Como melhorar a timidez? Existe algum tratamento?

31 respostas
Como melhorar a timidez? Existe algum tratamento?
Olá! A timidez pode ser trabalhada em terapia, através de uma processo de autoconhecimento, que te ajuda a nomear suas emoções e pensamentos. Ela é um reflexo do constrangimento ou da apreensão que algumas pessoas sentem quando se aproximam ou são abordadas por outras pessoas, trata-se de uma resposta ao medo. Freud faz conexões entre a timidez e algo que possivelmente tenha marcado a infância do indivíduo, algo que o impeça de agir, como uma castração. Depois que isso é elaborado você passa a mudança dos comportamentos que te atrapalham, entender a circularidade das relações também é um passo importante nesse processo de conhecimento. Busque um profissional para te ajudar nesse processo, conheça te, forte abraço!

Olá! Penso que quantas vezes ao longo da vida, já nos deparamos com situações em que a timidez surge sem que saibamos? O problema é que, quando isso acontece, nos sentimos paralisados e sem saber como agir e nem pensar direito, dessa forma, esse sentimento pode ser definido como um medo ou receio extremo quando nos deparamos com situações de exposição. Ou seja, quando sentimos medo de sermos julgados pelas outras pessoas.
É interessante saber que esse sentimento não aparece de um dia para o outro, esse sentimento começa a se desenvolver ainda quando somos crianças, paralelamente aos sentimentos de autoconfiança e segurança, a partir desses sentimentos desenvolvemos o que denominamos de autoestima.
Procure ajuda de um profissional da psicologia, ele(a) irá lhe ajudar nesse processo.

Espero ter lhe ajudado, fico a disposição.

