Amigos, há 5 meses eu fiz uso de cocaina, todos os fins de semana e eu parei há 7 dias e tenho apres

20 respostas
Amigos, há 5 meses eu fiz uso de cocaina, todos os fins de semana e eu parei há 7 dias e tenho apresentado síndrome do pânico, até em horas que eu to super tranquilo, meus bpm oscila entre 90-140, eu fico com muito medo de desmaiar ou ter um infarto, não tenho condições pra psicoterapia queria ver formas de resolver esse meu problema, ou se posso ficar tranquilo que é passageiro
Bom dia. O vicio da cocaína causa disfunções cerebrais, orgânicas e comportamentais. Você esta tendo crises de abstinência e mais as crises de ansiedade relacionadas ao que causou o vicio da cocaína, o que precisa ser trabalhado com psicoterapia para remissão e não recaída do vicio. Sem condições financeiras para pagar um profissional particular, sugiro buscar atendimento no caps da sua cidade ou posto de saúde. Parabéns pela decisão de parar, sugiro buscar ajuda medica para diminuir as crises de abstinência. E psicológica para tratar as causas e aspectos de prevenção de recaída.

Bom dia, que bom que tomou a decisão de parar! Talvez esteja com algum sintoma de abstinência. Alguns motivos ocultos que levam as pessoas a iniciarem o uso de drogas nem sempre estão claros na sua mente, mas é bem importante buscar ajuda especializada. No SUS há o serviço do CAPS II que é específico para quem deseja definitivamente sair do álcool e outras drogas. Nos planos de saúde há psicoterapia no rol de serviços e tb é possível negociar valores e frequência com psicólogos que só atendam particular. No mais, busque se fortalecer tb como outras estratégias que possam te distanciar das situações que levaram você a usar... como começar exercícios físicos, fortalecer sua espiritualidade, contato com outro circulo de amigos, focar em novo projeto profissional.... Conte comigo!
Olá,

Não é certo que o que está vivendo seja uma crise abstinência, muito embora possa ser. Para definir o que está passando apenas com uma avaliação mais cuidadosa. Algumas perguntas norteadoras para você se fazer:

1) Que quantidade de cocaína estava ingerindo aos fins de semana?

2) Essa quantidade foi sempre a mesma ou ao desses 5 meses foi aumentando?

3) Você já havia feito uso de cocaína no passado? Mesmo padrão de uso? Se fez uso no passado, sentiu o que quando interrompeu?

4) Utilizou a cocaína com associação a outra substância? (por exemplo, álcool).

5) Que razões o fizeram parar? (uso excessivo, algum sintoma atípico durante o uso, decidiu parar sem qualquer sintoma que despertasse atenção, etc?)

Para além disso, você pode buscar o CAPS Ad que é o serviço especializado em álcool e drogas do SUS. Caso não exista um CAPS Ad em seu munícipio qualquer outro CAPS (não importa o número que o especifique) faz o atendimento da população usuária de substância.

Grupos de apoio como o Narcóticos Anônimos (NA) também podem ser buscando como forma de apoio.

Se os sintomas ficarem muito intensos uma emergência hospitalar ou a UPA pode ser buscada também.

Fique a vontade para enviar uma pergunta no privado.

Espero ter ajudado.
Olá, boa tarde. O que você descreve é uma crise de abstinência, e sim, é uma coisa passageira mas muito turbulenta para se passar sozinho. Quanto os sintomas, eles podem ficar mais intenso, se caso isso ocorrer, não deixe de procurar ajuda em um pronto socorro de emergência hospitalar, como um UPA. Para lidar com o vicio e prevenção de recaídas, existe também os Centros de Apoio Psicossocial (Caps AD), que funcionam em regime porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, e oferecem acolhimento e tratamento multiprofissional, caso sua cidade não tiver CAPS procura um posto de saúde e peça mais informações de serviços gratuitos para dependentes químicos. Será que não seria legal você contar com essa ajuda? Estou a disposição, caso necessite de mais informações. E meus parabéns pela sua atitude!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 40
Boa noite!

