Boa tarde meu nome é Adriana tenho uma filha de 14 anos mais a 2 anos ela começou com tikes assobiav

19 respostas
Boa tarde meu nome é Adriana tenho uma filha de 14 anos mais a 2 anos ela começou com tikes assobiava se tremia toda balança os ombros agora se contorce toda balança muito a cabeça levei no neurologista ele já diagnosticou com tourette de cara . Agora ela toma mind e risperidona a 1 mês mas eu estou achando que não está adiantando qual médico eu posso procurar mais , estou desesperada . Obrigada
Olá, a síndrome de Tourette pode ser tratada tanto por neurologista como por psiquiatra. Os medicamentos são dominados pelas duas especialidades. Qualquer outra modalidade de tratamento deve ser indicado por médico !!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Como a colega sabiamente indicou está correto , além dos dois profissionais um psicólogo tb vai ser bem interessante procurar dentro de uma abordagem comportamental ou cognitiva comportamental !
Olá Adriana. A presença de tiques motores e verbais trazem grandes prejuízos para quem os apresenta. Só posso imaginar como deve estar sendo difícil para você, como mãe, lidar com isso,e ver o sofrimento da sua filha.

A boa notícia é que a psicoterapia pode ajudar onde os medicamentos não estejam sendo suficientes. Existe um protocolo específico para tratamentos de tiques, como apontando acima, da abordagem comportamental da psicologia. Ajudará a esclarecer inclusive o diagnóstico da sua filha como mais convicção.

Espero ter ajudado com sua dúvida, e caso precise, estou à disposição.
Olá Adriana!
Ter uma filha com esses sintomas e o diagnóstico já dado, pode causar uma grande inquietação em você que é mãe e é a quem o filha mais solicita.
Que bom que ela está sendo acompanhada por neurologista! O psiquiatra também é um profissional que diagnostica e acompanha casos como esse.
Importante também contar com o tramento psicológico para acompanhar o desenvolvimento de sua filha e acompanhamento psicológico aos pais/responsáveis, através da Orientação de Pais, que também é um trabalho da psicologia.
Considere também, um espaço para você cuidar de si e dos sentimentos que transbordam no coração de mãe, em uma situação como essa!
Espero ter contribuido em dirimir suas dúvidas!
Estou à disposição!
Olá, parece estar insegura com a resposta medicamentosa dos sintomas da sua filha, então, ideal seria procurar outro neurologista e um psiquiatra, para que ambos possam em acordo encontrar um tratamento medicamentoso que dê a sua filha um conforto maior e consequentemente, vc também estará melhor.
Abraço.
Olá!
Com um mês de tratamento pode ser prematuro definir se funciona o tratamento. Busque um novo neurologista que possa rever diagnóstico e medicação na sequência.
Recomendado buscar o médico para as devidas orientações, alteração dos medicamentos ou mesmo da dosagem. A seguir procure um psicólogo para uma terapia para acompanhá-la.
Caso este sintoma principal está associado a distúrbio alimentares ou disfunções gastrointestinais podemos considerar desequilíbrio de baço e/ou vesícula biliar. O tratamento com fitoterapia e acupuntura tende a fornecer bons resultados. Precisaria realizar uma avaliação detalhada para um diagnóstico mais preciso.
Psicotrópicos demandam um tempo para apresentar efeito consideravel, pois o corpo vai absorvendo e se adaptando aos poucos ao medicamento. O tempo/dosagem varia de pessoa para pessoa, costuma começar com uma dosagem baixa e vai nivelando a medida do tempo. - Aconselho retornar ao mesmo médico que receitou estes medicamentos para um acompanhamento. - Caso de fato não esteja surtindo efeito, pode ser o caso de alterar a dosagem ou mesmo, alterar o psicotrópico em si. Cabe ao médico neuro/psiquiatra avaliar a situação.
Ola concordo que a síndrome de Tourette pode ser tratada tanto por neurologista como por psiquiatra. Os medicamentos são dominados pelas duas especialidades. Porém acredito que o acompanhamento psicológico deve ser de suma importância, e não somente para ela como também aos seus familiares.
Olá, querida! Imagino sua aflição! Se já teve tempo suficiente para a medicação fazer efeito, pode comunicar ao neurologista que o objetivo da medicação não está sendo alcançado. Entretanto, pode buscar uma nova avaliação sobre o uso da medicação com um psiquiatra. Recomendo que a coloque em acompanhamento psicológico também para que, junto com a medicação, melhore o controle dos tiques e minimize o impacto disso na vida dela.
Oi Adriana, sinta-se acolhida, a síndrome de tourette é algo bastante angustiante, tanto para quem sofre, como para quem convive com a criança. Consulte outro neurologista para tirar dúvidas quanto às medicações prescritas, sempre vale a pena conversar com mais de um médico. E no caso dela também é muito importante fazer Psicoterapia com psicólogo, para aliviar a ansiedade e como lidar com tudo isso no convívio social. Melhoras para ela.
Psiquiatra e psicólogo (terapia cognitivo comportamental)
Olá. Os médicos mais indicados seriam neurologistas e psiquiatras. O tratamento psicológico nesse caso também será importante.
Olá Adriana,

