Como ajudar minha irmã a recuperar a autoestima e auto controle para educar seus filhos? Ela não

11 respostas
Como ajudar minha irmã a recuperar a autoestima e auto controle para educar seus filhos? Ela não consegue impor limites e ao mesmo tempo dá a eles autonomia que não cabe a eles visto que tem 12 e 10 anos. Percebo que ela está perdida mas é muito resistente a ouvir opiniões.
Recomendo entrevista e posterior avaliação psicológica para identificação das prováveis causas desse comportamento. Após essa etapa o paciente precisa, estar convencido da necessidade de ajuda, para conhecer, entender e pôr em prática os papéis que cabem a cada membro de uma família. Após essa etapa é recomendado que a família faça psicoterapia familiar e através de técnicas próprias da terapia sistêmica os papéis a que cada membro de uma família precisam cumprir, ficarão evidentes e se seguidas as recomendações é esperada nova postura dos responsáveis e das crianças e adolescentes, com consequente harmonia familiar.

Olá, a melhor forma de ajudar a sua irmã é levando ela até um profissional adequado, uma vez que ele terá capacidade de entender melhor o que está ocorrendo e promover melhoras, modificando a situação. De preferência em procurar um bom psicólogo.
Olá, você fala do papel de colocar limites de sua irmã, mas não se refere ao pai das crianças, talvez sua irmã esteja assumindo esse papel sozinha e por isso insegura em pontuá-los. De qualquer forma uma psicoterapia iria ajudá-la bastante, mas se esse fato a angustia muito (e não a sua irmã), procure ajuda para que você possa desligar-se desse problema com amor.
Olá!
Infelizmente, não há como obrigar alguém a procurar ajuda e fica difícil sugerir algo sem conhecer a situação um pouco mais a fundo.
Pela sua pergunta, parece que você está muito angustiada porque, de algum modo, está envolvida com os problemas da sua irmã. Talvez você seja a porta de entrada para um tratamento, na medida que você busque um profissional para falar sobre tudo isso e como você se sente diante da situação.

Coloco-me à disposição,
Míriam Félix Caruso
Pelo seu relato, sua irma deve estar tendo uma certa dificuldade em dosar os limites + incentivo da autonomia nos filhos. Este é um processo que gera muita duvida e por vezes dificuldades para os pais para tentar achar o melhor equilíbrio disso.
Sugiro que converse com ela e também escute o ponto de vista dela, com certeza ela terá algo a dizer.
A indicação de um psicologo poderia ajudar a lidar com temas como este e encontrar o melhor equilíbrio desta situação, contribuindo para o desenvolvimento saudável dos filhos.
Olá,
pelo que relatou sua irmã esta tendo dificuldades em lidar primeiramente consigo mesma, provavelmente existe algum tipo de resistência ao falar "não", impondo limites inclusive a seus filhos.
A maneira que poderia convence-la, seria dizendo como isso beneficiaria seus filhos, quais as vantagens que teriam em ter uma mãe mais firme e responsável.
Tendo conseguido isso, leve-a a um psicologo para que aprenda lidar com esses sentimentos, e consigo.
Estou a disposição
Att,
Olá,

Sua preocupação tem todo sentido e poderá ajudar sua irmã, sensibilizando-a a buscar um psicólogo para que ela possa trabalhar esta situação.
Em PNL - programação neurolinguística os resultados costumam ser rápidos e bem assertivos.

abs
Olá entendo sua angústia com relação a situação e é louvável sua preocupação, mas sua irmã também sente isso? Fica angustiada ou nervosa nestas situações? O pai das crianças é ausente?
Para ajudá-la ela precisaria estar incomodada de fato, se não nem você nem ninguém conseguirá bons resultados.
Abs
Olá!
Sua preocupação parece pertinente e, pelo que descreveu, sua irmã não irá procurar ajuda sozinha. Entendo que o melhor que pode fazer é conversar com ela sobre sua preocupação e sugerir que você e ela, juntas, consultem um terapeuta familiar. Lembre-se que você está falando sobre seu ponto de vista do comportamento de sua irmã, ela provavelmente possui outro olhar sobre a mesma situação, e um profissional imparcial irá tratar de outras questões não abordadas aqui, que certamente irão ajudar a mapear, compreender, para então trabalhar de forma a atingir seus objetivos.
Na terapia sistêmica familiar, entendemos que o sintoma é algo que surge para equilibrar um sistema (família), logo, ele tem sua função. Você pode realmente ser o elo que irá ajudar sua irmã na administração de sua vida.
É muito importante que a sua irmã esteja aberta a fazer um acompanhamento...um psicólogo pode auxiliar através da orientação de pais. Através da orientação, o psicólogo contribui para a reflexão dos pais , para compreender formas mais eficazes de lidar com essas demandas, trazendo um equilíbrio na dinâmica e convívio familiar/social/escolar.
não é nada fácil ver as pessoas que amamos passando por instabilidades, mas que bom que você veio aqui pedir auxilio! Pelo que você fala sua irmã é bem resistente, então será necessário encontrar uma forma de se comunicar com ela, onde não se sinta de alguma forma inferior por você está querendo auxiliar... Apenas falar que ela precisa ir ao psicologo não será suficiente, acredito que você deve mostrar e falar de todos os benefícios que ela pode conquistar ao iniciar a psicoterapia. Então primeiro, encante ela com a vida (educação dos filhos) que ela sempre sonhou, e se ofereça para estar junto ao procurar esse tipo de serviço, talvez tudo que você esteja falando para ela seja correto, mas a informação pode não está chegando a ela, pela forma que é falado, por isso te digo para encontrar novas formas de falar com ela, por estar fragilizada nesse momento. Beijo ♥