Dislexia diagnosticada pelo neurologista como grau leve em paciente de 15 anos pode ser revertido para

21 respostas
Dislexia diagnosticada pelo neurologista como grau leve em paciente de 15 anos pode ser revertido para conseguir aprender a ler e escrever? Qual o profissional mais indicado para atender nesse momento? Existe cura para dislexia?
Olá a dislexia acompanha o indivíduo durante toda a vida, nas a boa notícia é que tem tratamento onde seu filho poderá sim ler e escrever e muito mais. Seu filho precisa de acompanhamento com Psicopedagogo, Fonoaudiólogo e dependendo do caso dele outros profissionais tbm são importantes. Busque ajuda pro seu filho o quanto antes pois um jovem de 15 anos sem saber ler e escrever afeta a autoestima entre outros sentimentos que não são bons.
Espero ter respondido à sua pergunta.
Conte comigo e boa sorte

Dislexia não tem cura mas tem tratamento. A avaliação neuropsicólogica é importante para identificar quais déficits nas funções mentais estão comprometendo a aprendizagem. Para ler e escrever bem, nosso cérebro utilizada uma série de aspectos que vão desde o reconhecimento visual, inibição de respostas intensivas, conversão de letras em fonemas, consolidação de memória e etc. Falhas não identificadas durante a intervenção psicopedagógica podem retardar ou mesmo prejudicar este processo. Procure um neuropsicólogo que ele te avaliará.
Estou a disposição.
Caríssimo(a) é importante atentar que tanto para diagnóstico quanto para terapia de Dislexia é importante uma olhar multidisciplinar. No caso além do neurologista seria muito interessante ter o parecer do Fonoaudiólogo, Psicopedagogo e Psicólogo. Para um melhor acompanhamento, visto que se trata de um(a) adolescente e essa condição pode acarretar outras possíveis frustrações a ele(a). Sobre reversão cada caso é único e precisa ser investigado e acompanhado.No entanto não costumo falar em "cura" pois minha visão, não considero como "doença" e sim como uma característica daquela pessoa. Na qual poderá ser vencida com auxílio e atenção necessária. Respeitar a individualidade, o ritmo de aprendizagem e buscar estratégias profissionais para vencer as dificuldades da leitura e da escrita no caso da dislexia pode ser surpreendente para o paciente, família, terapeutas e educadores. Porém há uma chave fundamental que costuma dar muito certo: A parceria da família. Espero ter ajudado.
Não existe cura, o que existe é um tratamento medicamentoso de uso contínuo, é possível que ele tenha sim uma vida normal...
Converse clm neurologista que fez ondoagnóatico, veja se é possível ele se beneficiar com uma psicopedagogia...
Acredite em seu filho, nao reduza ele a esse diagnóstico.

