Como tratar esta doença?

11 respostas
Como tratar esta doença?
A Síndrome de Down não é considerada uma doença e sim uma condição, uma alteração genética, onde a pessoa nasce com um cromossomo a mais. O trabalho com a pessoa portadora de Síndrome de Down envolve uma ação de diversas áreas, como, por exemplo, fisioterapia, fonoaudiólogo, educador físico, terapia ocupacional, médico (principalmente cardiologista), entre outros. O papel da psicologia nesse caso também é muito importante, pois além trabalhar com a família, procura desenvolver junto com a pessoa com Síndrome de down as possibilidades individuais, fortalecendo-os para enfrentar e ultrapassar as dificuldades baseando-se naquilo que conseguem fazer melhor, nos sucessos obtidos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Síndrome de Down não é uma doença e sim uma síndrome que vem devido a uma alteração genética. Desta maneira, não tem cura e sim tratamento adequados como estimulação fonoaudiológico, fisioterápico e outros que o pediatra solicitar. Estimular para seu desenvolvimento biopsicossocial dentro de sua possibilidades e limitações. Para que possa, desde criança, estar inserido na sociedade mais natural.
Ratificando as opiniões anteriores, podemos afirmar que Síndrome de Down não é doença, mas uma alteração genética. A criança Down tem potencial cognitivo podendo frequentar uma escola regular e interagir com as outras crianças, desde que devidamente estimuladas. O que dói muito é o preconceito, mas, hoje, estamos vivenciando um processo de inclusão social que tem mudado muito o espaço sociocultural.
A criança com Síndrome de Down poderá crescer e se tornar um ser humano excepcional.
Minha experiência com educação inclusiva me ensinou que o acolhimento e aceitação das diferenças é uma vivência de amor e profissionalismo. Viva as diferenças: elas nos fazem crescer!
Crianças com Síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento para que sejam capazes de vencer as limitações; a estimulação precoce é a forma mais eficaz de promover o desenvolvimento dessas crianças. Estimular é ensinar, motivar, aproveitar situações e objetos para desenvolver conhecimento e aprendizagem. A maior parte dos programas de estimulação precoce é dirigida a crianças de 0 a 3 anos. A ajuda de profissionais como fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é fundamental nesta etapa para se criar um programa de apoio. Além disso, as crianças exigem assistência profissional multidisciplinar por apresentarem necessidades específicas de saúde e aprendizagem.
Olá. Não é doença mas um distúrbio genético.
A condição do portador desta síndrome é semelhante a qualquer diferença individual e que precisa de estimulação a fim de fortalecer as qualidades que podem ser despertadas em qualquer pessoa.
Apesar de apresentar dificuldades como qualquer ser humano, pode apresentar qualidade e capacidades de superação.
Existe a necessidade de constante acompanhamento multidisciplinar.
Conforme os colegas acima mencionaram, a S.D. não se trata de uma doença. Há muita confusão sobre isso devido a pouca informação sobre o assunto.

O fato é que, os tratamentos são realizados por uma equipe multidisciplinar. Isso significa que, os tratamentos necessários dependem das dificuldades e das capacidades que a pessoa com essa condição tenha.

Vamos supor que essa pessoa tenha uma boa memória, mas tenha dificuldade na fala. No primeiro momento é necessário identificar essa características para posteriormente serem feitas as intervenções baseadas nessas características individuais. Nesse exemplo, um psicólogo e um fonoaudiólogo tratamento adequado.

Espero tê-la ajudado.

Abs
Olá , como já foi dito , Síndrome de Down , não é doença é uma síndrome / uma condição que a criança nasce, pois ocorreu uma alteração genética . Não há doença , não ha culpado . Uma criança nesta condição , tem o direito de ser amado e cuidado como qualquer criança . O pediatra poderá ajuda-la/o esclarecendo-a/o melhor .E indicando as terapias necessárias para seu filho. O importante é vc saber que com estimulação adequada , uma criança com S. Down irá aprender ler, escrever , brincar e será um cidadão produtivo na sociedade .
Olá. A síndrome de down é um distúrbio genético causado pela alteração do cromossomo 21. Não há cura, mas uma série de características que devem ser tratadas por uma equipe multidisciplinar a fim de evitar complicações, como tendência a cardiopatias, refluxo gastroesofágico, convulsões, hipotiroidismo, entre outras complicações comuns a cada classificação de down, já que existem quatro subtipos. É importante um acompanhamento psicopedagógico para que possa se desenvolver bem intelectualmente, além do emprenho dos pais, professores e colegas de escola. Atualmente a inclusão social a estes pacientes está cada vez maior, muitos trabalham e podem, com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, se desenvolver bem, amenizando os efeitos de suas limitações características. Espero tê-la ajudado.
Síndrome de Down não é doença é uma condição genética.
O bebê nasce com 47 cromossomos ao invés de 46 que os bebês neuro típicos tem.
Esse cromossomo extra trás consigo algumas características na SD. Sendo que predomina a hipotonia e a deficiência intelectual. Por este motivo a estimulação precoce é fundamental para o desenvolvimento global da criança.
Olá! essa síndrome não é uma doença, não se trata para obter cura. O que se pode fazer é um bom treinamento, com uma boa equipe multidisciplinar. Paz e Bem!
Síndrome de Down não é uma doença, o primeiro passo a fazer é ter uma boa aceitação da situação e uma compreensão sobre a síndrome mas isso não exatamente a criança ou a pessoa que tem a síndrome e sim os familiares cuidadores, com a pessoa que tem a Síndrome pode fazer um treinamento com uma equipe multidisciplinar para poder ter uma vida mais confortável .

Especialistas

Crystiane Melo

Crystiane Melo

Psicopedagogo

Campinas

Patricia Nunes

Patricia Nunes

Psicopedagogo

Osasco

Fernanda Alonso e Santos

Fernanda Alonso e Santos

Terapeuta ocupacional

Curitiba

Sarah Gois

Sarah Gois

Fonoaudiólogo

Campo Grande

Larissa Luppe Pompêo

Larissa Luppe Pompêo

Fonoaudiólogo

Valinhos

Ana Julia Leite Xavier

Ana Julia Leite Xavier

Fonoaudiólogo

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 51 perguntas sobre Síndrome de down
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.