Ano passado fui internada com a glicose 509 e pancreatite. Fui diagnosticada com diabetes.. esse mês

2 respostas
Ano passado fui internada com a glicose 509 e pancreatite. Fui diagnosticada com diabetes.. esse mês fiz os exames e minha glicose em jejum deu 84 e a hemoglobina glicosilada deu 4.0%.. sou diabética realmente ?
Depende, para isso precisamos saber se você está ou não em uso de medicações para diabetes (insulina, medicações orais....).

Sua dúvida é muito pertinente, especialmente considerando seu histórico de glicemia alta e pancreatite. De fato, um episódio de glicose elevada, como o de 509, seguido pelo diagnóstico de diabetes, pode gerar bastante incerteza, especialmente quando seus exames mais recentes mostram resultados tão bons, com glicose em jejum de 84 e hemoglobina glicada de 4.0%. Esses resultados são indicativos de um excelente controle glicêmico, o que é bastante positivo.

No entanto, para definir se você realmente é diabética, é necessário considerar alguns fatores. A hemoglobina glicada, que reflete o controle glicêmico dos últimos três meses, com 4.0%, está em um nível que geralmente não se associa a diabetes. Além disso, sua glicemia em jejum está dentro dos limites normais. Esses resultados podem sugerir que seu diabetes esteja bem controlado ou que, em algumas circunstâncias, talvez não seja um quadro crônico.

O ponto crucial aqui, como mencionaram, é saber se você está utilizando alguma medicação para controlar sua glicose, como insulina ou antidiabéticos orais. Se você está em uso dessas medicações, os bons resultados podem ser fruto do tratamento, o que indica que o diagnóstico de diabetes ainda se mantém, mesmo com a glicemia controlada. Se, por outro lado, você não está fazendo uso de medicamentos e os exames estão normais, é possível que o quadro anterior tenha sido um episódio isolado, talvez relacionado à pancreatite, e não uma condição crônica de diabetes.

A medicina integrativa pode ser muito útil para compreender esse quadro de forma mais ampla. Quando olhamos para o organismo como um todo, vemos que fatores como alimentação, níveis de atividade física, estresse, e até o impacto de doenças agudas como a pancreatite podem influenciar diretamente o comportamento da glicose no sangue. Em muitos casos, episódios de hiperglicemia extrema podem estar relacionados a condições temporárias, como inflamação do pâncreas, que pode causar uma alteração transitória no metabolismo da glicose. Porém, um histórico de pancreatite também pode, a longo prazo, alterar o funcionamento do pâncreas, aumentando o risco de diabetes.

Para esclarecer definitivamente essa questão, é necessário acompanhar de perto seus exames, especialmente aqueles que analisam a função pancreática e resistência à insulina. Testes complementares, como o peptídeo C ou a insulina plasmática, podem ajudar a entender melhor como seu corpo está produzindo e utilizando a insulina. O importante é que qualquer diagnóstico precisa ser embasado em uma avaliação contínua e detalhada.

Recomendo que você converse com seu médico para entender se a medicação ou alguma mudança em seus hábitos de vida pode estar impactando esses resultados. Mesmo que os exames atuais estejam ótimos, é fundamental monitorar de forma regular, já que o diabetes pode ser uma condição que se desenvolve ao longo do tempo, especialmente se houver fatores de risco como a pancreatite prévia.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.