Como tratar esta doença?

11 respostas
Como tratar esta doença?
A Síndrome de Down não é considerada uma doença e sim uma condição, uma alteração genética, onde a pessoa nasce com um cromossomo a mais. O trabalho com a pessoa portadora de Síndrome de Down envolve uma ação de diversas áreas, como, por exemplo, fisioterapia, fonoaudiólogo, educador físico, terapia ocupacional, médico (principalmente cardiologista), entre outros. O papel da psicologia nesse caso também é muito importante, pois além trabalhar com a família, procura desenvolver junto com a pessoa com Síndrome de down as possibilidades individuais, fortalecendo-os para enfrentar e ultrapassar as dificuldades baseando-se naquilo que conseguem fazer melhor, nos sucessos obtidos.

Síndrome de Down não é uma doença e sim uma síndrome que vem devido a uma alteração genética. Desta maneira, não tem cura e sim tratamento adequados como estimulação fonoaudiológico, fisioterápico e outros que o pediatra solicitar. Estimular para seu desenvolvimento biopsicossocial dentro de sua possibilidades e limitações. Para que possa, desde criança, estar inserido na sociedade mais natural.
Ratificando as opiniões anteriores, podemos afirmar que Síndrome de Down não é doença, mas uma alteração genética. A criança Down tem potencial cognitivo podendo frequentar uma escola regular e interagir com as outras crianças, desde que devidamente estimuladas. O que dói muito é o preconceito, mas, hoje, estamos vivenciando um processo de inclusão social que tem mudado muito o espaço sociocultural.
A criança com Síndrome de Down poderá crescer e se tornar um ser humano excepcional.
Minha experiência com educação inclusiva me ensinou que o acolhimento e aceitação das diferenças é uma vivência de amor e profissionalismo. Viva as diferenças: elas nos fazem crescer!
Crianças com Síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento para que sejam capazes de vencer as limitações; a estimulação precoce é a forma mais eficaz de promover o desenvolvimento dessas crianças. Estimular é ensinar, motivar, aproveitar situações e objetos para desenvolver conhecimento e aprendizagem. A maior parte dos programas de estimulação precoce é dirigida a crianças de 0 a 3 anos. A ajuda de profissionais como fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais é fundamental nesta etapa para se criar um programa de apoio. Além disso, as crianças exigem assistência profissional multidisciplinar por apresentarem necessidades específicas de saúde e aprendizagem.
Olá. Não é doença mas um distúrbio genético.
A condição do portador desta síndrome é semelhante a qualquer diferença individual e que precisa de estimulação a fim de fortalecer as qualidades que podem ser despertadas em qualquer pessoa.
Apesar de apresentar dificuldades como qualquer ser humano, pode apresentar qualidade e capacidades de superação.
Existe a necessidade de constante acompanhamento multidisciplinar.
Conforme os colegas acima mencionaram, a S.D. não se trata de uma doença. Há muita confusão sobre isso devido a pouca informação sobre o assunto.

O fato é que, os tratamentos são realizados por uma equipe multidisciplinar. Isso significa que, os tratamentos necessários dependem das dificuldades e das capacidades que a pessoa com essa condição tenha.

Vamos supor que essa pessoa tenha uma boa memória, mas tenha dificuldade na fala. No primeiro momento é necessário identificar essa características para posteriormente serem feitas as intervenções baseadas nessas características individuais. Nesse exemplo, um psicólogo e um fonoaudiólogo tratamento adequado.

Espero tê-la ajudado.

Abs
Olá , como já foi dito , Síndrome de Down , não é doença é uma síndrome / uma condição que a criança nasce, pois ocorreu uma alteração genética . Não há doença , não ha culpado . Uma criança nesta condição , tem o direito de ser amado e cuidado como qualquer criança . O pediatra poderá ajuda-la/o esclarecendo-a/o melhor .E indicando as terapias necessárias para seu filho. O importante é vc saber que com estimulação adequada , uma criança com S. Down irá aprender ler, escrever , brincar e será um cidadão produtivo na sociedade .
Olá. A síndrome de down é um distúrbio genético causado pela alteração do cromossomo 21. Não há cura, mas uma série de características que devem ser tratadas por uma equipe multidisciplinar a fim de evitar complicações, como tendência a cardiopatias, refluxo gastroesofágico, convulsões, hipotiroidismo, entre outras complicações comuns a cada classificação de down, já que existem quatro subtipos. É importante um acompanhamento psicopedagógico para que possa se desenvolver bem intelectualmente, além do emprenho dos pais, professores e colegas de escola. Atualmente a inclusão social a estes pacientes está cada vez maior, muitos trabalham e podem, com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, se desenvolver bem, amenizando os efeitos de suas limitações características. Espero tê-la ajudado.
Síndrome de Down não é doença é uma condição genética.
O bebê nasce com 47 cromossomos ao invés de 46 que os bebês neuro típicos tem.
Esse cromossomo extra trás consigo algumas características na SD. Sendo que predomina a hipotonia e a deficiência intelectual. Por este motivo a estimulação precoce é fundamental para o desenvolvimento global da criança.
Olá! essa síndrome não é uma doença, não se trata para obter cura. O que se pode fazer é um bom treinamento, com uma boa equipe multidisciplinar. Paz e Bem!
Síndrome de Down não é uma doença, o primeiro passo a fazer é ter uma boa aceitação da situação e uma compreensão sobre a síndrome mas isso não exatamente a criança ou a pessoa que tem a síndrome e sim os familiares cuidadores, com a pessoa que tem a Síndrome pode fazer um treinamento com uma equipe multidisciplinar para poder ter uma vida mais confortável .