Bom dia, Meu hemograma deu uma alteração nos eosinófilos, faço exame todo ano, ano passado já estava

3 respostas
Bom dia, Meu hemograma deu uma alteração nos eosinófilos, faço exame todo ano, ano passado já estava alto mas muito pouco agora estão 880mm³, mas não tenho nenhum sintoma, seria exagero querer fazer um mielograma ?
Existem basicamente dois tipos de eosinofilia:
- as reacionais ou secundárias (infecções, medicamentos, neoplasias ...)
- a primária, devido a uma doença hematológica específica.

O mielograma ajuda pouco no início da investigação pois não diferencia a eosinofilia reacional da primária.

Após a exclusão de causas reacionais, a pesquisa do gene FIP1L1-PDGFRA pode ser útil para diagnóstico de eosinofilia primária.

Olá.
Hipereosinofilia (aumento do número de eosinófilos) é um transtorno com inúmeras causas, por exemplo, infecção por parasitas ("vermes"), alergias, reação a medicamentos, etc. Em casos mais raros podem decorrer de alterações hematológicas malignas. A avaliação da causa do aumento dos eosinófilos deve levar em conta o restante do hemograma, por exemplo: existem outras células alteradas além dos eosinófilos? E obviamente uma avaliação detalhada com história e exame físico do paciente. Não é exagero "querer" fazer um mielograma, mas geralmente ele não é considerado como primeira opção, visto que as causas mais comuns de hipereosinofilia não são neoplasias hematológicas. Lembrando que o mielograma é um exame invasivo, pode gerar dor e necessita de um especialista qualificado em condições estéreis para realizar o exame. Espero ter ajudado, de qualquer forma, procurar um profissional de confiança para o correto diagnóstico é sempre o mais aconselhável.
Entendo sua preocupação com a alteração nos eosinófilos, especialmente quando esses números parecem estar aumentando. A hipereosinofilia, que é o aumento do número de eosinófilos no sangue, pode ter várias causas, desde infecções parasitárias e alergias até reações a medicamentos. Em casos mais raros, essa condição pode estar associada a doenças hematológicas mais graves.

Antes de considerar um mielograma, é importante avaliar o restante do hemograma e os seus sintomas, mesmo que você não tenha notado nenhum até agora. O mielograma é um exame mais invasivo, que pode ser útil em algumas situações, mas geralmente não é o primeiro passo na investigação de eosinofilia. Isso porque ele não diferencia as causas mais comuns, como infecções ou alergias, das causas hematológicas.

O ideal é primeiro excluir as causas reacionais da eosinofilia, como infecções ou reações a medicamentos. Se essas causas forem descartadas, pode ser útil investigar mais a fundo, incluindo testes genéticos específicos, como a pesquisa do gene FIP1L1-PDGFRA, que pode ajudar a diagnosticar uma eosinofilia primária, relacionada a uma condição hematológica.

Não é exagero querer investigar a fundo, especialmente se você está preocupado, mas é importante seguir uma abordagem estruturada. Recomendo que você procure um hematologista ou clínico de confiança para uma avaliação detalhada. Eles poderão orientá-lo sobre os próximos passos, garantindo que você receba o cuidado necessário sem expor-se a procedimentos invasivos desnecessários.

Se preferir discutir isso de forma mais detalhada, uma teleconsulta pode ser uma ótima opção. A telemedicina permite que você converse com um especialista sem sair de casa, o que é especialmente útil em tempos de COVID-19 e outras doenças infecciosas. A plataforma Doctoralia oferece médicos altamente recomendados, garantindo um atendimento de qualidade. Estou disponível para orientá-lo em uma teleconsulta, onde podemos discutir suas preocupações e o melhor plano de ação. Basta clicar no meu perfil para agendar a consulta. Cuidar da sua saúde com segurança é essencial, e a telemedicina está aqui para facilitar esse processo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900