Com quantos dias de bariatrica sleeve posso comer comida que possua camarão?

6 respostas
Com quantos dias de bariatrica sleeve posso comer comida que possua camarão?
Dra. Rebeca Rocha
Nutricionista
Macaé
Olá, tudo bem?
O camarão é uma fonte de proteína igual ao peixe, carne, frango. Esse alimento só deve ser evitado para pacientes que tenham alguma alergia alimentar. Caso não tenha nenhuma alergia a frutos-do-mar, você pode consumir. Na fase dos alimentos líquidos coados, você pode utilizar o camarão para fazer os caldos, pode incorporar também, nas sopas coadas e nas sopas sem coar. Nas refeições pastosas, você pode incorporar em preparações com legumes, como abóbora, quiabo, chuchu. E na fase branda, você pode consumir cozido.

Observações: Não pode consumir com leite coco, frito, moqueca com dendê. Ou seja, precisa incorporar em preparações "leves" e conforme as recomendações da sua nutricionista.

Caso precise de acompanhamento nutricional, sou nutricionista e atuo nessa área.

Boa sorte e sucesso na sua evolução.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Renata Beserra
Nutricionista
Recife
Olá prezado, boa tarde! Tudo bem?

Não poderá consumir preparações à base de camarão apenas se for alérgico. Caso o contrário, o camarão está livre. Deverá apenas seguir as consistências de cada fase da dieta (líquida - pastosa - branda) de acordo com as orientações da sua nutricionista. Ex: Na fase líquida seria interessante bater no liquidificador na preparação de um sopa.

Uma boa recuperação!

Ficarei à sua disposição!
Dra. Jacqueline Santini
Nutricionista
São José dos Campos
Olá! Tudo bem? A restrição ao camarão deve ser feito em caso de alergia alimentar. Se não for o caso, pode consumir desde que respeite a consistência de cada fase do pós operatório da cirurgia.
Desejo uma ótima recuperação!
Estou a disposição!

Um abraço!
 Aline Muriel de Paula
Nutricionista
São Paulo
Após uma cirurgia bariátrica do tipo sleeve, é importante seguir as orientações e recomendações do seu médico e equipe de saúde. O tempo necessário antes de reintroduzir alimentos específicos, como camarão, pode variar de acordo com o protocolo e as instruções dadas pela equipe médica responsável pelo seu cuidado pós-operatório.

Normalmente, após uma cirurgia bariátrica, o processo de reintrodução gradual dos alimentos sólidos ocorre em etapas, começando com alimentos líquidos e avançando para alimentos macios, triturados e, eventualmente, sólidos. O objetivo é permitir que o sistema digestivo se adapte às mudanças pós-cirúrgicas e minimize o risco de complicações.

Geralmente, alimentos com textura fibrosa ou de difícil digestão, como camarão, podem ser introduzidos após algumas semanas ou meses da cirurgia, dependendo da sua recuperação individual e das orientações do seu médico. É fundamental seguir as diretrizes alimentares fornecidas pela equipe médica para garantir uma recuperação adequada e evitar complicações.
Se for consumir camarão em um caldo, é possível introduzi-lo um pouco antes dos alimentos sólidos completos, mas ainda assim, isso deve ser feito com cautela. Normalmente, após cerca de 4 a 6 semanas, você pode começar a introduzir alimentos macios e bem cozidos.

Aqui está uma recomendação geral:

1. Primeiras 1-2 semanas (Líquidos claros) Apenas líquidos claros, sem sólidos.

2. Semanas 2-4 (Líquidos completos):
Sopas e caldos sem pedaços sólidos.

3. Semanas 4-6 (Alimentos pastosos)
Sopas mais espessas e purês, mas ainda sem grandes pedaços de alimentos.

4. A partir da semana 6 (Alimentos macios): Você pode começar a adicionar alimentos macios e bem cozidos. Um caldo com camarão bem picado e bem cozido pode ser introduzido gradualmente, observando sempre a tolerância do seu corpo.

Portanto, um caldo com camarão bem picado e bem cozido pode ser considerado em torno de 6 semanas, mas isso depende de sua adaptação e sempre com o acompanhamento de um profissional.
Consulte seu médico e seu nutricionista para avaliar condições clínicas individuais. Normalmente a alimentação retoma para alimentos sólidos de 45 a 60 dias. Mas isto é feito de forma gradual e progressiva, sempre atento a mastigação, tamanho das porções e outros fatores.

Especialistas

Rafael Brandão Bitencourt

Rafael Brandão Bitencourt

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Belo Horizonte

Agendar uma visita
Carlos Eduardo Pizani

Carlos Eduardo Pizani

Cirurgião do aparelho digestivo

São Caetano do Sul

Agendar uma visita
Marcela Souza Cruz

Marcela Souza Cruz

Cirurgião geral

Volta Redonda

Agendar uma visita
Mariana Vianna Ribeiro

Mariana Vianna Ribeiro

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Niterói

Agendar uma visita
Marcelo Canelo Coppini

Marcelo Canelo Coppini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Joinville

Alexandre Camara Pecanha

Alexandre Camara Pecanha

Cirurgião plástico

Patos de Minas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 259 perguntas sobre Cirurgia bariátrica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.