Como identificar um pé diabetico?

3 respostas
Como identificar um pé diabetico?
Quando falamos do pé diabético, estamos diante de um série de alterações possíveis.

Os dois principais sistemas acometidos são o vascular e o nervoso.

Dessa forma o paciente pode apresentar :

Disfunção dos nervos, levando a alteração da sensibilidade do pé, redução da hidratação da pele, formação de calosidades e finalmente de úlceras plantares.

A alteração da circulação, quando presente, complica o quadro, dificultando a cicatrização, elevando o risco de complicações na ferida - que leva em um grande número de casos à amputação.

O pé diabético merece toda a atenção e cuidado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na verdade o termo "pé diabético"refere-se a uma síndrome (conjunto de sinais e sintomas) que afeta os pacientes com diagnóstico de diabetes cujo histórico do início da doença tem pelo menos 10 anos. Na verdade trata-se de uma série de complicações que afetam secundariamente os pés e tornozelos decorrentes de deficiência na sensibilidade protetora dos pés (em aproximadamente 90% dos casos) e da deficiência na circulação (aproximadamente 10% dos casos). O exame clínico é a base do diagnóstico e envolve pesquisa da sensibilidade dos pés (testes com monofilamento) e do estado circulatório (palpação dos pulsos, do pé e tornozelo, visualização de distúrbios tróficos e da coloração da pele). As 3 principais complicações tardias que afetam os pés nos diabéticos são: úlceras de pressão (perda da sensibilidade) que podem secundariamente infectar-se e favorecer a amputação parcial ou total do pé; artropatia de Charcot (destruição osteoarticular com múltiplas fraturas); e insuficiência arterial.
O termo "pé diabético" se refere a um conjunto de alterações neurológicas e circulatórias e é considerado uma complicação do diabetes.
Como todas as outras complicações do diabetes, vale ressaltar que elas não são inerentes ao diabetes. Ela surge apenas nas pessoas que apresentam mal controle da doença.
Para diagnosticar o "pé diabético" é necessário o exame clínico na consulta médica e podem ser solicitados exames complementares.

Especialistas

Marta Osório

Marta Osório

Angiologista, Cirurgião vascular

Fortaleza

Tamiris Lemes Vichiato

Tamiris Lemes Vichiato

Cirurgião vascular

Marília

Amanda Bishop Perseguim

Amanda Bishop Perseguim

Cirurgião vascular

Bauru

Leonardo Fernandes Soares

Leonardo Fernandes Soares

Cirurgião vascular

Vila Velha

Larissa Loli Ritter

Larissa Loli Ritter

Cirurgião vascular

Campo Grande

Fábio Cypreste

Fábio Cypreste

Angiologista

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Pé Diabético
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.