Desde criança sempre tive um medo absurdo de fazer as coisas de forma errada e acabar sendo avaliada

26 respostas
Desde criança sempre tive um medo absurdo de fazer as coisas de forma errada e acabar sendo avaliada negativamente. Isso me afeta em qualquer situação, seja do cotidiano, da faculdade, relacionamentos, interações... Sempre deixo de fazer as coisas porque não me sinto capaz, fico insegura. Meu relacionamento deu errado porque eu deixava de fazer coisas simples, tinha medo de fazer algo errado na frente dele. Não conseguia beija-lo direito porque tinha muito medo de beijar errado e sempre acabava sendo horrível. Fazem 3 anos que não beijo ninguém por medo, nunca tive 1 experiência boa. Deixo de fazer atividades de lazer, como uma brincadeira, porque acho que estou fazendo errado, fico com vergonha. Não consigo me apresentar trabalhos direto, deixo de ir em locais. Uma vez me perdi e fiquei horas sentada em um lugar desconhecido porque não tive coragem de perguntar a alguém como voltar. São nas situações mais simples possíveis. Já me pediram para abrir uma embalagem e eu não tive coragem por medo de abrir errado. Fico muito nervosa e tudo acaba virando um desastre. Não aguento mais viver assim, me sinto paralisada.

Gostaria de saber se isso é normal. Sei que todos possuem inseguras, mas acho tudo isso muito extremo. O que posso fazer para mudar isso?
Olá! Imagino o quanto esteja sofrendo... Sentir cobranças, inseguranças, inferioridade é algo bem comum na realidade de muitas pessoas, porém, apesar de acontecer com frequência não é algo saudável. A necessidade de se comportar sempre de acordo com a expectativa alheia, a exigência de perfeição, o medo excessivo de falhar e o medo excessivo de controle dos próprios sentimento é algo mais intenso que parece. Muitas vezes o julgamento que se imagina vim do outro pode ser de si mesmo. O que pode prejudicar inúmeras decisões importantes e atitudes que deveriam ser tomadas para a realização de algo que se deseja muito como um sonho ou prejudicar bons desempenhos do dia a dia. Em seu relato fica muito evidente a autocobrança excessiva, você exige uma perfeição em tudo e por medo de falhar, de não atender essa perfeição, opta em não executar a tarefa, mesmo que seja simples. E por não ter realizado sente-se mal, culpado por não ter feito. Você pode mudar tudo isso, ser diferente... Sugiro que procure um psicólogo. Na terapia cognitiva comportamental irá obter o autoconhecimento, identificar e modificar as distorções cognitivas/crenças (são pensamentos distorcidos, falsos - por exemplo você acredita ser verdadeiro o pensamento de ser perfeito - mas não é verdade, não existe a perfeição, podemos errar...), aprenderá técnicas de habilidades sociais, aumentando sua autoestima e segurança. Procure ajuda!

Prezada, um bom dia, como vai? Lamento por seu sofrimento. Asseguro-lhe, no entanto, que ele tem cura. Convém partir de sua ideia de que seu medo de fazer as coisas de forma errada vai muito além da insegurança. Isso é indicativo de que existe algo que te mantém presa a essa atitude quase como se se tratasse de um mantra ou, em outra analogia, de um programa de computador: “não fazer nada errado” é um princípio que é obedecido por você cegamente, e te obriga a sofrer situações insólitas, como o esperar por horas por receio de perguntar “errado”, ou o não abrir a embalagem, pela mesma razão de não poder suportar fazê-lo de forma “errada”. Busque por um profissional que se interesse em investigar o acidente biográfico que conduziu à por assim dizer instalação desse programa, e você descobrirá não apenas sua origem, mas o sentido que ele carrega para sua vida hoje. Isso irá lhe conferir domínio sobre ele. Fico à disposição para mais informações ou para indicações. Desejo-lhe boa sorte e um bom ano de 2023.
Olá. Bom dia. Espero que esteja bem.
Pelo seu relato percebo que isso lhe gera sofrimento e desconforto, pois isso está interferindo em atividades do seu cotidiano.
Primeiramente é importante que procure por profissional para entender as crenças que estão associadas a essas situações, quais distorções cognitivas estão gerando esses pensamentos e comportamentos.
Na Terapia Cognitiva Comportamental buscamos identificar e trabalhar essas demandas através da conceitualização do seu caso e um plano de tratamento visando qualidade de vida.
Não sinta-se como a única pessoa a passar por isso, se isso está lhe causando desconforto procure ajuda para aprender novas habilidades de enfrentamento.
Olá! Seu sofrimento é válido e percebo o quanto tem sido difícil para você conviver com ele. A primeira coisa que me vem a mente é que muito provavelmente muita vezes aprendemos, em nossa história de vida, conceitos sobre nós mesmos e generalizamos para os diversos contextos da vida, como os que você mencionou. Também aprendemos regras sobre o funcionamento do mundo e de como se comportar que tomamos como verdades e temos certa dificuldade em questioná-las.
Existe uma questão muito importante no seu relato: você tem se privado de viver muitas experiências. Você já se questionou qual a função desse comportamento? O que você sente quando evita situações que te trazem sentimentos difíceis de lidar?
Muitas vezes ao esquivar de um contexto que nos parece, a princípio, "um bicho de sete cabeças", experienciamos o alívio e não entramos em contato com aquilo que nos gera sofrimento. Pelo menos em primeiro momento, pois a evitação não é uma estratégia de "enfrentamento" eficaz, afinal, o problema permanece ali, só pegamos um atalho para desviar dele.
Minha dica é que você procure por lidar com esses sentimentos com disposição para senti-los e acolhê-los, um processo de aceitação.
Você pode também buscar por ajuda de um profissional!

