saudável
4 Prepare se com antecedência
5 Busque apoio terapêutico
6 Seja gentil consigo mesma. Superar o impacto do bullying e a insegurança social leva tempo e é um processo gradual.
7 Aos poucos, desafie-se a enfrentar situações sociais em um ritmo que se sinta confortável. Comece com pequenas interações e vá aumentando a complexidade à medida que se sentir mais confiante.
Lembre-se, cada passo em direção à superação da insegurança é um avanço importante. A sua jornada é única e merece ser tratada com carinho e respeito. Se precisar de mais apoio, estarei aqui para ajudar.