A cocaína é um potente estimulante do sistema nervoso central, aumentando a liberação e inibindo a recaptação de neurotransmissores como dopamina, noradrenalina e serotonina. Isso resulta em uma ativação intensa do sistema de recompensa do cérebro, bem como de áreas associadas à excitação e à resposta ao estresse.

O aumento nos níveis desses neurotransmissores leva a um estado de hipervigilância, aumento da frequência cardíaca, pressão arterial elevada e outras respostas físicas que são semelhantes às reações de medo e ansiedade.

As crises de pânico após o uso de cocaína são um fenômeno complexo que envolve interações entre os efeitos neurobiológicos da droga e fatores psicológicos individuais. A compreensão desses mecanismos e a aplicação de intervenções adequadas são essenciais para o manejo eficaz e a recuperação do indivíduo afetado.

Olá! Fico feliz que esteja conseguindo não fazer o uso da substância; desejo uma boa reabilitação! É provável que você esteja tendo uma crise de abstinência, mas se faz necessário avaliação e acomponhamento por profissionais qualificados. É muito desafiador atravessar esse momento sem suporte. Sugiro que você procure o CAPS Ad, que faz atendimento especializado à dependentes químicos. Grupos de apoio, como o NA, podem ajudar bastante. Caso os sintomas se intensifiquem, procure uma UPA ou PS próximo de você. Não exite em buscar ajuda! Boa sorte!
Olá, pessoas que param de usar substâncias como a cocaína podem experimentar sintomas de ansiedade e pânico. Você pode está enfrentando uma crise de abstinência, mas é necessário avaliação de um profissional qualificado.

Existem grupos de apoio, como Narcóticos Anônimos, onde você pode compartilhar suas experiências e ouvir outras pessoas que passaram por situações semelhantes. Mas é altamente recomendado que você procure ajuda com um profissional de saúde mental (psiquiatra ou psicólogo). Verifique se há serviços de saúde mental gratuitos ou de baixo custo em sua área. Muitos sistemas de saúde pública oferecem programas de apoio psicológico.

Os sintomas podem a melhorar com o tempo. Mas, se você sentir que seus sintomas estão piorando ou permanecendo, procure ajuda médica imediata.
Olá. O uso de cocaína e outras drogas podem causar mudanças e até disfunções cerebrais e corporais .
E muito importante o acompanhamento profissional.
E recomendado pois sozinho poderá trazer maiores complicações para a sua saúde .
Procure ajuda psiquiátrica e psicológica.
Rede pública , faculdades com estudantes sob supervisão são recomendados quando não puder procura ajuda especializada .
Boa sorte!!
Olá, sinto muito que esteja vivendo essa situação. Deve estar sendo muito angustiante para você. Acredito que tudo isso que você está sentindo possa sim ser uma crise de abstinência. Mas somente com uma avaliação adequada seria possível ter certeza. No caso, como você com dificuldades financeiras para arcar com os gastos de um profissional particular o ideal seria procurar a Unidade Básica de saúde da sua região para que possam lhe orientar. Ou até mesmo procurar o serviço de CAPS ad mais próximo. Esses serviços são disponibilizados pelo SUS e você não precisará arcar com os gastos. Espero que melhore! Qualquer dúvida estou a disposição.
Olá.
Sinto muito pelo que você está passando. Não é uma situação fácil.
O uso de cocaína é altamente viciante e de difícil controle por si só. O ideal é o apoio com equipe multidisplinar para acompanhamento do tratamento, com psicólogo, psiquiatra e terapeuta ocupacional.
O que você parece relatar são sintomas de abstinência decorrentes da pausa do uso da substância. A cocaína fica presente no organismo por aproximadamente 4-5 dias, porém os efeitos psicológicos levam mais tempo para cessar. É preciso um acompanhamento bem de perto para que você se sinta mais acolhido e seguro, para prevenir recaídas e para que você aprenda a lidar com seus pensamentos e comportamentos tanto em relação a ansiedade/crises de pânico, quanto em relação ao ambiente que pode te levar ao uso, ou mesmo em relação aos amigos, trabalho, família. É como um despertar de novo para a vida, que quando acompanhado por uma rede de apoio fica mais fácil.
Infelizmente, é um tratamento caro quando feito na modalidade particular. O médico psiquiatra ajuda bastante pois as medicações atenuam as crises de pânico e ansiedade e diminuem sintomas de abstinência em geral, evitando até mesmo internações - isso é o que se denomina tratamento ambulatorial. O psicólogo contribui com a terapia, acompanhando o dia a dia, emoções e pensamentos, prevenção de recaída, mudança de repertório e uma série de outras variáveis e outros profissionais podem contribuir das mais variadas formas.
Quando não é possível pagar por um tratamento, o NA (narcóticos anônimos) surge como uma opção, eles oferecem reuniões presenciais e online e o método é reconhecido em todo o mundo. Além disso, é para existir em todo sistema de saúde municipal o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial, nesse caso, a sigla "AD" faz referência a álcool e drogas), costuma funcionar bem.
Busque ajuda, vale a pena. Espero ter ajudado.
Olá! Que bom que está conseguindo permanecer abstinente há 7 dias! É um excelente começo! Imagino o quanto seja difícil... Muito do que descreveu, provavelmente, advém do medo de não conseguir suportar uma crise ou fissura pelo consumo da substância. Para o diagnóstico de síndrome do pânico precisaríamos de mais tempo para avaliar, entretanto, entendo que é uma crise de ansiedade e merece atenção. Você pode procurar por CAPS AD, clínicas de psicologia aplicada em universidades da região onde reside ou grupos de apoio.
Bom dia!
Busque a sua rede apoio para esse momento e a rede de saúde também pública ou particular. Deve marcar uma consulta com o psiquiatra e psicólogo para auxiliar ló melhor. A terapia é para corajosos e a atitude de parar o uso da cocaína também . Você está pronto para deitar no divã. Sucesso em seu nobre intento .
Olá,

