Descobri o universo da leitura quando estava passando por um momento dificil (ansiedade, depressão..

20 respostas
Descobri o universo da leitura quando estava passando por um momento dificil (ansiedade, depressão...) só que desde o inicio, minha imaginação nunca foi algo 100%, as vezes perdia o foco e tinha muita dificuldade de imaginar cenas ou interpretar algumas delas. Nunca fui muito de ler e desde nova tenho dificuldade para me expressar na escrita (dizer minha opinião, o que entendi, ou usar a imaginação para criar uma história). Ultimamente me sinto melhor comparado a situação que eu estava, mas ainda sim tenho esse bloqueio criativo ao ler ou falta de disposição/ânimo. Isso ainda é algo psicológico ou preciso trabalhar mais na minha interpretação/imaginação...?
Ola!
Sugiro que agende uma consulta. Um profissional após te avaliar, poderá responder com segurança essa questão!

A disposição!
Claudia

Olá, como está? Antes de qualquer coisa, isso que relata não é necessariamente um problema psicológico. Seria preciso conversar antes contigo, entender dentro de um panorama geral sobre essa sua dificuldade. Mas, independente disso, se é algo que te incomoda e/ou mobiliza, já é suficiente para procurar ajuda, caso queira. A dificuldade com a leitura, criatividade, imaginação pode ter relação com uma infinidade de coisas em sua vida, aprendizagem, a relação com outras pessoas, o que a leitura representa para você, como olha essa dificuldade, enfim, somente conversando à respeito e refletindo junto contigo é possível entender. Diria para não categorizar ou ter certezas de nada a priori e se "dar tempo" para entender sobre isso, seja sozinha ou com ajuda profissional. Fico à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 90
Ola, como vai? Apenas com as informações ofertadas, não é possível afirmar sobre ser um problemas psicológico. Sendo necessario uma avaliação a fundo, investigar e conhecer melhor sobre sua dificuldade, e também sobre aspectos de sua vida que podem ter correlações com a sua dificuldade na parte criativa e de absorver todo conteúdo lido. E se faz necessário também entendermos sobre suas ansiedades e quadro depressivo, pois estes podem também ter danos na parte cognitiva.
Sou Luana, Psicóloga e me coloco a sua disposição, caso queira conversar e conhecer meu trabalho.
@psiluanamarys
Olá! Você relata que desenvolveu o hábito da leitura em um momento difícil, o qual provalmente permitiu que transitasse por esse universo de maneira mais natural. Para saber se tem algum aspecto emocional que te impede de focar, se concentrar é necessário uma avalição psicológica que deve ser feita caso isso esteja te afetando. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
Olá! Espero encontrar-lhe bem!
Muitos fatores podem desenvolver dificuldades de concentração e/ou bloqueio criativo. Ansiedade, depressão ou estar passando por momentos difíceis podem impactar negativamente em diversas atividades da vida.
É importante analisar o quanto a leitura é interessante ou motivante para você, quais suas expectativas com relação à leitura ou até mesmo o grau de complexidade do conteúdo que está lendo. Às vezes o conteúdo é mais técnico ou voltado para outra faixa etária, cultura, área do conhecimento ou nível de escolaridade. Além disso, angustiar-se por sentir esta dificuldade pode se tornar um fator ainda mais desmotivador para a prática. Como você diz que sente melhora com relação à outro período da vida, é importante valorizar essa percepção, isso provavelmente a deixará motivada a continuar investindo na prática de leitura. Se tiver dificuldades com algum livro específico, tente outros que lhe agradem mais, em outro momento, você pode sentir-se mais confortável para tentar novamente aquele que pareceu difícil. O importante é não se culpar pela dificuldade, toda prática requer técnica!
De todo modo, a psicoterapia é recomendada, pois pode te auxiliar no processo de autoconhecimento e autonomia para suas escolhas. O hábito de leitura geralmente tem a ver com seus gostos, desejos e expectativas, pode auxiliá-la na escolha e/ou mudança de área profissional e até no desenvolvimento de seu potencial crítico e criativo. Muitas vezes suas queixas não tem a ver necessariamente com a dificuldade com a leitura, mas talvez com o seu próprio questionamento sobre conseguir ou não desenvolver este hábito. Espero que faça sentido e sinta-se à vontade para trazer mais perguntas.

