como e o tratamento para melhorar a dislexia?

22 respostas
como e o tratamento para melhorar a dislexia?
Olá. A dislexia é um fator neurológico, que começa a aparecer nas fases inicias do aprendizado, na leitura. precisa-se ficar bem atento para os sinais e também para não confundir com outras patologias. É essencial que se tenha uma diagnóstico de neurologista assim posterior ser acompanhado por psicologo, psicopedagogo e fonoaudiólogo. Fico a disposição!

Tratamento para dislexia é pelo fonoaudiólogo, profissional capacitado. É realizado com base no treinamento auditivo, correlacionando com a letra ao fonema( som da letra)
Olá, a dislexia é uma dificuldade de ler e escrever. Se ele já passou por um neurologista, o tratamento deve ser por uma abordagem multidisciplinar. Um psicólogo, e um fonoaudiólogo. Isto não significa baixo QI. Significa que o sistema cognitivo não assimila com a mesma rapidez como acontece normalmente. Além do que, nos diz, a neurociência, é necessário o olhar do psicólogo. Será que todas as patologias são disfunções neurológicas?? Para isso é preciso sempre duvidar! Uma abordagem multidisciplinar seria o caminho certo. Abraço e sucesso
A Dislexia tem causas neurológicas, por isso o primeiro profissional a dar o diagnóstico é o neurologista. Feito isso, o tratamento deve ser com psicopedagogo ou psicólogo e neurologista.
Se houver necessidade, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.
O diagnóstico de Dislexia dever ser feito por profissionais especializados ( médicos, psicólogo, psicopedagogo, etc.)
O tratamento exige participação multidisciplinar ( pedagogia, fonoaudiologia, psicologia) para ajudar ao portador de Dislexia a superar o comprometimento no mecanismo da escrita, da leitura e da compreensão de textos.
Não há cura para a Dislexia, o tratamento é longo e demanda persistência.
Para além das implicações no percurso escolar, a Dislexia tem também um forte impacto emocional, as crianças com Dislexia geralmente tem baixa autoestima, e sentem vergonha de suas dificuldades
Olá, o tratamento deve ser realizado com uma equipe multidisciplinar: psicólogo, fono, psicopedagoga. Oriento para que procure um neurologista e veja as necessidades de cada profissional. Eu, como psicóloga, recomendo psicoterapia para trabalhar as questões do indivíduo em si.
Abraços e boa sorte!!!!
O tratamento se realiza através do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogo, psicólogo, neuropsicólogo e psicopedago juntamente com a escola, já que a dislexia é um transtorno de aprendizagem, juntos elaboram métodos e rotinas objetivando ajudar a desenvolver a aprendizagem dos estudantes. A família também tem papel fundamental nesse processo.
Olá! Inicialmente uma avaliação neurológica e a partir daí pôde-se realizar um tratamento com um fonoaudiólogo, psicoterapia e outros profissionais que poderão auxiliar! Abraço
olá, a Dislexia é uma dificuldade na área da leitura, escrita e soletração. trata-se de um distúrbio de aprendizagem caracterizada pela dificuldade de leitura e escrita. O seu diagnóstico é sempre realizado por uma equipe multidisciplinar, que envolve os seguintes profissionais, Neurologistas, pediatras, psicólogos, fonos, psicopedagogos, quanto mais precoce for o diagnóstico, mais eficiente será o tratamento, cujo objetivo principal é a superação das dificuldades, desenvolvimento de habilidades básicas necessárias para um aprendizado efetivo através de um programa de reabilitação, bem como a parceria e orientação da escola e da família. Vale ressaltar que o tratamento também é Multidisciplinar, onde os profissionais trabalham em conjunto. Os tipos mais comuns são: Dislexia Visual; Auditiva e Mista..
Por ser um transtorno de aprendizagem, a dislexia pode comprometer o processo de aquisição e o desempenho das habilidades de leitura e escrita, trazendo dificuldades na vida escolar, profissional e social. Cada caso pode apresentar necessidades muito específicas, por isso é imprescindível a avaliação individualizada. Geralmente, o apoio médico, psicopedagógico e neuropsicológico auxilia o paciente a encontrar estratégias para lidar com as dificuldades, melhorando seu desempenho acadêmico, profissional e, consequentemente, a qualidade de vida. Boa sorte. Abraços.
A Dislexia, é importante considerar, que embora o paciente apresente muita dificuldade com relação à leitura e escrita, ele tem sempre inteligência normal, que pode ser verificado com os testes psicológicos de inteligência. É comum encontrarmos CEOs de grandes multinacionais com esse tipo de problema, o que indica uma forma "diferente" de processar informações e tomar decisões, que podem ser muito eficazes. Então, é muito importante o tratamento psicológico para evitar a depressão e a baixa autoestima dos pacientes com tal problema.
Olá! É importante que todas suas dúvidas a respeito do tratamento possam ser respondidas por um profissional especializado. Boa sorte e muita luz em 2020!
O tratamento exige a participação de especialistas em várias áreas (pedagogia, fonoaudiologia, psicologia, neurologia, pediatra, etc.) para ajudar o portador de dislexia a superar, na medida do possível, o comprometimento no mecanismo da leitura, da expressão escrita ou da matemática, que pode estar correlacionado a questões psicológicas, neurológica, fonoaudióloga, aprendizagem...., por isso é tão importante a análise destes profissionais. Abraços, Talita
É necessário o apoio de toda uma equipe, que contém pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo e neurologista. Não tem cura, mas fazendo o tratamento com esses profissionais alcançará bons resultados.
Olá...
É importante uma avaliação com um neurologista, o tratamento é através de terapias com fonoaudiólogos e psicólogos.
A dislexia não tem cura, dado o diagnóstico é possível o tratamento que é muito eficaz.
Abraços!
O tratamento mais eficaz para dislexia é realizado com equipe multidisciplinar- neurologista ou psiquiatra + psicóloga + fonoaudiologa + psicopedagoga.
Boa tarde, é importante, uma vez que se repara o problema, consultar um neuropediatra para ter um diagnostico especifico do caso. Tendo as indicações do diagnostico medico procurar o profissional adequado ao tratamento necessário. De qualquer forma a ajuda de um fonoaudiólogo é imprescindível, em seguida se surgirem outras necessidade se procurará o profissional adequado ao caso.
Boa Noite. Para o tratamento da dislexia é necessário o acompanhamento de um fonoaudiólogo, psicólogo, neuropsicopedagogo, até mesmo para uma avaliação correta.
Olá! O tratamento direcionado ao disléxico é multidisciplinar, os profissionais envolvidos a essa equipe geralmente são psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo. O tratamento em si, visa a superação do atraso na aquisição da fala e o déficit na percepção fonética; desenvolve as habilidades básicas necessárias para um aprendizado efetivo através de um programa de reabilitação, bem como orientação da família e escola.O apoio da família é indispensável para o desenvolvimento e sucesso do tratamento.
Interdisciplinar, dependendo das alterações. Neuropediatria, Psicologia, Terapia ocupacional, Psicopedagogia... precisa avaliar primeiro.

