Alucinações visuais podem ser traduzidas como o que está no inconsciente?

9 respostas
Alucinações visuais podem ser traduzidas como o que está no inconsciente?
Certamente não podem!
Alucinação por definição é a percepção de um dado objeto sem a existência dele. Isto envolve estimulo de regiões cerebrais nem haver o estimulo externo que gera o fenômeno da visão. Alucinações visuais são as menos associadas a processos psicológicos ou psiquiátricos e mais ligados a distúrbios neurológicos. Aqui podemos citar intoxicações por substancias e as conhecidas alucinações de liberação que acontecem na Síndrome de Charles Bonnet. Nestes pacientes, a degeneração da visão e dos nervos óticos leva as regiões cerebrais que interpretam os estímulos visuais a funcionarem de forma aleatória. Dai surgem alucinações visuais clássicas por fibras nervosas que passam a disparar sem controle. As alucinações que podem estar mais ligadas a processos de pensamento e fala são as alucinações auditivas.

a disposição

prof david

As respostas em cima se desenvolveram para o bom sentido, ou seja, que o conteudo das halucinações se presta para a interpretação.

No entanto, foi -- sintomáticamente -- omitido um aspecto que pode ajudar: É possível, mas não sempre imediatamente facil, entender nas halucinações um sentimento de perseguição. As vezes dialéticamente, tal que a pessoa se imagina grande. Isto deve ser compreendido como uma expressão so medo de ser pequeno demais. Parece complicado, mas não é. Em caso de esquizofrenia, por exemplo, é do interesse dos familiares ignorar este sentimento de perseguição, e a comunidade psiquiátrica atende os familiares. Estes podem se sentir ameaçados para justificar a internação.
De alguma forma, sim, pode representar algum conteúdo inconsciente.
No entanto, este conteúdo deve ser entendido em um processo de análise ou terapia para que você possa construir o significado deste material com apoio profissional.
Bom. depende do que você esteja chamando ou considerando alucinação.
Porque tecnicamente a alucinação está relacionada a percepção auditiva, visual ou sinestésica de algo ou um objeto percebido somente por você,
Na área médica tem relação com a uma disfunção neurológica, na psicologia algum percepção do inconsciente. e na espiritualidade uma percepção alterada da consciência por meio de uma sensibilidade desenvolvida.
De qualquer forma você deve procurar um profissional para ajudá-lo a esclarecer esta percepção psicologo, psicanalista ou psiquiatra que irá ajudá-lo no desconforto que provavelmente você esteja sentindo
Alucinações visuais podem ter origem em distúrbios bioquímicos neuronais provocados por substâncias ou por síndromes, mas não fala sobre a normalidade. A normalidade do paciente psicótico por exemplo fala de um lugar que é a foraclusão da castração primária, daí a alucinação auditiva ou mesmo visual ser um sintoma estrutural do e no paciente, ou seja, o fluxo que em outro paciente é distúrbio, na psicose ou na esquizofrenia é padrão e sendo assim, as alucinações podem sim flagrar embates inconscientes e significações diversas, estritamente pessoais. Uma determinada configuração neuronal de trabalho sináptico não serve para normalizar e criar o dito padrão e o desviante. O desviante não deve ser tratado sempre como distúrbio e as alucinações podem sim, carregar conteúdo de expressão inconsciente não só na psicose, como na neurose também.
Do ponto de vista da PSICANÁLISE, excluindo-se a possibilidade de distúrbios fisiológicos ou neurológicos deve-se considerar duas possibilidades: 1) pacientes psicóticos desenvolvem alucinações como uma tentativa de lidar com o mundo externo diferente do seu mundo interior. Nesses pacientes é comum a presença de alucinações auditivas, visuais, etc. 2) Pacientes neuróticos graves também podem apresentar alguns episódios de alucinação. Nesses casos análise e terapia podem ajudar sobremaneira. No primeiro caso, de paciente psicótico, cujo diagnóstico deve ser feito com bastante critério, o uso de medicamentos é essencial.
Traduzidas não, porquê não existe um significado já pronto à espera de uma tradução. Porém desde a história da psiquiatria com Pinel e Esquirol, sabe-se que aquilo que se passa na nossa mente e aparentemente parece sem sentido, como as alucinações e os delírios há possibilidades de serem construídos sentidos.O estranho, o inconsciente, reclama um sentido Os sentidos servem para organizar aquilo que habita em nós e parece caótico. O caótico em termos psíquicos gera angustia. O sentido dá possibilidades de significação, entendimento e abre novos caminhos criativos.Espero ter contribuído no seus questionamentos. Um abraço.
Sugiro procurar um profissional, psicologo ou psiquiatra que possa avaliar essas alucinações e assim iniciar um tratamento adequado.
Sim, porém sempre de alguma forma distorcida, de modo que, parece não fazer sentido algum na lógica da consciência de quem tem a alucinação. Algo que corrobora para essa noção é o sonho. Alguns parecem fazer pouco sentido, outros nenhum, pois seus elementos parecem estar desconectados ou desarticulados de acordo com a lógica da consciência. Notadamente, ao longo de um processo analítico, tanto alucinações quanto sonhos se constituem como um valioso material, por meio do qual, o paciente poderá estabelecer algum sentido e ter acesso a um saber o qual não se sabe.