Primeiramente, parabéns por ter tomado a decisão de parar o uso de cocaína. É um passo muito importante para a sua saúde física e mental.

A síndrome do pânico pode ser uma das consequências do uso de drogas como a cocaína, devido às alterações que ocorrem no funcionamento do cérebro. É importante ressaltar que, mesmo após parar o uso da substância, esses sintomas podem persistir por um tempo.

É recomendável que você procure ajuda de um profissional da área da saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para te auxiliar nesse momento. A psicoterapia pode ser uma excelente forma de entender e lidar com os sintomas de ansiedade e pânico.

Além disso, é importante cuidar da sua saúde de forma holística, incluindo hábitos saudáveis de alimentação, sono e exercícios físicos, que podem auxiliar no controle da ansiedade e na recuperação do seu organismo.

Em relação à duração dos sintomas, é difícil prever se serão passageiros ou não. Cada caso é único e depende de diversos fatores, como a intensidade do uso da droga, o tempo de uso, entre outros. Por isso, é fundamental procurar ajuda profissional para te orientar da melhor forma.

Lembre-se de que é um processo de recuperação e que com acompanhamento adequado e dedicação, é possível superar esses desafios. Não hesite em buscar ajuda e cuidar de si mesmo.

Se precisar de mais orientações ou apoio, estou à disposição.

Olá, apenas ressalto que teu estado atual, com a suspensão recente do uso da substância, pode te levar a recaídas. Importante buscar apoio urgente, como citado, buscar um CAPS II para receber algum atendimento.
Neste caso é importante buscar por uma avaliação e acompanhamento multiprofissional, visto que pode ser necessário tanto um processo de psicoterapia quanto o uso de medicações. Caso não tenha condições financeiras, você pode buscar diretamente os serviços assistências do SUS como por exemplo a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, além dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS AD).
Parar de usar cocaína é um passo significativo, e é natural enfrentar desafios durante o processo de recuperação. A experiência que você está descrevendo, incluindo sintomas como taquicardia e episódios de pânico, pode estar relacionada à abstinência do uso da substância. A cocaína é um estimulante potente que pode ter efeitos duradouros no sistema nervoso e cardiovascular.