Com carinho;
Vanessa Masson
Olá! Eu diria que não existe um tratamento mágico que faça a timidez sumir subitamente. Mas a psicoterapia é um processo que pode favorecer muito a melhora desse incômodo. Existem diversas abordagens psicoterapêuticas, cada uma com métodos específicos. Procure ajuda de um profissional competente com quem você consiga estabelecer um bom vínculo, e não deixe de se cuidar!
Eu trabalho com vários pacientes com treinamentos de habilidades sociais. Faço verificações de TDAH e de como podemos trabalhar e te ajudar dentro de tudo de mais moderno na psicologia. Fico no aguardo de um contato.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, tudo bem?
Em resposta a sua pergunta, gostaria de iniciar ressaltando a diferença entre timidez e introversão. A timidez é um sentimento de mal-estar e inadequação no contato com outras pessoas, tem a ver com o medo de sentir-se julgado, já a introversão é uma característica de personalidade relacionada com a forma da pessoa se relacionar com o meio a sua volta, tratando-se pela preferência em ficar sozinho.
A psicoterapia pode ajudar bastante no processo de timidez através da aprendizagem de novos recursos em relação as habilidades sociais, além do processo de autoconhecimento.
Procura ajuda de um psicólogo, tenho certeza que esse profissional pode te ajudar bastante! Estarei à disposição pro que você precisar!!
Olá
Timidez não é uma condenação. Quem me conhece hoje não diria que eu chegava a chorar quando a professora me chamava para falar em voz alta, ou ler para a turma. É um sofrimento muito grande. Falar sobre isto e outras questões pessoais em um espaço protegido por sigilo vai te ajudar muito! Procure um psicanalista!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá!
A timidez frequentemente está relacionada com dois fatores: temor de ser rejeitado(a) e dificuldade nas habilidades em lidar com as outras pessoas.
Para entender a timidez e o medo da rejeição é preciso entender como foram os relacionamentos da pessoa durante o histórico de vida dela. Exemplo: é possível que uma criança que nunca era elogiada ou que não recebia demonstrações de amor e reconhecimento, possa ficar insegura diante das pessoas mesmo quando se torna adulta. Pode se sentir rejeitada com facilidade. Se era muito criticada pode generalizar automaticamente esse sentimento para as pessoas com quem está interagindo atualmente... Se sofreu grandes abandonos e outras situações traumáticas nos relacionamentos pode temer sofrer tais situações novamente e em decorrência disso ter um comportamento de evitar contatos que poderia ser classificado como timidez.
Nesse sentido, uma psicoterapia com um profissional com quem a pessoa em questão se sinta acolhida e apoiada poderia ajudar bastante.
A respeito das dificuldades na interação social que estão relacionadas com a timidez, existem várias técnicas para treinar novas capacidades de agir que são facilitadoras dos relacionamentos. O psicólogo(a) pode utilizar por exemplo o THS, que é justamente um treinamento de habilidades sociais e comportamentos assertivos. Pode usar também simulações das situações nas quais a pessoa fica tímida com objetivo de treinar novas formas de interação. É possível também indicar novas atividades para ampliar as formas de interação e reduzir a timidez...
Concluindo, existem tratamentos para timidez.
Há também muitos outros detalhes que não vou citar nesse momento para não prolongar em demasiado essa resposta.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente
Giovane Alves
Olá, A psicoterapia pode ser um caminho para você "tratar" a timidez. Em linhas gerais o mais importante é entendermos o motivo dessa timidez existir ou o pq agora ela está incomodando.
abs
A psicoterapia pode ajudar. Algumas pessoas sentem timidez porque temem serem avaliadas por outras pessoas. Outras por falta de habilidades para lidar com pessoas. Existem muitos outros motivos para a timidez. Um bom profissional compreenderá como funciona sua timidez e construirá uma intervenção sob medida para a sua necessidade. Desejo que em breve você vença a timidez e alcance seus objetivos. Um abraço!
Olá. O primeiro passo é entender em quais situações sente-se mais tímida, quais pensamentos e sentimentos estão associados a essa timidez, o quanto isso lhe incomoda e gera sofrimento.
Através da psicoterapia trabalhamos o autoconhecimento para entendermos essas questões, o desenvolvimento de habilidades sociais para ir enfrentando a timidez e através de respostas positivas frente a essas habilidades, sua autoconfiança vai lhe permitindo superar isso.
Fico à disposição caso queira ajuda nesse processo.
Olá! As razões de nossa timidez podem variar muito ....talvez seja por por vergonha? ou por insegurança? .... por um sentimento de inadequação? Pode haver também uma característica de personalidade que leve a um comportamento mais retraído? É importante entender qual é a razão de sua timidez, e então, será possível melhorar sim.
Eu era muito tímida na infância, adolescência e início da idade adulta. Até que descobri em terapia que minha timidez estava relacionada com um trauma específico. Lembrei, elaborei, curei. Basicamente é isso o que tem que acontecer com você. Muitas vezes não conseguimos chegar ao trauma, mas podemos avançar no enfrentamento. Você precisa enfrentar. Eu sei que é difícil, talvez sozinha você não consiga, mas um bom profissional te ajuda a atravessar essa fase tão difícil que é a timidez, se não tratar, vai pela vida toda, talvez migrando para uma fobia social. Não dê tanta atenção para o que os outros vão pensar. Ninguém vive a sua vida.