Um grande abraço!
Boa tarde. Insegurança é um sentimento que acessamos muito e ás vezes, se for comedida, acaba até nos protegendo de alguns riscos. Não costumo usar as palavras "normal"ou "anormal, porque acredito que isso são termos muito pessoais. E lidamos com pessoas, cada uma com sua individualidade. É claro o quanto você esta em sofrimento com tudo isso, porque sente-se travada, sem possibilidade de viver experiências ou até de conviver com pessoas. O medo de errar pode estar associado a muitas coisas, acredito que seria interessante conhecer como lidaram, nas suas relações, com os seus erros. Como isso foi recebido e devolvido pra você. Acredito ser de extrema importância que você "se permita" ser cuidada por um profissional. Um abraço.
Recomendo que faça terapia para tratar essa insegurança que teve origem na sua infância, é natural em algumas situações nos sentirmos inseguros, porém, quando o medo de errar é exacerbado é um sinal que estamos tendo contato com conflitos que não foram resolvidos no passado, os traumas que vivenciamos em nossa infância vão nos acompanhar por toda vida se não o tratarmos com a devida importância.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá! A forma com a qual você se expressa, percebe o mundo e suas relações, está relacionado também com suas experiências, vivências de relação e forma como as pessoas ao seu redor agiam em seu meio de desenvolvimento. O processo psicoterapico é a busca que poderá lhe auxiliar na tranquilidade mental e melhor harmonia com o meio de relações e atitudes. Cuide-se!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, realmente deve ser difícil nesses momentos em que você fica com medo e não consegue agir. Mas, a partir do acompanhamento com uma profissional é possível falar um mais pouco mais sobre isso, entender de onde vem esse medo de fazer errado. Compreender o que causa esse comportamento, desde quando ele se apresenta e o que pode ser feito para lidar melhor com ele e, com os possíveis erros. Se questionar se há, de fato, uma forma exata e correta de se fazer e qual a questão que se apresenta ao "errar". A partir da fala é possível lidar com isso e buscar novas formas de agir diante desses acontecimentos.
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Oi. Mais de 50 % dos brasileiros sentem ansiedade e/ou depressão. É bastante normal. Para mudar, não se sinta sozinho. Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível ansiedade/depressão que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, você precisa de ajudar, essa sua insegurança em excesso esta disfuncional e lhe causando sofrimento, um psicólogo vai te orientar e trabalhar ferramenta para você lhe dar da melhor maneira com este sintomas, você não precisa passar por isso sozinha.
Te convidamos para uma consulta: Atendimento psicológico online - R$ 80
Olá! Psicólogo Adriano Galocha, aqui.
Sei o quanto é difícil para você viver com estas sensações de ameaças e angústias.
Às vezes, temos vários caminhos e para você acredito muito que o melhor caminho seja a psicoterapia, ela poderá lhe ajudar muito a conquistar a capacidade de viver espontânea, de se relacionar e enfrentar seus medos, de crescer emocionalmente e se sustentar perante as questões da vida.

Gostaria muito de poder ajudá-la e para isto você precisa tomar a decisão - "Se permitir ser ajudada".

Fico a sua disposição.
Olá, pelo seu relato dever ser muito difícil se relacionar com outras pessoas e seria interessante você fazer sessões de psicoterapia psicanalítica para poder se compreender melhor, compreender essa paralização em relação à outras pessoas, para poder viver uma vida sem tanta vergonha e conseguir construir mais relacionamentos afetivos, das mais diversas formas. Estou à disposição!
Olá!