Olá, Boa Tarde. Primeiramente satisfação de saber que encontrou universo da leitura enquanto estava passando por momentos doloridos em sua vida. Para uma boa análise da sua queixa é necessário que você procure um profissional da psicologia, para melhor avalição desses sintomas e sinais que vem apresentando. Pode ter ocorrido algum bloqueio emocional, já que relatou ali em cima sobre (depressão e ansiedade). E as vezes gerenciar pensamentos, emoções e imaginação pode levar ao desanimo. Necessário avaliar os processos psicológicos básicos, pois relata em dificuldade de foco e de se expressar. Ou seja, pode ser, como não ser de causa psicológica. Precisa ser avaliado para melhor clareza e esclarecimento da sua dúvida. Muito Obrigado pela pergunta.
Olá! Seria importante agendar uma consulta com um Psicólogo para entender quais são as suas dificuldades reais, mas a princípio você poderia começar por estimular a sua criatividade, cursos livres, teatro e cursos de design instrucional costumam ajudar.

Trabalhar a criatividade é algo necessário para todos, uns têm mais facilidade, outros têm mais dificuldade naturalmente

;)
Oie, junto com a análise/ psicoterapia podemos chegar junto a uma raiz do porquê disso ainda está ocorrendo, e entender e assim conseguir trabalhar o lúdico, a imaginação, fantasia e etc.
Sugiro procurar o auxílio de um/ uma psicanalista pois a parte simbólica vai ser trabalhada de forma ímpar fora o caminho que vai te levar ao passado fazendo vc viver e entender o presente e mergulhar em um futuro.
Oi, como você está? Olha, sem saber o seu contexto atual, como você está hoje, é muito difícil afirmar sobre ser uma questão psicológica. Mas, vamos pensar umas coisinhas, você sabia que a imaginação também é aprendida? As vezes você não consegue visualizar cenas e personagens da forma que gostaria, mas você pode exercitar isso de diversas formas, imaginando que os personagens são pessoas que você conhece e frequentam lugares que você já viu... A imaginação é uma excelente forma de "treinar" a atenção, a memória e a capacidade de lidar com algumas emoções. Agora, se você sente um incomodo por conta das questões de ansiedade e depressão e acredita que isso pode estar afetando suas atividades diárias (impacto na atenção, memória, concentração, comunicação), aí vale uma consulta com um profissional da psicologia para entender melhor a sua questão e pensar junto com você na melhor forma de lidar com ela. Em qualquer caso, me coloco à disposiçaõ (: @naosouobrigada.psi
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá, tudo bem? Fico feliz em perceber a sua busca por desenvolver suas potencialidades cognitivas. Obstáculos fazem parte da nossa jornada de vida, crescemos e melhoramos muito quando lutamos por desenvolver o que acreditamos que precisa ser desenvolvido. Ter consciência das nossas dificuldades e lutar para adquirirmos qualidade de vida, em todos os níveis de consciência, é muito importante. Acredito que um bom profissional pode te ajudar nesta busca de desenvolvimento e autoconhecimento. Você relata que adquiriu este hábito em um momento de grande dificuldade, ansiedade e depressão, provavelmente está construção de um novo hábito enfrentou uma grande barreira, o seu estado emocional prejudicado. A leitura e todos os outros recursos que você provavelmente usou te ajudou a melhorar a sua saúde mental. Continue buscando sempre, evolua para o seu bem e de todos que te amam. Um grande abraço.
A leitura geralmente tem a ver com seus gostos, desejos e expectativas, que pode auxiliar na escolha e/ou mudança de áreas dentro da sua vida, e até no desenvolvimento de seu potencial crítico e criativo. Suas queixas não tem a ver necessariamente com a dificuldade com a leitura, mas com o seu próprio questionamento sobre conseguir ou não desenvolver este hábito. E pode também estar ligadas aos sentimentos que estas leituras podem te causar, com isso sugiro que busque um profissional de psicologia que caminhe com você e amplie as possibilidades que a leitura já te proporciona!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá! Muito interessante que a leitura tenha te acompanhado num momento difícil. Parece haver algo de inaugural neste teu momento que foi se deter e se observar a partir da narrativa do outro, sua capacidade em criar os mundos narrador e se concentrar no fio da meada. A literatura tem este atributo, ao criarmos e acompanharmos a ideia do autor, realizamos um processo de sair do nosso próprio mundo, de deixá-lo em suspensão enquanto lemos e isto pode ser bastante benefíco, por dar um tempo e distância às nossas questões.
Quando dizes que às vezes é difícil, acredito que é um hábito bastante fácil de ser deixado de lado pois atualmente são muitos os confortos de entretenimento, então requer insistir, criar gosto e desejo. Nem todo bom leitor se tornará um escritor. Talvez haja outras atividades que te encantem, estimulem a criar e inventar. Criar a própria vida já dá bastante trabalho! Se desconfia de algo mais profundo, seria importante buscar avaliar se há alguma questão cognitiva.
Bom dia
Sua criatividade voltará a partir do momento que identificar seus pensamentos negativos e sintomas de menos valia. Procure um psicólogo especialista em terapia cognitivo-comportamental para tratar sua depressão. A falta de atenção está intimamente relacionada a patologia
Oi! Como vai por ai? O que mais importa é como você se sente em relação ao seu jeito de ler.
Você comenta um pouquinho sobre ter iniciado seu hábito com a leitura em um momento específico da sua vida, certo? O que será que estava acontecendo nesse momento? Isso já passou para você? Quem sabe suas queixas não tenham também alguma relação com o que tem passado... Você também comenta a respeito de sentir dificuldade em se expressar, de sentir desanimo, sente que melhorou comparado a antes, mas ainda existem coisas que persistem, certo?!

