É comum as pessoas terem medo de voar de avião?

9 respostas
É comum as pessoas terem medo de voar de avião?
Estimado paciente, alguns transtornos de ansiedade podem se manifestar em situações onde há aglomerações de pessoas ou impossibilidade de uma rota de escape. O avião é uma destas situações. Geralmente o paciente pode ter associado sintomas físicos da ansiedade como falta de ar, sufocamento, coração acelerado, suor frio, tremores, dor de barriga, sensação de desmaio e de estar no limite.
Se for o seu caso, procure um medico psiquiatra e apos a avaliação medica, um psicólogo. Eles saberão tratar de forma conjunta seu problema.
grande abraço, Prof. David

Olá.Concordo com a profissional Virginia. Medo em dose adequada é saudável, porém se isso está lhe trazendo prejuízos para sua vida, então deve ser visto e tratado. Procure ajuda e em tempo adequado vai poder melhor aproveitar suas viagens. Tente e seja feliz.
Ter medo de viajar de avião é comum, mas é importante diferenciar o medo da fobia específica de voar de avião. Na fobia, o paciente fica tão ansioso com tal situação, que em muitos casos não consegue realmente viajar de avião, é algo que afeta a funcionalidade.
Lembre-se de sempre consultar o seu especialista.
Atenciosamente,
O medo em sim é algo comum no individuo, ele traz o estado de alerta a pessoa onde faz com que ele tome cuidado diante de perigos, agora tem que avaliar se o seu medo esta sendo tão intenso a ponto de paralisar seus atos, ou seja muitas vezes o medo excessivo de algo faz vc perder compromissos importantes ou perda de coisas significativas, para uma melhor avaliação de seu medo seria muito interessante vc ir em busca de uma ajuda terapêutica em consultório... procure um profissional perto de sua região e marque uma consulta tire todas suas duvidas sobre o assunto vc verá a diferença. me deixo a disposição.
Como foi citado pelos colegas, MEDO todos nós temos o que é necessário ser avaliado, é a intensidade e se te paralisa, se a resposta for positiva ,procure um psicólogo ou psicanalista ..
Tive uma cliente que tinha pavor de usar esse transporte e dentro de quinze dias tinha que dar uma palestra na cidade de Fortaleza/Ceará. Sendo médica anestesista era hábito dela, se dopar para viajar. Solicitei que viesse ao meu consultório durante os quinze dias consecutivos para a hipnoterapia, além de sessões no local (simulados). Quando chegou em Fortaleza no décimo sexto dia me ligou muito feliz, por ter viajado pela primeira vez sem a necessidade de se dopar. Respondendo a sua pergunta, a hipnose pode ajudar em qualquer área de conflito. Paz e Bem!
Creio que, em sua grande maioria, qualquer situação da qual não temos controle, pode gerar medo e ansiedade. No entanto, se a intensidade deste sentimento for paralisante, ou seja, não lhe permite enfrentar a situação, impedindo de seguir sua vida normalmente, é aconselhável procurar um especialista.
Na verdade a maioria de nossos medos tem a ver com o medo de morrer. Essa talvez seja uma das questões que mais está relacionada aos nossos medos. Viajar de avião, principalmente para aqueles que gostam de "estar no controle", se torna um pouco mais difícil e desafiador.
Embora as estatísticas nos mostrem que o avião é o meio mais seguro de transporte, ele também é o que dá a impressão de falta de controle total de quem faz uso do mesmo.
Se o medo for exagerado, ao ponto que te impeça de desfrutar de alguma viagem a turismo ou a trabalho, vale a pena buscar um profissional para poder trabalhar essa questão, até porque o que realmente está em nosso controle? Pense com carinho sobre o assunto, para que possa desfrutar melhor desse meio de transporte.

Sim, este é um dos medos mais comuns e pode ter se originado em alguma experiência do passado em que você sentiu que sua sobrevivência estava sendo ameaçada. Hoje a Psicologia já conta com técnicas de ponta para a dissolução desse medo, como o Brainspotting, AIM (Abordagem Integrada da Mente), EMDR, Experiência Somática, Hipnose etc. Sugiro procurar um psicólogo que trabalhe com algum desses métodos.