Um aspecto importante de sua declaração se refere ao fato de se sentir paralisada. Portanto, mais do que identificar se seu comportamento é "normal" ou não, você menciona afetos que vêm lhe impedindo de realizar atividades ou estabelecer relacionamentos do modo como imagina que gostaria. Se o seu sofrimento está muito intensificado ( e somente você mesma poderá mensurar isto), se há conflitos internos mais importantes no momento, vale a pena procurar um profissional da área de saúde mental. O vínculo a ser estabelecido com tal profissional é parte essencial do processo de trabalho a ser desenvolvido.
Olá. Fiquei sensibilizada pelo seu relato. Ao mesmo tempo, fico esperançosa pela sua reflexão - lúcida - acerca da sua condição. Pelo que conta, sim, essa insegurança está impedindo que desfrute da vida como poderia. E penso que deveria buscar ajuda psicoterapêutica. Um psicólogo poderá avaliar você e, inclusive, recomendar ou não acompanhamento médico concomitante. Torcendo muito por você. Abraço!
Olá, espero encontrá-lo(a) bem! Seu relato foi bastante precioso e saiba que há possibilidades terapêuticas para a resolução dessa questão. O processo psicoterapêutico é importantíssimo para avaliar outros contextos e formas em que esse comportamento aparece, portanto, seria necessária uma avaliação psicológica para esmiuçar ainda mais essa questão. Na prática clínica, identificamos os comportamentos antecedentes, a ação em si e as consequências dessa ação e, por isso, seria interessante um trabalho mais aprofundado para delimitar melhor o que você expôs aqui. Espero tê-lo(a) ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 110
É importante fazer terapia para entender melhor sua insegurança, adquirir autoconhecimento para reconhecer seu valor e desenvolver a autoconfiança, amor-próprio...
Só assim tudo isso que sente e pensa vai melhorar. Com ajuda é possível mudar.
Agradeço por compartilhar suas experiências e preocupações. O padrão de medo excessivo de cometer erros e a preocupação intensa em ser avaliada negativamente são sintomas que podem estar relacionados a transtornos de ansiedade, como a ansiedade social ou o transtorno de ansiedade generalizada.

Esses sentimentos de insegurança e evitar atividades por medo de errar são bastante comuns nessas condições, mas é importante ressaltar que cada pessoa é única, e um profissional de saúde mental pode fazer uma avaliação mais precisa do seu caso.

Buscar a ajuda de um psicólogo ou terapeuta especializado em transtornos de ansiedade pode ser um passo importante para lidar com esses desafios. Eles podem ajudar a identificar as causas subjacentes da sua ansiedade, ensinar técnicas de manejo do estresse, trabalhar a autoestima e auxiliar no desenvolvimento de habilidades sociais.

Além disso, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem se mostrado eficaz no tratamento de transtornos de ansiedade. Essa abordagem terapêutica pode ajudar a reestruturar padrões de pensamento negativos, promover a exposição gradual a situações temidas e fornecer estratégias para lidar com o medo de cometer erros.