Abraços.
A timidez é trabalhada em sessões de psicanálise, bem como diversas outras questões suas inconscientes e conscientes. Estou à disposição!
Olá, não existe um tratamento especifico para a timidez, porém a terapia pode ser uma opção para diminuir este problema, na terapia é possível trabalhar sobre o autoconhecimento que é fundamental para diminuir a insegurança em falar com outras pessoas e ter relações saudáveis.
Olá! É possível superar a timidez. Na terapia cognitiva comportamental pode-se desenvolver as habilidades sociais, aprender técnicas para controlar a ansiedade, identificar e modificar pensamentos distorcidos/crenças. Enfim, é possível superar. Procure um psicólogo.
Ola...A timidez é um atributo de pessoas que costumam construir juízos incorretos sobre si mesmas, e até mesmo sobre outras pessoas.
A baixa autoestima também é um fator que pode acompanhar o(a) tímido(a). A pessoa pode acreditar ser avaliada negativamente por outros ainda que isso não seja verdade, ou ainda, deixar que mesmo avaliações negativas- de fato- paralisem suas ações no mundo.
Um psicologo pode lhe ajudar na promoção da sua autoconfiança e desenvolvimento pessoal, ajudando a superar a timidez.
Encontrar a raiz ou raízes das suas dificuldades pessoais- entre elas a timidez- podem ser encontradas no autoconhecimento. Sessões de psicoterapia podem lhe ajudar a lidar melhor com as emoções.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia psicanalítica - R$ 120
As pessoas tímidas alimentam imagens mentais e filtros de consciência com auto imagem negativa. Essa, é formada por memorias, sentimentos e pensamentos. Quando você cultiva maus pensamentos a seu respeito acaba criando uma serie de desequilíbrios. A timidez, na psicanálise, é vista como uma percepção men­tal distorcida que só faz sentido em função da presença, e em especial “do olhar do outro”.
Estou à disposição!
A timidez é um comportamento comum que pode ser melhorado com o tempo. Existem algumas estratégias que podem ajudar a melhorar a timidez, como praticar atividades sociais, aprender a se conhecer melhor, desenvolver habilidades de comunicação, praticar técnicas de relaxamento e desenvolver a autoconfiança.

A psicanálise também pode ser útil para ajudar a compreender as causas da timidez e trabalhar para superá-la. A psicanálise pode ajudar a identificar
Oi! A timidez é uma característica normal e natural de algumas pessoas, mas se estiver causando sofrimento significativo e interferindo na vida cotidiana, é importante buscar ajuda profissional. Um psicólogo ou psiquiatra pode avaliar a natureza da timidez e fornecer orientação específica para ajudar a superá-la.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Prezado (a), investir em um processo psicoterapêutico pode ajudá-lo a compreender melhor seus pensamentos, sentimentos e apreensões que tanto podem ajudá-lo a trabalhar esta timidez, como também desenvolver recursos e estratégias de enfrentamento. Contar com uma escuta qualificada e um ambiente seguro, sigiloso e sem julgamento lhe possibilitará investir no seu autocuidado. Cuide-se! Abraço.
Olá! Não existe um tratamento específico para a timidez, existem práticas que você pode fazer para treinar a habilidade de interagir com pessoas, mas essas práticas isoladas, sem um entendimento melhor de como a timidez se expressa em você, elas possuem resultados limitados.
O melhor é investir em um processo de psicoterapia para autoconhecimento e o profissional poder te passar práticas apropriadas ao seu caso.
Abraço!
Olá! Espero que esteja bem. O processo de psicoterapia é indicado para facilitar o desenvolvimento do autoconhecimento, portanto, pode auxiliar em seu processo. Talvez antes de "tratar a timidez", seja importante entender o significado dela em sua vida. Cuide de sua saúde mental!
Bom dia! Como vc está?

!A timidez pode ser algo bem difícil de lidar, pois além do desconforto que ela gera frente a situações em que nos percebemos avaliados, ela impede que realizemos aquilo que queremos de verdade. A terapia, com profissional da psicologia, pode auxiliar muito a lidar com essas dificuldades, e também a ampliar seu repertório de habilidades sociais. Que bom que vc já está buscando ajuda! né? isso já demonstra um olhar para tua saúde mental. Sou a leticia, sou psicóloga e me coloco a disposiçao,
Para melhorar a timidez, você pode considerar as seguintes estratégias:

Autoconhecimento: Tire um tempo para refletir sobre suas emoções, pensamentos e comportamentos relacionados à timidez. Identifique os gatilhos e os padrões que desencadeiam sua timidez.

Aceitação: Reconhecimento
A timidez é uma característica comum, e é importante saber que existem estratégias e abordagens para ajudar a melhorar a timidez. Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), por exemplo, trabalhamos com muitas pessoas que desejam superar a timidez. Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis:

Autoconhecimento: O primeiro passo é entender suas próprias emoções e pensamentos em situações sociais. Tente identificar quais pensamentos negativos ou autocríticos surgem em situações sociais.

