Cirurgia para corrigir estrabismo pós-trauma (acidente automobilístico há 3 anos) pode não resolver

3 respostas
Cirurgia para corrigir estrabismo pós-trauma (acidente automobilístico há 3 anos) pode não resolver a diplopia ou mesmo agravá-la? Recebi esse prognóstico de um renomado especialista em estrabismo. O nervo não responde mais a nenhum estímulo. Médico afirmou ser inútil cirurgia. Pode ser isso mesmo?
Nos casos de paralisias oculares secundárias a traumas encefálicos , a cirurgia de estrabismo não devolverá movimentos normais aos músculos paralisados . Dependendo do nervo lesado e seus respectivos músculos relacionados , a cirurgia pode trazer algum conforto e redução da visão dupla em algumas posições.
Estas possibilidades ficam muito reduzidas nos casos de paralisias do Nervo Oculomotor (3• nervo craniano),uma vez este nervo lesado pode afetar a função de até 4 músculos dos 6 que cada olho tem para executar movimentos

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Estrabismos causados por paralisia de nervo são sempre mais difíceis de resolver. Porem com cirurgia é possível melhorar o alinhamento dos olhos olhando em frente , mesmo que permaneça algum desvio quando se olha para os lados ou para cima. Eliminar completamente a diplopia em todas as posiçoes do olhar é que na maioria das vezes não é possível.
O prognóstico cirúrgico Depende do(s) nervo(s) e consequentemente, músculos afetados. O objetivo da cirurgia de estrabismo é eliminar a visão dupla no olhar para frente e para leitura, que são as posições mais usadas, mas a diplopia pode sim piorar em outras posições do Olhar( posições secundárias, que são menos usadas no dia-a-dia). Quando há paralisação de um músculo, ao invés de paresia, onde ainda há funcionamento do músculo, as cirurgias são mais complexas e os resultados tendem a ser mais limitados.

Especialistas

Gerson Samy Pinto

Gerson Samy Pinto

Oftalmologista

Antonina

Diego Nunes Billerbeck

Diego Nunes Billerbeck

Oftalmologista

Araucária

Stephan Neves Noleto

Stephan Neves Noleto

Oftalmologista

São Luís

Gabriel Aguiar Carvalho

Gabriel Aguiar Carvalho

Oftalmologista

Araxá

Lizie Araújo

Lizie Araújo

Oftalmologista, Generalista

São Miguel do Gostoso

João Hélio P. Queiroz

João Hélio P. Queiroz

Oftalmologista

Barra Do Garças

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 395 perguntas sobre Estrabismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.