Como diagnosticar uma pessoa com DSR? Que tipos de exames se deve fazer? Ou somente o inchaço e variação

3 respostas
Como diagnosticar uma pessoa com DSR? Que tipos de exames se deve fazer? Ou somente o inchaço e variação de temperatura a dor e a sensibilidade no membro em questão já garante que é essa síndrome ?
A etiologia da da DSR ainda não é unânime entre todos oa pesquisadores. E não necessariamente quadro de edema, alteração de sensibilidade e temperatura são sintomas suficientes para fechar o diagnóstico. Exames laboratoriais , termografia e cintilografias, podem ajudar no diagnóstico. Além da análise minuciosa durante a anamnese, buscando fazer uma análise biopsicossocial. Já que alguns pesquisadores não associam mais a DSR, apenas, a pós- trauma, cirurgias, avc e etc.

A DSR é uma síndrome complexa de dor regional, idiopática, geralmente pós-traumática, com disfunção músculo-esquelética, vascular e da pele: dor intensa persistente de um membro associada a alterações vasculares e sensoriais, incapacidade física e disfunção psico-social. O diagnóstico é essencialmente clínico, baseado num alto índice de suspeita. De aspecto distinto da criança e adolescente comparado com o adulto. Excessivos testes diagnósticos podem agravar o quadro. A cintilografia óssea é um exame útil. Em crianças, o mapeamento músculo-esquelético é um bom exame para auxiliar no diagnóstico.
A síndrome de dor regional complexa (SDRC), também conhecida como distrofia simpático-reflexa (DSR), é uma condição complexa que envolve dor intensa e persistente em um membro, geralmente após um trauma ou cirurgia. O diagnóstico da SDRC é predominantemente clínico e exige um alto índice de suspeita por parte do médico.

Os sintomas típicos da SDRC incluem dor intensa, inchaço, variação de temperatura, alterações na cor da pele e sensibilidade exacerbada no membro afetado. No entanto, esses sinais e sintomas por si só não são suficientes para um diagnóstico conclusivo, pois podem estar presentes em outras condições.

Para confirmar o diagnóstico de SDRC, é essencial uma avaliação clínica detalhada, incluindo uma anamnese minuciosa e exame físico. Durante a anamnese, o médico buscará informações sobre o início e a natureza da dor, eventos desencadeantes como traumas ou cirurgias e qualquer alteração na função do membro afetado.

Além da avaliação clínica, alguns exames podem ser úteis para apoiar o diagnóstico. A cintilografia óssea pode mostrar alterações específicas nos ossos e ajudar a confirmar o diagnóstico. A termografia avalia a variação de temperatura da pele, que pode ser indicativa de SDRC. Exames laboratoriais podem ser realizados para excluir outras condições que possam causar sintomas semelhantes.

Em alguns casos, a realização excessiva de testes diagnósticos pode agravar os sintomas, especialmente em crianças. Portanto, é crucial balancear a necessidade de exames com o impacto potencial sobre o paciente.

É fundamental que o diagnóstico seja feito por um médico com experiência em SDRC, pois a condição pode ser complexa e variar de pessoa para pessoa. Uma abordagem biopsicossocial, considerando não apenas os aspectos físicos, mas também os fatores psicológicos e sociais, é importante para um manejo adequado.

Se você suspeita de SDRC, recomendo que procure um especialista para uma avaliação detalhada. Se precisar de mais orientações ou quiser discutir seu caso em detalhes, estou à disposição para uma teleconsulta. Basta clicar no perfil para agendar.

Espero ter ajudado. Cuide-se bem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900