Existem normas que ditam socialmente que devemos produzir, imaginar, sermos criativos de um jeito universal e parecido uns com os outros, mas nem sempre é assim, podemos destoar dessas regras, cada um ao seu modo. Porém porque será que você sente que o seu modo pode ser um problema?
Cada uma de suas questões e formas de ver a si mesma merecem uma escuta atenta, profunda e comprometida com a complexidade do seu caso, sem ditar um certo ou errado, pois vai muito para além disso. Um abraço.
Olá. Penso que uma coisa não elimina a outra, ou seja, pode ter um tanto de "psicológico" e um tanto de trabalhar sua imaginação. Certamente se você sente bloqueio ou falta de ânimo há algo emocional para ser entendido. Psicoterapia vai te ajudar nessa direção. Abraço.

Olá, tudo bem? Com base apenas nas informações fornecidas, não é possível concluir se trata de um problema psicológico. É essencial realizar uma avaliação mais detalhada para explorar e compreender sua dificuldade, assim como aspectos de sua vida que possam estar relacionados a essa questão criativa e à absorção de conteúdo lido. Também é importante analisarmos suas ansiedades e qualquer sinal de quadro depressivo, pois estes podem afetar sua cognição. Me chamo Rafaela, sou psicóloga e estou disponível se desejar conversar mais sobre isso e conhecer meu trabalho.
"mas ainda sim tenho esse bloqueio criativo ao ler ou falta de disposição/ânimo" Ronald Britton, famoso psicanlista ingles chamou isto de inibição do escritor. Eles tinha muitos pacientes que estavam fazendo doutorado e não conseguiam escrever suas teses. Isto é absolutamente comum e tratável com um psicologo experiente. Busque ajuda, é um caso comum.
Olá! Aumentar a quantidade de leitura pode te ajudar muito. Lembrando que a criatividade e a imaginação podem ser desenvolvidas com técnicas específicas. Dificuldades podem acontecer por diversos motivos e uma Psicóloga poderá te ajudar a atravessar essa fase.
O que você está descrevendo pode ter várias causas e pode ser uma combinação de fatores psicológicos e a necessidade de prática e desenvolvimento de habilidades específicas. Vamos explorar ambos os aspectos e oferecer algumas sugestões que podem ajudar.

