É comum/indicado tomar dois remedios para o colesterol (zetia e livalo)? Há risco em fazer uso dos

3 respostas
É comum/indicado tomar dois remedios para o colesterol (zetia e livalo)? Há risco em fazer uso dos dois medicamentos juntos? Meu marido toma também acertil para pressao, todos indicados por um cardiologsta ha muitos anos. sugeri consultarmos um endocrino e reavaliar. Estou exagerando na preocupacao?
O que se visa com o tratamento das gorduras no sangue é diminuir as chances de entupimentos nas artérias (cerebrais, coronárias etc) ou diminuir o agravamento de entupimentos já existentes. É diferente a agressividade do tratamento (um ou dois medicamentos com o mesmo objetivo) de acordo com a gravidade da doença do paciente. Portanto não estamos tratando apenas o LDL colesterol mas um paciente específico com gravidade específica de patologia. O tratamento, é portanto, INDIVIDUALIZADO.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado, este tipo de associação de duas famílias de medicamentos para um objetivo, com o Zetia e o Livalo pora abaixar os níveis sanguíneos do LDL- colesterol, é aceitável quando produz os efeitos desejados, sem ocasionar efeitos indesejáveis de forma importante. Principalmente se a pessoa já tem doença arterial e/ou coronariana, ou concentração de fatores de risco ( tabagismo, hipertensão, idade avançada, historico familiar, diabetes) . Nesses casos o benefício é mais evidente, e tem de ser reavaliado por dosagens em exames de rotina. O mesmo vale para hipertensão medicada: reavaliações de rotina com medidas e consultas.
Geralmente iniciamos o tratamento da hipercolesterolemia com uma medicação da classe das estatinas, quando não conseguimos controle adequado mudamos para uma mais potente e otimizamos a dosagem. Se mesmo assim não houver controle adequado podemos sim associar outra classe de medicamentos como no caso do seu marido.
Deve ser realizado monitoramento constante com especialista para avaliar a real necessidade do uso das duas medicações, já que isso aumenta risco de efeitos colaterais.

Especialistas

Ana Maria Guimarães

Ana Maria Guimarães

Nutricionista

Cotia

Rafael Fernandes Martins

Rafael Fernandes Martins

Cardiologista

São Paulo

Tiago Bignoto

Tiago Bignoto

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Priscila Santos Pacheco

Priscila Santos Pacheco

Nutricionista

São Paulo

Aline Moura

Aline Moura

Nutricionista

São Paulo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 193 perguntas sobre Hipercolesterolemia (Níveis elevados de colesterol)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.