O que certamente não pode faltar é o acompanhamento com fonoaudióloga especialista em leitura e escrita e a parceria entre escola/família/equipe. Se a equipe trabalhar integrada, o resultado sem dúvida é melhor.
Em primeiro lugar, parabéns pela determinação, a dislexia é um transtorno que afeta habilidades básicas de leitura e aprendizagem, caracterizado pela dificuldade de leitura, ocorre em crianças com visão e inteligência normais, os sintomas incluem fala tardia, aprendizagem lenta de novas palavras e atraso na aprendizagem da leitura, a maioria das crianças podem ter sucesso na escola, e progredir no decorrer da vida, temos muito famosos que tinham dislexia dentre eles Albert Einstein, John Lennon , Walt Disney..... , portanto quanto mais rápido procurar uma equipe entre estes, médico, fonoaudiólogo, adaptação no aprendizado professor(a), psicólogo. Espero ter ajudado, estando a disposição.
Olá, o tratamento da dislexia é realizado por uma equipe multidisciplinar (psicólogo, fonoaudiólogo e pedagogo), que tem como objetivo encontrar estratégias para superar as dificuldades com as palavras e outras eventuais barreiras no dia a dia. Nestes casos a psicoterapia auxilia a encontrar estratégias de enfrentamento as crises de autoestima, também auxilia o individuo a relacionar-se de forma saudável e satisfatória.
Duvidas, estou à disposição.
Abraço.