Boa noite. Tenho um irmão com síndrome de down e a 15 anos ele perdeu a fala! Devido , a um trauma

21 respostas
Boa noite. Tenho um irmão com síndrome de down e a 15 anos ele perdeu a fala!
Devido , a um trauma passado.
Durante um assalto!
A hipnose pode ajudar ele,de alguma forma?
Sim, a hipnose aliada a um contexto terapeutico pode possibilitar a resolução dessa questão. Alguns traumas podem gerar efeitos psicossomáticos como o da mudez, cegueira, surdez, etc. Em um contexto geral muitas vezes se trata de um caso de histeria. Se não houver causas fisiológicas, significa que tem contexto emocional, e sendo emocional é possível ser tratado com Hipnoterapia.
O fato dele possuir down é algo relevante, mas não impede dele acessar estados hipnoticos. Procure um profissional confiável mais próximo a você e ele poderá lhe esclarecer como procede o tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim a hipnose pode ajudar ao seu irmão , ele pode ainda se beneficiar se outra técnica chamada linha do tempo.. Ambas as técnicas vão atuar no momento traumático,.
Aliadoa.a essas técnica existem terapias integrativas que podem ajudar bastante como Barras de Access, MTVSS, entre outras. Acredito que o mais importante é saber que o seu irmão tem tratamento.
Prezada consulente, é importante compreender que a hipnose é um recurso terapêutico. Se o paciente possui suas faculdades cognitivas preservadas bem como todo seu aparelho vocal, a hipnose é um recurso interessante. É importante ainda que seu irmão consiga se comunicar de alguma forma com o terapeuta para uma abordagem que faça sentido a ele, pois um trauma possui um registro único de quem o sofre e não apenas da percepção de quem o viu sofrer. Mas, de todo modo, um profissional preparado talvez possa conseguir um resultado satisfatório utilizando-se de intervenções baseada nos subsídios ofertados por quem o assiste. O mais relevante é entender que como recurso terapêutico o resultado é relativo a cada caso e a cada pessoa.
Sinto muito pelo seu irmão. Bom, a hipnose só funciona se a pessoa que for hipnotizada entender e atender as instruções dadas, é preciso a interação entre o cliente e o hipnoterapeuta, se seu irmão não consegue seguir as instruções não dá pra fazer.
Sou hipnoterapeuta e se quiser saber mais sobre a hipnose assista meus vídeos aqui no perfil.
A Acupuntura é um ótimo recurso para tratar as emoções , costumo usar laser para estimular os pontos, o que pode ser uma boa opção para o seu irmão que tem S de Down, porque dispensaria o uso de agulhas, caso não houver contraindicação ( depois da avaliação) , usaria também Auriculoterapia com Cristais de Ressonância Harmônica, para tratar traumas , florais e outras terapias . Atenciosamente (Obs. Não pratico Hipnose)
O ideal é fazer uma anamnese com a pessoa desta forma ficaria mais fácil de te dar uma posição, pois cada ser humano é diferente e a hipnose deve ser feita sobre medida pra cada um.
Olá , sinto muito pelo seu irmão. Sou Hipnoterapeuta e embora seja um tratamento eficaz para esse tipo de problema, o fato dele ter Down pode não ter o resultado esperado. Para obter sucesso no processo vai depender do nível de compreensão dele, em aceitar as sugestões. É importante ressaltar a importância de buscar profissional sério e que tenha esse cuidado. Boa sorte????
Bom dia, não só a hipnose, mas as abordagens que tratam o Estresse Pós-Traumático podem ajudá-lo.
Na hipnose é necessário um relaxamento profundo e plena confiança no terapeuta para aceitar as sugestões. Se isso for possível para ele, pode-se evoluir para a regressão e ressignificar a memória do trauma.
Nas abordagens somáticas, como o Brainspotting, SE, Bodynamic ou EMDR o trabalho é feito sem indução, permitindo que ele mantenha o controle e reprocesse o trauma com os recursos disponíveis no corpo. Pode ser feito inclusive on-line, como estamos trabalhando nesses tempos de COVID-19.
Fico ao seu dispor.
Ola, em relação ao seu irmão a hipnose só poderá ajudar se ele tiver suas Cognição preservadas, se tiver entendimento da comunicação usado pelo hipnoterapeuta.
Olá ! Sim, a ferramenta Hipnose pode ajudar bastante. No caso especifico do seu irmão recomendo que além de Hipnoterapeuta o profissional seja Psicólogo Infantil, para que saiba o Manejo correto de qualquer intercorrência com ele durante o processo. Um abraço
Como os colegas colocaram, a hipnose pode sim ajudar! E complemento que a EFT - Emotional Freedom Techniques também pode ser bastante efetiva. Ela atua na causa raiz do problema, ou seja, desfazendo os registros emocionais da época do trauma. Desta forma, a retomada da fala seria uma consequência natural deste tratamento.
Olá!
Devemos levar em consideração SEMPRE que o processo de regressão através da Hipnose Clínica é uma ferramenta auxiliar, podendo ser aliada a outros tratamentos e jamais ser visto como "ferramenta para a cura" de um determinado problema ou questão.
Comumente a hipnoterapia é capaz de acessar a memória do evento traumático e consequentemente, explorar a "cena" e depois dar um novo sentido ao trauma, fazendo com o mesmo passe a ser apenas mais uma memória, e não uma memória responsável por um trauma grave.
Eu indico fortemente a tentativa com a Hipnose.
Sorte, e caso necessite de ajuda, entre em contato! Será um prazer ajudar vocês.
Percebo que é algo importante para você, e sempre gosto de perguntar porque e como chegou até a necessidade de realizar um processo com a hipnose.