Entendo que você esteja preocupada com a saúde da sua filha. É importante que você procure um especialista em Tourette para que ele possa avaliar a condição dela e recomendar o tratamento mais adequado. Você pode procurar um neurologista infantil, um psiquiatra infantil ou um especialista em Tourette. É importante que você procure um profissional qualificado para que ele possa ajudar a sua filha.

Espero que isso ajude.

Até mais.
Bom dia Adriana, imagino a sua condição emocional em receber este diagnostico( Síndrome de Tourette, que na verdade envolve movimentos repetitivos incontroláveis ou sons indesejados (tiques), como piscar repetidamente os olhos, encolher os ombros ou deixar escapar palavras ofensivas). Existem mais de 150 mil casos no Brasil. O tratamento com Psiquiatra para (prescrição de medicamentos e psicoterapia lhe darão uma qualidade de vida mais equilibrada a sua filha, já que este transtorno não tem cura.
Oi, Adriana! Entendo sua preocupação com a saúde de sua filha. Se você não está satisfeita com o tratamento atual ou acha que ele não está sendo eficaz, é importante buscar uma segunda opinião médica. No caso do transtorno de Tourette, um profissional que pode ser útil é um neurologista ou um psiquiatra especializado em distúrbios do movimento e transtornos neuropsiquiátricos.

Além disso, é importante comunicar suas preocupações ao médico que está tratando sua filha atualmente. Eles podem ajustar a medicação, considerar outras opções de tratamento ou encaminhá-la a um especialista mais apropriado, se necessário.

Lembre-se de que o tratamento da síndrome de Tourette pode ser complexo e muitas vezes envolve uma abordagem multidisciplinar que inclui terapia comportamental, terapia ocupacional e, em alguns casos, medicação. Busque apoio e orientação de profissionais de saúde qualificados para ajudar sua filha a gerenciar seus sintomas de forma eficaz.

Além disso, lembre-se de cuidar de seu próprio bem-estar emocional, pois lidar com transtornos de saúde mental de um ente querido pode ser desafiador. Você pode procurar apoio de grupos de pais, terapia familiar ou aconselhamento para ajudar você e sua filha durante esse processo.
Os psicologos são muito mais bem aparelhados do que medicos para fazer um diagnostico deste tipo. Pode ser tourette, mas o psicologo sempre começa com a hipotese de que são consequencias comportamentais de eventos passados, subjetivos ou objetivos. Somente depois de esgotar as hipoteses de respostas comportamentais a sua historia pessoal é que um psicologo adere a hipotese de tourette. Portanto, sugiro procurar um bom psicologo para fazer uma avaliação profunda das causas destes comportamentos, e se for o caso, fazer o tratamento adequado para que ele tenha uma vida social satisfatoria.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Pode ter uma 2a opinião de um psiquiatra e neurologista.

Especialistas

Bruno Diego Teixeira Alves

Bruno Diego Teixeira Alves

Psicólogo

Franca

Karen Castro

Karen Castro

Psicólogo

Araucária

Diego Peixoto de Souza

Diego Peixoto de Souza

Psiquiatra

Belo Horizonte

Regina Rozenbaum

Regina Rozenbaum

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Victor Lessa

Victor Lessa

Psiquiatra

Maceió

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Tiques
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.