Como é o surto de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)?

1 respostas
Como é o surto de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)?
Olá! Os períodos de surto ou de atividade do Lúpus são bem variáveis em forma de acometimento (sintomas) e gravidade, depende de cada caso. Esses são alguns sintomas que podem acontecer, lembrando que na maioria dos pacientes não acontecem todos eles:
1- Fadiga Intensa. A fadiga é um dos sintomas mais comuns durante um surto de LES. Pode ser debilitante, dificultando a realização de atividades diárias e causando uma sensação de cansaço extremo, mesmo após repouso. 2. Dor e Inflamação nas Articulações: Durante um surto, é comum que as articulações fiquem inchadas, doloridas e rígidas, especialmente nas mãos, punhos, joelhos e pés. A dor nas articulações pode ser simétrica (afetando ambos os lados do corpo) e, embora seja intensa, geralmente não causa danos permanentes nas articulações, como ocorre na artrite reumatoide.
3. Mialgia: Dores musculares também podem ocorrer, contribuindo para o desconforto e a limitação de movimentos.
4. Erupções Cutâneas
Erupção malar: Uma erupção característica em forma de "asa de borboleta" pode aparecer no rosto, cobrindo as bochechas e o nariz. Essa erupção pode ser desencadeada ou agravada pela exposição ao sol (fotossensibilidade).
Outras lesões na pele: Além da erupção malar, podem surgir lesões em outras partes do corpo, como no couro cabeludo, mãos e braços. Essas lesões podem ser vermelhas, escamosas e coçar.
5. Febre. Durante um surto, é comum que a pessoa com LES apresente febre baixa (geralmente em torno de 37,5°C a 38°C), sem uma causa infecciosa aparente. A febre pode ser um sinal de que a inflamação no corpo está aumentando.
6. Agravamento da sensibilidade à luz solar. Pode se intensificar durante um surto, levando ao aparecimento de erupções cutâneas e exacerbação de outros sintomas, como fadiga e dores musculares, após a exposição ao sol.
7. Problemas Renais (Nefrite Lúpica)
Durante um surto, pode haver inflamação nos rins (nefrite lúpica), o que pode se manifestar por meio de:
Inchaço nas pernas e tornozelos.
Alterações na urina (urina espumosa, presença de sangue ou diminuição da quantidade de urina).
Aumento da pressão arterial. Se não tratada, a nefrite lúpica pode levar a perda da função do rim, o que pode levar o paciente à hemodiálise.
8. Sintomas Neurológicos e Psiquiátricos. Durante um surto, o LES pode afetar o sistema nervoso central, causando: Dores de cabeça intensas.
Confusão mental ou dificuldade de concentração. Mudanças de humor, como ansiedade ou depressão. Convulsões ou, em casos graves, psicose.
9. Problemas Pulmonares e Cardíacos Pleurite: Inflamação da pleura (membrana que envolve os pulmões), causando dor no peito ao respirar profundamente. Pericardite: Inflamação do pericárdio (membrana que envolve o coração), causando dor no peito, que pode ser confundida com um ataque cardíaco. Dificuldade para respirar: Pode ocorrer devido à inflamação nos pulmões ou acúmulo de líquido ao redor deles.
10. Alterações no Sangue
Durante um surto, o LES pode causar alterações hematológicas, como:
Anemia: Diminuição dos glóbulos vermelhos, levando à fadiga e palidez.
Leucopenia: Redução dos glóbulos brancos, aumentando o risco de infecções.
Trombocitopenia: Redução das plaquetas, o que pode aumentar o risco de sangramentos e hematomas.
11. Problemas Gastrointestinais Algumas pessoas podem apresentar sintomas gastrointestinais durante um surto, como dor abdominal, náusea e vômito. Isso pode estar relacionado à inflamação dos vasos sanguíneos que irrigam o trato gastrointestinal ou ao uso de medicamentos.
12. Queda de Cabelo. Durante um surto, é comum que ocorra queda de cabelo (alopecia). O cabelo pode ficar fino e quebradiço, e em alguns casos, podem aparecer áreas de calvície.