Att.
Eduardo
A Dislexia tem controle porém seria bom fazer uma avaliação neuropsicologica para te dar um respaldo melhor sobre o diagnóstico e se confirmado, você procurar um psicopedagogo já com o laudo pra então trabalhar as dificuldades de aprendizagem .
A dislexia não tem cura não, mas existem excelentes tratamentos neuropsicologicos, psicológicos e neuropsicopedagogicos que podem dar uma vida muito mais normal e corrigir boa parte dos sintomas. Procure esses especialistas, vá atrás que seu filho sairá vencedor em sua vida escolar e profissional.
Um jovem de 15 anos diagnosticado com dislexia, quanto mais estimular o cérebro, seja com o psicopedagogo, ou exercícios de estimulação cognitiva com o psicólogo irá ajudar a minimizar as dificuldades pelas quais está passando.
Dislexia não tem cura . Entretanto o acompanhamento psicologico e multidisciplinar (psicopedagogo, fonoaudoiologo e etc.) podem trazer melhorias consideraveis no desempenho escolar e na qualidade de vida.
A dislexia não tem cura e, por ser um transtorno hereditário, não há cuidados preventivos. O melhor a ser feito é ficar atento aos sintomas que podem ajudar no diagnóstico precoce e, com o tratamento, buscar soluções para que a pessoa com dislexia consiga lidar com as dificuldades ,os profissionais indicados são Fonoaudiólogo, Psicólogo clínico, Neurologista e neuropsicólogos , aos 15 anos não é tão simples ,mas é possível ter avanços com um bom trabalho muito multidisciplinar
Dislexia não tem cura, mais tem tratamento que irá ajudar seu filho a ler e escrever, para isso tem que ter ajudar de uma equipe multidisciplinar, com neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo, T.O e neuropsicologia.
O profissional mais indicado seria um psicopedagogo.
A dislexia não tem cura, mas com tratamento é possível melhorar bastante e muitos, têm dificuldades por toda a vida mas conseguem ter uma vida normal. O ideal é um tratamento conjunto de fonoaudiologia com estimulação cognitiva ou neurofeedback.
Olá, a dislexia não tem cura, mas tem tratamento, em alguns países, crianças com dislexia são ensinadas de forma diferenciada, dando significado diferenciado e uma consciência fonológica (a melhor forma de tradução). É possível seu filho aprender, só que com dificuldade.
Para tratar a dislexia, o psicopedagogo é essencial. Pode ser necessário também um fonoaudiólogo, dependendo do caso. Um profissional de psicologia também é importante, para acompanhar os efeitos da dislexia no funcionamento geral do adolescente, já que pode afetar sua segurança, sua autoestima. O psicólogo também pode ajudar os pais a lidarem com a dislexia do filho, sem que isso prejudique a vida dele. Há muitas pessoas famosas e bem sucedidas que são disléxicas. A disfunção é muito específica e geralmente não afeta as outras capacidades cognitivas da pessoa.
A dislexia não tem cura, mas existe tratamento para amenizar os sintomas e certamente sei filho vai superar essa dificuldade, caso receba auxílio de um profissional especializado. Existem treinos cerebrais que melhoram significativamente a aprendizagem. Desejo sucesso a ele. Procure ajuda com um psicopedagogo, um fonoaudiólogo e um neuropsicólogo. Boa sorte!
Boa tarde, a dislexia é uma dificuldade que tem raízes hereditárias e neurológicas que precisa de tratamento. Os profissionais mais adequados para o tratamento são a psicopedagoga/o e fonoaudióloga/o. É importante iniciar o tratamento o mais cedo possível para amenizar as possíveis consequências emocionais que o convívio com os coetâneos pode causar como, timidez, vergonha, insegurança, e pior bullyng. Muito depende do grau da dificuldade em pronunciar as letras do alfabeto, palavras ditongos etc. Se o cuidado com esta dificuldade inicia logo cedo pode não trazer consequências emocionais, neste caso precisa saber avaliar direitinho o que neste adolescente de 15 anos a dislexia pode ter provocado e ir em busca dos profissionais que podem ajuda-lo a se tornar mais seguro e a confiar nele mesmo. Portanto alem dos profissionais a cima citados o acompanhamento de um psicologo/a torna-se necessário.
Crianças, adolescentes ou adultos podem se beneficiar dos tratamentos e intervenções para o transtorno da leitura e escrita ou dislexia. O importante na intervenção deste tipo de paciente é o diagnóstico correto para que ele se beneficie dos tratamentos disponíveis. Todas as dificuldades no campo da aprendizagem podem receber intervenções e obterem excelentes resultados.
Sou professora e psicologa e ja trabalhei como orientadora educacional em algumas escola em Sao Paulo.
As Pessoas que tem dislexia consegue ler e escrever e acompanhar a escola, só precisa de recursos que ela aprende a usar e ser bem orientada.
O acompanhamento terapeutico e psicopedagogico é importante e instituições educacionais que consigam lidar e tenham experiencia .
Algumas escolas ja tem conhecimento e conseguem administrar o curriculo com varias pessoas que tem dislexia na propria escola.
ATT.
PATRICIA MASSUIA
Estou as ordens para as orientacoes e indicacoes.
ATT. Patricia Massuia
A Avaliação Psicológica com enfoque Neuropsicológico pode identificar as potencialidades e fraquezas no funcionamento cognitivo de seu filho. Com esse laudo é possível traçar um plano de Reabilitação Cognitiva com ênfase holistica, visando o bem-estar bio-psico-social, ou seja, que seu filho tenha ganhos em todas as áreas de sua vida. Acompanhamento com psicólogo, fono, psicopedagoga é fundamental assim como orientações para a familia (psicoeducação). O diagnóstico é importante mas veja seu filho além da Dislexia, um jovem com grandes possibilidades pela frente. Um abraço
A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem que afeta principalmente a leitura. afeta o modo como o cérebro processa a linguagem. Com o tratamento adequando a criança consegue ler e escrever utilizando recursos para desenvolver as habilidades.
Sim, é possivél o individuo aprender a ler e a escrever. Porém você deve procurar os profissionais especializados nesse assunto. Para esclarecer qualquer dúvida pode me chamar no privado.