Dislexia deve ser diagnostica por um Psicólogo ou Oftalmologista?

22 respostas
Dislexia deve ser diagnostica por um Psicólogo ou Oftalmologista?
É importante que o psicólogo seja especialista em Neuropsicologia

Um diagnóstico de dislexia é feito geralmente após o paciente ter passado por vários especialistas em várias áreas, ou seja, por exclusão. É necessário ser avaliado por uma equipe multidisciplinar que inclui: Psquiatra, fonoaudiólogo, neurologista, psicólogo, oftalmologista e psicopedagogo. É preciso se cercar de todos os cuidados antes de dar um diagnóstico seguro.
Aconselhável passar em Neurologista e Psicopedagogo.
A melhor opção para o diagnóstico da dislexia é através de uma equipe multidisciplinar onde participem, pelo menos, um psicopedagogo, um neurologista pediatra, uma fonoaudióloga.
Outros profissionais, como o neuropsicólogo, poderão realizar testes importantes que também contribuem para o diagnóstico diferencial.
Equipe multidisciplinar é a melhor opção, pois a dislexia é um distúrbio, não é uma doença, que causa desordem no entendimento das letras dificultando enormemente a aprendizagem da leitura e escrita. É muito importante que se observe o indivíduo em vários momentos: escola, casa, etc.
Além desses profissionais citados acima, é importante fazer uma investigação na escola.
Olá, para um diagnóstico de dislexia, precisa fazer uma avaliação neuropsicológica que além de realizar diversos testes serão verificados também aspectos cognitivos comprometidos, entre outros para tal transtorno e o melhor tratamento para cada caso.

abraço!
Como outros apontaram, a dislexia é diagnosticada por equipe multidisciplinar que realizará avaliações com intuito de verificar áreas afetadas e o melhor acompanhamento para o caso específico.
Recomendo passar pela avaliação fonoaudiológico para avaliar sua linguagem e o processamento auditivo e avaliação neuropsicológica.
O mais indicado é uma equipe constituída por psicólogo e fonoaudiólogo.
A neuropsicologia tem mostrado pelos profissionais melhores resultados, porém são indicados de casos para casos acompanhamentos multidisciplinares da saúde.
Boa tarde, uma equipe multidisciplinar é mais indicada para uma avaliaçao mais respeitosa do caso; as contribuições da fonoaudiologa, psicopedagoga, psicologa e psiquiatra ou neuro são de suma importancia para não correr o risco de ter falhas no diagnostico e no suporte tecnico. As falhas no diagnostico podem prejudicar o desenvolvimento da criança e ou rotular de forma inadequada a pessoa.
Acredito que para afirmar e rotular tal diagnóstico é recomendado passar por uma equipe multidisciplinar (psicólogo, neurologista, psiquiatra e afins).
Um fonoaudiólogo, consegue avaliar. Está capacitado para concluir tal diagnóstico.
Olá,espero colaborar com sua angústia. Primeiramente deve ser acompanhado por vários especialistas. (Psiquiatra,Psicólogo,Neuro,Fono )Após este caminhar você será orientado por eles mesmo os procedimentos.
Entendo que Dislexia é um Distúrbio e não uma doença. Porém,para você ter este Laudo se faz necessário a procura acima dos (especialistas). Espero ter ajudado.
Sugiro a avaliação com o psicólogo escolar, neuropsicólogo, fonoaudiólogo ou neuropediatra.
O ideal é que seja avaliado por vários especialistas antes de se chegar a um diagnóstico fechado. O tratamento também é feito em conjunto com uma série de profissionais que serão definidos conforme o caso em questão.
Olá, boa tarde!
O ideal é que passe por uma equipe multidisciplinar para que a avaliação seja feita, incluindo o fonoaudiólogo.
É importante uma avaliação multidisciplinar, envolvendo psicólogo (com experiência em psicodiagnóstico) e neurologista. Dependendo do contexto, outros profissionais podem ser indicados também.
Procure um neuropsicólogo e fonoaudiólogo.
Deslexia é tratada e diagnosticada por um psicologo, psicopedagogo, psiquiatra . Logo oftalmologista não pois não se trata de uma questão ocular e sim neuro
A dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que afeta a capacidade de ler, escrever e compreender textos, manifestando-se principalmente durante a fase de alfabetização. Esse transtorno pode ocorrer em pessoas com inteligência normal ou superior e pode persistir na vida adulta. A dislexia se caracteriza pela dificuldade em decodificar símbolos gráficos e associar fonemas às letras, comprometendo a leitura e escrita com fluência e correção.
O diagnóstico da dislexia é feito por exclusão, envolvendo uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e neurologistas. É crucial descartar deficiências visuais e auditivas, déficit de atenção, escolarização inadequada e problemas emocionais antes de confirmar o diagnóstico. A identificação precoce é fundamental para evitar rótulos depreciativos e impactos negativos na autoestima e no desenvolvimento pessoal dos indivíduos afetados.