Boa noite. Meu marido foi diagnosticado com tuberculose. Tenho um bebê de 3 meses em casa antes ele

2 respostas
Boa noite. Meu marido foi diagnosticado com tuberculose. Tenho um bebê de 3 meses em casa antes ele dormia no quarto junto com a gente será que meu bebê corre risco? Tô apavorada
Olá, se o bebê dormia no quarto junto com o pai com tuberculose enquanto estava sem tratamento ele tem sim risco de ter contagiado a doença. A pessoa com tuberculose para de transmitir a doença apenas após 2 semanas de tratamento. Neste caso, indico que você procure um pneumologista pediátrico em sua região para avaliar seu bebê e um pneumologista para você mesma também fazer uma avaliação.
À disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se o caso índice, no caso o seu marido, já estiver em tratamento há pelo menos 15 dias o risco de contágio é praticamente nulo, mesmo para as pessoas que vivem no mesmo ambiente. Não há razão para pânico nem separar objetos de uso pessoal de seu marido como roupas, talheres, copos. O importante é que ele siga o tratamento adequado pelo período recomendado pelo médico assistente que vai acompanha-lo durante todo o tratamento. Seu filho certamente foi vacinado com o BCG e isto já é uma garantia de proteção para formas mais graves da doença. Ademais pode ser até mesmo que seu marido não estivesse eliminando os bacilos da doença o que também reduz as possibilidades de contágio.

Especialistas

Fabrício Ziliotto

Fabrício Ziliotto

Generalista

Umuarama

Karina Pierantozzi Vergani

Karina Pierantozzi Vergani

Pediatra

São Paulo

Murillo Salviano

Murillo Salviano

Pneumologista

Presidente Prudente

Davi Fonteles

Davi Fonteles

Médico de família

Fortaleza

Ricardo Ozório Dourado

Ricardo Ozório Dourado

Pneumologista

Goiânia

Alex Rodrigues

Alex Rodrigues

Pneumologista

Sobral

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 677 perguntas sobre Tuberculose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.