Antes mesmo de seguir, gostaria de perguntar: O que já tentou realizar que ainda não funcionou?

Deixe me saber, assim posso te orientar se a hipnose pode te ajudar!

Existem outras combinações muito poderosas que apoia o processo de melhora no que você está buscando, que é a PNL voltada para atendimento clinico (Mix da hipnose e PNL tradicional).

Mas é interessante saber se já passou por um clinico, psiquiatra ou neurologista? O que o pediatra que acompanhou toda evolução de seu irmão diz a respeito de incluir outras práticas?
Sim! A Hipnoterapia Integral Sistêmica pode ajudar nesta questão. A Hipnoterapia Integral Sistêmica é a integração de várias abordagens terapêuticas para diferentes tratamentos, seja de patologias ou mesmo de problemas psicossomáticos com intuito de lhe trazer o equilíbrio físico, mental e emocional.
Não somente a hipnose como também a EFT (técnica de libertação emocional). A EFT é uma técnica que trabalha com a conexão mente-corpo e pode trazer diversos benefícios para o paciente. Desta forma, ao realizar esse tratamento são liberados os bloqueios, que muitas vezes estão de forma inconsciente, impedindo de trazer harmonia. . .
É utilizada para tratar: alergias, enxaqueca, raiva, estresse, ansiedade, compulsões, traumas, luto, depressão, compulsões alimentares, fobias, vícios, insônia e obsessões.
Além disso, é uma técnica através da qual o terapeuta libera energia negativa armazenada em pontos do corpo. Essa energia é capaz de causar bloqueios e podem causar adoecimento físico e emocional.
As terapias complementares que identificam a causa do trauma e fazem a liberação da memória celular atuam de forma natural e auxiliam no processo de recuperação quando os sintomas são de origem emocional.
A hipnose é uma efetiva ferramenta para se realizar terapia. Quando o paciente possui suas habilidades cognitivas preservadas e consegue se comunicar efetivamente com o terapeuta, a hipnose se torna um recurso terapêutico possível. É importante compreender que o potencial resultado vai depender proporcionalmente da integridade destes pré-requisitos.
pode sim, mas como ele não se comunica recomendo a hipnose não verbal
A Hipnoterapia é uma abordagem terapêutica, uma ferramenta, que envolve a indução a um estado de transe hipnótico para acessar o subconsciente e trabalhar em questões emocionais, psicológicas e comportamentais.

Pessoas com síndrome de Down quando acontece a perda de fala é complexo. É importante fazer uma avaliação completa do caso, pois certamente envolverá mais profissionais como fonoaudiólogo especialista entre outros.

Infelizmente seu irmão pode ter perdido a fala por conta desse trauma, mas pode ser influencia de outros fatores neurológicos e de desenvolvimento da síndrome.
Pode e deve ser utilizada em terapias para ajuda-lo, recomendo fortemente
Com certeza desde que ele possa ao menos compreender o que está sendo dito para ele, caso não possa se poderia indicar o mesmerismo.

Especialistas

Raquel Brito

Raquel Brito

Psicólogo

Ribeirão Preto

Agendar uma visita
Wanda Salvia

Wanda Salvia

Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Fabio J. Sakuma

Fabio J. Sakuma

Psicanalista, Terapeuta complementar

Cotia

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 133 perguntas sobre Hipnose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.