Lembre-se de que mudanças positivas podem levar tempo e dedicação, mas com o apoio adequado, é possível superar essas dificuldades e ter uma vida mais plena e satisfatória. Não hesite em buscar ajuda profissional para iniciar esse processo de mudança e bem-estar.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 310
Olá, minha querida. Primeiramente, sinto muito que você se sinta assim. Imagino o quão difícil deva ser carregar essa sentimento consigo. Não, não há nenhum problema com você. Mas, esse pensamento que há um problema com você e que te persegue isso sim é um problema. Imagino que haja mais vários pensamentos que te joguem pra baixo. E que isso te deixe insegura e te impede de interagir com outras pessoas, assim como te impedem de agir na vida.
Nem imagino o quanto deve estar sendo difícil passar pro isso.
Mas ó o fato de ter se aberto aqui ja significa muito. vc está tentando sair dessa forma de funcionamento, que parece estar te afetando de várias formas, inclusive suas relações, que é fundamental para nossa saúde mental. Parece estar com muita ansiedade e pensamentos de culpa.
Aconselho que busque um processo psicoterapêutico para te auxiliar na sua estima, nesse processo de culpas e autocobrança que vc tem vivenciado e também em sua relação com os outros e com você. Você tem usado ferramentas para lidar com essas situações, mas no momento os teus pensamentos não estão te guiando da forma mais saudável para lidar, apenas te recrimina. A psicoterapia pode de auxiliar com tudo isso, e aos poucos você vai se sentir mais seguro para conseguir falar sobre seus sentimentos não só com a psicóloga(o) mas também com outras pessoas. E ir aliviando essa culpa, com formas menos culposas com vc mesmo. Espero ter te ajudado. Caso faça sentido, sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição, e te convido a vir conhecer meu trabalho. @leticiafernandespsi
Não é normal sentir medo da forma como você expôs. Certamente há questões emocionais na sua vida que precisam ser visitadas e entendidas. É possível mudar sim e sair do medo de fazer tudo errado. Inicie psicoterapia, tenho confiança que vai te ajudar a se desenvolver. Abraço
Indico que faça psicoterapia. Elaborar suas inseguranças será importante para você.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Boa tarde,
A insegurança não pode te paralisar. Fazer as coisas com medo ou sem vontade, são comportamentos normais da vida adulta, porque constantemente somos desafiados. Quando isso compromete a sua vida social e no trabalho, pedir ajuda não é fraqueza ou doença. A terapia auxilia muitíssimo e diminui angústia e aumenta o contato com os fatos reais. Ficar calmo te deixa mais forte. A construção da autoestima aumenta a sua segurança em si mesmo. Até breve!
Olá, imagino o quão difícil seja viver com esses sentimentos.
Quando errar não é uma opção, não existe aprendizado, criatividade ou inovação. A terapia pode te ajudar a aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é.
O perfeccionismo consome o tempo, levando ao adiamento de outras tarefas, postergando responsabilidades e procrastinando na tomada de decisões. Isso tem um impacto negativo no desempenho, pois depois de um tempo, aquilo que não era importante e urgente, se torna urgente e importante. E as coisas se acumulam.
A sensação de não ser bom o suficiente associada à de que não está dando conta de tudo que tem para fazer, geram sentimentos negativos sobre si mesmo, baixando a estima.
O medo imenso da crítica e do julgamento do outro. Isso é o que está por trás da busca pela perfeição. O medo de mostrar que não é bom o suficiente, de ser exposto e consequentemente reprovado.
Geralmente existe padrões foram estabelecidos desde a infância, te levaram a usar estes recursos como defesa de dores emocionais, foi aprendido que você só é capaz de ser amada se for perfeita. No processo terapêutico você pode construir recursos mais adequados, Afinal, mais importante do que a confiança que as pessoas depositam em nós, é olharmos pra nós mesmos e confiarmos em quem realmente somos.
A necessidade de agradar pode estar relacionada aos processos sistêmicos familiares/culturais aprendido desde a infância. É possível mudar esse cenário? A resposta é SIM!
Se estiver realmente motivada em se transformar, você já terá andado metade do caminho.
Quando aprendemos e aceitamos o que somos de verdade, nos libertamos das amarras de ser aceito pelos outros :-)
Um abraço pra vc
Sinto muito pelo o que está passando! O que você falou é verdade: todos temos inseguranças. Mas é necessário olharmos se ela está nos prejudicando muito no dia a dia. Pelo seu relato me parece ser o caso e deve ser bem difícil. Recomendo fortemente que busque terapia! No processo terapêutico vai ser possível entender melhor seus pensamentos e comportamentos perante essas situações sociais em que possa haver uma avaliação do outro. Depois de entender melhor sobre, vai ser possível elaborar um planejamento terapêutico para te ajudar com suas dificuldades!

Fique bem! Fico à disposição se precisar :)
Olá! Entendo que esses medos estejam te paralisando numa fronteira que você quer ultrapassar! Inclusive, ótima habilidade de auto observação, de reconhecer qual emoção teve e o quanto ela já te impediu de ter uma vida plena. A Psicoterapia pode te ajudar muito com pequenos treinos de autoconfiança e exploração de outros territórios para além das fronteiras que está. Parabéns por enfrentar seu medo de pedir ajuda e vir até aqui! Estou à disposição, abraço.
Boa tarde! Que bom que reconheceu, já é o primeiro passo para iniciar o próximo: procurar ajuda de um profissional.
Buscar ajuda através da psicanálise pode oferecer um espaço acolhedor e seguro para explorar suas preocupações e medos profundos. Com o apoio de um terapeuta, você pode entender melhor as raízes desses sentimentos e encontrar maneiras de lidar com eles de forma mais gentil e compassiva. A psicanálise pode ajudar a promover um maior entendimento de si mesmo e a cultivar uma relação mais saudável com suas inseguranças, permitindo que você viva com mais liberdade e autoaceitação.