Fatores Psicológicos
Ansiedade e Depressão:

Impacto: Ansiedade e depressão podem afetar a capacidade de concentração, foco e criatividade. Mesmo que você se sinta melhor, é possível que ainda haja algum impacto residual.
Sintomas: Dificuldade em se concentrar, fadiga mental, perda de interesse em atividades que antes eram agradáveis.
Bloqueio Criativo:

Descrição: O bloqueio criativo é uma experiência comum, especialmente após passar por períodos de estresse ou dificuldade emocional. Pode ser uma forma de seu cérebro lidar com a sobrecarga.
Sintomas: Incapacidade de gerar novas ideias, dificuldade em visualizar cenas ou se envolver profundamente em histórias.
Desenvolvimento de Habilidades
Prática de Leitura e Escrita:

Consistência: Como qualquer habilidade, a leitura e a escrita melhoram com a prática. Ler regularmente e escrever sobre suas leituras podem ajudar a desenvolver essas habilidades.
Variedade: Experimentar diferentes gêneros e estilos de escrita pode ajudar a descobrir o que mais lhe interessa e o que estimula sua imaginação.
Exercícios de Escrita Criativa:

Prompts de Escrita: Usar prompts de escrita pode ser uma ótima maneira de estimular a criatividade. Tente escrever pequenas histórias ou descrições baseadas em frases ou situações fornecidas.
Journaling: Manter um diário onde você escreve livremente sobre seus pensamentos e sentimentos pode ajudar a melhorar sua expressão escrita.
Técnicas para Melhorar a Concentração e a Imaginação
Mindfulness e Meditação:

Benefícios: Técnicas de mindfulness e meditação podem ajudar a melhorar a concentração e a clareza mental, permitindo que você se envolva mais profundamente na leitura.
Práticas: Comece com exercícios simples de respiração ou meditações guiadas.
Visualização:

Exercícios: Praticar exercícios de visualização pode ajudar a fortalecer sua capacidade de imaginar cenas. Por exemplo, feche os olhos e tente visualizar um cenário detalhado, como uma praia ou uma floresta.
Aplicação: Durante a leitura, pause e tente visualizar a cena descrita no livro. Isso pode ajudar a melhorar sua compreensão e envolvimento com a história.
Análise e Discussão:

Grupos de Leitura: Participar de grupos de leitura onde você pode discutir livros com outras pessoas pode ajudar a melhorar sua interpretação e expressão de ideias.
Anotações: Fazer anotações enquanto lê pode ajudar a manter o foco e a registrar suas impressões e pensamentos.
Quando Procurar Ajuda Profissional
Se você sentir que suas dificuldades são persistentes e estão afetando significativamente sua qualidade de vida ou sua capacidade de desfrutar de atividades como a leitura e a escrita, pode ser útil procurar a ajuda de um profissional de saúde mental. Um psicólogo pode ajudar a identificar e tratar qualquer fator psicológico subjacente que possa estar contribuindo para seus desafios.

Conclusão
Suas dificuldades com leitura e escrita podem ser resultado tanto de fatores psicológicos quanto da necessidade de prática e desenvolvimento de habilidades específicas. Trabalhar na melhoria de sua concentração, praticar exercícios de escrita criativa e utilizar técnicas de mindfulness pode ser benéfico. Se necessário, buscar apoio profissional pode fornecer uma abordagem mais direcionada e eficaz para superar esses desafios.
Olá, recomendo iniciar seu processo de psicoterapia.
A psicoterapia é uma forma de tratamento que visa auxiliar as pessoas a lidar com problemas emocionais e comportamentais que podem estar interferindo em seu bem-estar e qualidade de vida. Embora muitas pessoas associem a terapia com o tratamento de transtornos mentais, a psicoterapia pode ser uma ferramenta útil para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Através da psicoterapia, os indivíduos podem aprender a identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento que não estão lhes servindo bem. Isso pode incluir a identificação de crenças limitantes e a adoção de novas perspectivas mais positivas e realistas. Além disso, a terapia pode ajudar as pessoas a desenvolver habilidades interpessoais, tais como a comunicação eficaz e a resolução de conflitos, que são fundamentais para o sucesso pessoal e profissional
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150