Dependencia quimica se associa a tda?

8 respostas
Dependencia quimica se associa a tda?
As pessoas com TDAH apresentam alguns comportamentos que as tornam vulneráveis a dependência química, como a impulsividade e a compulsão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, existem muitos estudos que relacionam o TDAH com o uso abusivo de drogas. Essa relação existe, uma vez que, a pessoa que sofre com esse transtorno, geralmente é ansiosa e com baixa autoestima, sendo que o consumo de drogas é uma maneira buscar a aceitação e tranquilizar a mente. Contudo, muito embora exista essa correlação, nem todas as pessoas que possuem TDAH fazem uso de drogas.
Existe uma relação bem estabelecida entre o TDAH e o desenvolvimento de abuso e dependência de álcool e drogas ilícitas entre adolescentes e adultos.

A taxa de TDAH entre usuários de cocaína, por exemplo, é muito superior à da população geral, sendo uma comorbidade a sempre ser avaliada e tratada.
Existe uma relação entre o TDAH e o desenvolvimento da dependência OU abuso de substãncias. Existe uma relação importante com pessoas com subtipo hiperativo e uso de maconha; e subtipo desatento para cocaína.
Muitas vezes o paciente busca tratamento para tratar da dependência, mas o que colabora para manutenção do uso de drogas é o quadro de TDAH. Por isso, o tratamento adequado é cuidar da comorbidade também.
Sim, há vários estudos que apontam a prevalência do TDAH dentre os usuários de álcool e drogas ilícitas. Os sintomas do TDAH podem acarretar diversos prejuízos ao indivíduo, o que o torna vulnerável a dependência química.
Sou Psicologo clinico com experiencia em tratamento com de dependência química e tem evidencia sim com TDAH.
Sim! Ressaltando que nem todos os sujeitos que são diagnósticados com TDAH irão ser dependentes de substâncias psicoativas e nem todos os dependentes irão desencadear o TDAH.
É possível que haja uma associação. Alguns estudos apontam isso e na prática, pensando em comportamentos similares nas duas condições, existem tendências parecidas como a impulsividade! O ideal é procurar um profissional para as coisas não serem confundidas e o tratamento ser o mais correto possível.

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Alexandre Fonseca Santos

Alexandre Fonseca Santos

Médico clínico geral, Médico do trabalho

Brasília

José Leonardo Neves e Silva

José Leonardo Neves e Silva

Psicólogo

Brasília

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 61 perguntas sobre Dependência química
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.