Aqui estão algumas estratégias e informações que podem ajudar a gerenciar seus sintomas e apoiar seu processo de recuperação:

Informação e Reassurance: É importante saber que muitos dos sintomas de abstinência, incluindo ansiedade e alterações no ritmo cardíaco, tendem a diminuir com o tempo conforme o corpo se ajusta à ausência da substância. No entanto, cada pessoa responde de maneira diferente, e o tempo de recuperação pode variar.

Suporte de Pares: Grupos de apoio, como os Narcóticos Anônimos (NA) ou outros grupos de recuperação de substâncias, podem oferecer suporte e compreensão de pessoas que passaram ou estão passando por experiências semelhantes. Esses grupos frequentemente oferecem encontros gratuitos.

Técnicas de Relaxamento e Mindfulness: Práticas como respiração profunda, meditação, e técnicas de relaxamento podem ajudar a gerenciar a ansiedade e os sintomas de pânico. Aplicativos gratuitos de mindfulness e meditação podem ser recursos úteis.

Atividade Física: Exercício regular pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o bem-estar geral. Atividades como caminhada, corrida, ou yoga podem ser particularmente úteis.

Monitoramento de Saúde: Dado que você está experienciando variações significativas nos batimentos cardíacos e preocupações com sua saúde cardiovascular, seria aconselhável consultar um profissional de saúde. Algumas clínicas comunitárias podem oferecer serviços a custos reduzidos ou gratuitos.

Evitar Estímulos: Reduzir ou eliminar o consumo de cafeína e outras substâncias que podem aumentar a ansiedade ou interferir no ritmo cardíaco pode ser benéfico durante este período.

Estabelecer uma Rotina Diária: Manter uma rotina regular pode ajudar a reduzir o estresse e promover estabilidade emocional. Isso inclui ter horários regulares para comer, dormir e realizar atividades relaxantes.

Lembre-se de que a recuperação é um processo gradual, e é importante ser paciente e gentil consigo mesmo durante esse período. Buscar suporte, seja através de grupos de apoio ou serviços comunitários, pode fornecer uma rede de segurança crucial enquanto você navega por essa jornada.
Olá! Seria interessante investigar mais a fundo essas mudanças que você relata. Qualquer modificação na nossa rotina gera consequências e isso pode estar influenciando nesses sintomas e sinais que você relata que me parecem de uma crise de pânico. O ideal seria a busca por atendimento psicológico e psiquátrico em CAPS ou UBS (para ter o encaminhamento par ao profisisonal adequado). Espero ter auxilia-lo e estou à disposição caso queira abordar mais essa temática e pensar outras alternativas.
Olá como vai? Infelizmente o uso de drogas é uma roleta-russa como fez uso não tem como afirmar que a consequência foi a ansiedade mas é uma hipótese, se persistir sua ansiedade seria válido procurar ajuda de um psicólogo, como disse na pergunta que não tem como procurar um se for por questão financeira existe o serviço público CAPS da sua cidade ou no posto de saúde ou mesmo clinica escola da faculdade de psicologia. Espero ter ajudado.
Caro amigo, imagino o quanto esteja sendo difícil para você lidar com tudo isso sozinho! A busca pelo vício possuí causas físicas como a abstinência e causas emocionais que necessitam ser trabalhadas. Diante desta situação, aconselho que busque o CAPS AD de sua cidade, tendo em vista que mais de um profissional poderá auxilia-lo, pois se faz necessário. Se a dificuldade persistir me coloco a disposição! Grande abraço!
O que você descreveu é comum, seu organismo está se acostumando com a abstinência da droga e o seu cérebro aprendendo a lidar com o centro de recompensas que não está como antes ativado. Sugiro a leitura do livro: Nação Dopamina, a busca por um CAPS AD da sua cidade ou atendimento social em alguma faculdade de psicologia da sua região. Um profissional capacitado irá te ajudar com técnicas de enfrentamento para esse momento=)