Como amenizar a dor óssea causada mieloma múltiplo ?

2 respostas
Como amenizar a dor óssea causada mieloma múltiplo ?
Boa noite
A dor óssea no Mieloma Multiplo é um sintoma comum. Isso porque a doença provoca lesões nos ossos, principalmente coluna, costelas, crânio e bacia. Além disso, pode ainda provocar fraturas chamadas “patológicas”.
Por isso é fundamental a avaliação do esqueleto , ou seja , dos ossos antes do início do tratamento . É preciso avaliar presença de fraturas porque pode ser necessário cirurgia em alguns casos para estabilização e melhora da dor ou até uso de coletes especiais.
O tratamento inicial da doença com esquemas de quimioterapia combinados deve amenizar a dor e também o uso concomitante de bifosfonados, como acido zolendrônico , por exemplo, uma medicação que regula a reabsorção óssea também auxilia nesse processo. Medicação analgésicas potentes como opióides podem ser utilizados. E, finalmente , os atiinflamatorios devem ser evitados afim de proteger os rins, que também podem ser acometidos pelo Mieloma Múltiplo.

Acrescentando: No caso de dor óssea decorrente lesões ósseas da doença, pode se realizar Radioterapia local em baixa dose para "destruir" as células tumorais e consequentemente melhorar a dor.
Existem uma série de abordagens medicamentosas possíveis para alívio parcial ou total da dor, desde "patches" cutâneos, diferentes classes medicamentosas de analgésicos VO (via oral), além de IM (intramuscular) ou EV (endovenoso). Este manuseio exige dedicação e acompanhamento de perto do paciente, devido aos efeitos colaterais dos analgésicos assim como facilidade x dificuldade de vias de acessos para as medicações / acesso financeiro.