Bom dia, Minha mãe tem 90 anos, tem demência e está se alimentando pouco e muito devagar. Está

4 respostas
Bom dia,
Minha mãe tem 90 anos, tem demência e está se alimentando pouco e muito devagar. Está emagrecendo muito e não sei mais o que fazer. Tentamos de tudo. As dietas passadas por nutricionistas não nos ajudam, pois a dificuldade que temos é que ela aceite os alimentos. Ajudem-nos, por favor.
Olá, bom dia.

Precisamos avaliar algumas questões fundamentais:

Primeiro, se sua mãe não está sofrendo nenhum efeito colateral de algum remédio, visto que nessa idade é muito comum que isso ocorra. Alguns medicamentos para demência podem causar diminuição de apetite e perda de peso!!

Segundo, uma avaliação sobre sintomas comportamentais da demência pode ajudar. Algumas orientações não farmacológicas, e até mesmo alguns remédios podem melhorar o apetite.

Além disso, uma visão global dela é necessária, buscando se não há outra etiologia para a sua perda de peso, além de uma abordagem multiprofissional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia, TD bem?
Parabéns pelos 90 anos, minha vó tem 82 anos e iniciou este quadro em 2015. Para reverter usamos a seguintes táticas: primeiro levamos ela em um dentista para ver se a prótese dentária estava bem ajustada e descobrimos que a parte de baixo estava com folga, trocamos e nisso ela conseguiu voltar a comer carne bovina moída. A salada crua só conseguiu voltar a comer com uso de limão no tempero, a acidez foi melhor aceita.
Colocamos no leite de toda manhã um suplemento próprio para idosos como Nutren Sênior. Experimente essas táticas e nos conte. No Instituto Nova Campinas onde atendo de segunda, quarta e sexta tem uma equipe completa de profissionais incluindo geriatra onde podemos te ajudar de maneira global. Um grande abraço
Bela idade,90 anos! É o momento da nutrição completa.Se sua mãe tiver como mastigar pode fracionar pequenos pedaços de alimentos para incentiva-la a sentir o sabor e o prazer de comer. Com demência senil precisa motivação e variar bastante o cardápio.A quantidade é pouca mesmo,porém bem fracionada , de 6 a 8 refeições por dia.Para garantir a nutrição, mais seguro será a suplementação .Que pode ser ajudada por fórmulas adequada em calorias e nutrientes ,fornecida por nutricionista caseira ou as industrializadas que ficam com alto custo.
Toda vez que preparar algo para o idoso experimente.Se estiver gostoso para você estará ótimo para ele.
Aconselho procurar um profissional para auxiliar qual a recomendação necessária para sua mãe se alimentar, pois ela pode ficar desnutrida.
Exitem vários suplementos que podem ajuda-la.
Mas antes é preciso consultar um profissional.

Especialistas

Larissa Gonzaga

Larissa Gonzaga

Nutricionista

Juiz de Fora

Renata Souza

Renata Souza

Nutricionista

Sobral

Telrika Reis

Telrika Reis

Nutricionista

Rio de Janeiro

Vanderléia Borges

Vanderléia Borges

Nutricionista

Florianópolis

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 62 perguntas sobre Emagrecimento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.