Reestruturação cognitiva: A TCC envolve a identificação e a mudança de pensamentos negativos e autocríticos. Por exemplo, em vez de pensar "As pessoas vão me julgar", você pode trabalhar para mudar isso para "As pessoas estão ocupadas demais pensando em si mesmas para me julgar".

Exposição gradual: A exposição gradual a situações sociais pode ajudar a aumentar a confiança. Comece com pequenos passos, como conversar com amigos ou familiares, e gradualmente desafie-se a enfrentar situações mais desafiadoras.

Técnicas de relaxamento: Aprender técnicas de relaxamento, como respiração profunda, pode ajudar a reduzir a ansiedade em situações sociais.

Desenvolvimento de habilidades sociais: Às vezes, a timidez está ligada à falta de habilidades sociais. Trabalhar em melhorar suas habilidades de comunicação e expressão pode aumentar sua confiança.

Apoio de um terapeuta: Um terapeuta pode ajudar a orientar o processo, fornecer suporte emocional e ensinar estratégias específicas para lidar com a timidez.

É importante lembrar que a timidez não é algo que precise ser eliminado completamente. Muitas pessoas são naturalmente tímidas e isso é um traço de personalidade de quem são. No entanto, se a timidez está causando sofrimento significativo ou dificultando sua vida, é válido buscar ajuda. A terapia, como a TCC, pode ser uma ferramenta eficaz para ajudar a gerenciar a timidez e a viver uma vida mais gratificante. Se você está interessado(a) em explorar a terapia para lidar com a timidez, sinta-se à vontade para agendar uma consulta comigo pelo Doctoralia. Fico à sua disposição para apoiá-lo(a) em sua jornada.

Bruna Barrada
Psicóloga CRP 06/165918
Melhorar a timidez é possível e pode ser administrada de forma a permitir uma vida social e profissional mais satisfatória. Se a timidez estiver causando sofrimento significativo ou impactando negativamente a qualidade de vida, é aconselhável procurar a ajuda de um profissional de saúde mental. Dessa forma, você poderá receber orientação personalizada e estratégias específicas para suas necessidades.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Olá! É normal sentir timidez! Se quiser enfrentar isso, comece devagar. Exponha-se a situações sociais aos poucos, converse com pessoas conhecidas, e vá aumentando o desafio gradativamente. Aceite que está tudo bem ser tímido. Principalmente, busque ajuda profissional de um psicólogo que irá te ajudar a entender e superar esses sentimentos. Existe uma forma saudável e eficaz de lidar com esse sentimento sem que o atrapalhe de viver uma vida significativa!
Olá! Como você entende que a timidez te atrapalha? Olhar para o sistema de crenças e valores de cada um de nós, amplia o significado das nossas posturas. Partindo desse lugar é possível ampliar que significados você poderia dar para a timidez e assim buscar o que te ajudaria.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 300
Olá! Sim, é possível mudar a timidez! Para isso, é importante conhecer mais profundamente o que a causa para cuidar dos seus aspectos emocionais envolvidos e também trabalhar no desenvolvimento de habilidades interpessoais para que você descubra como se relacionar com as outras pessoas de forma autêntica. Busque acompanhamento com psicólogo, não deixe isso te impedir de ser feliz!
A timidez com certeza pode ser uma questão a ser trabalhada em análise ou em psicoterapia. Um psicanalista ou psicólogo pode te oferecer um espaço para você associar o que está relacionado a essa timidez e o que ela significa na sua vida até agora, de forma que se reflita sobre como enfrentá-la, se for de sua vontade. Não existe um tratamento específico que se aplique a todo mundo, uma das possibilidades é apostar na análise ou na psicoterapia e desenvolver formas de lidar com isso que te incomoda.
A timidez pode ser trabalhada em processo de psicoterapia. Uma das técnicas utilizadas é a dessensibilização, onde você entra em contato com o estímulo, o falar, interagir, se expressando melhor ao longo do tempo e perdendo o medo.