Alucinações visuais podem ser traduzidas como o que está no inconsciente?

9 respostas
Alucinações visuais podem ser traduzidas como o que está no inconsciente?
Certamente não podem!
Alucinação por definição é a percepção de um dado objeto sem a existência dele. Isto envolve estimulo de regiões cerebrais nem haver o estimulo externo que gera o fenômeno da visão. Alucinações visuais são as menos associadas a processos psicológicos ou psiquiátricos e mais ligados a distúrbios neurológicos. Aqui podemos citar intoxicações por substancias e as conhecidas alucinações de liberação que acontecem na Síndrome de Charles Bonnet. Nestes pacientes, a degeneração da visão e dos nervos óticos leva as regiões cerebrais que interpretam os estímulos visuais a funcionarem de forma aleatória. Dai surgem alucinações visuais clássicas por fibras nervosas que passam a disparar sem controle. As alucinações que podem estar mais ligadas a processos de pensamento e fala são as alucinações auditivas.

a disposição

prof david

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As respostas em cima se desenvolveram para o bom sentido, ou seja, que o conteudo das halucinações se presta para a interpretação.

No entanto, foi -- sintomáticamente -- omitido um aspecto que pode ajudar: É possível, mas não sempre imediatamente facil, entender nas halucinações um sentimento de perseguição. As vezes dialéticamente, tal que a pessoa se imagina grande. Isto deve ser compreendido como uma expressão so medo de ser pequeno demais. Parece complicado, mas não é. Em caso de esquizofrenia, por exemplo, é do interesse dos familiares ignorar este sentimento de perseguição, e a comunidade psiquiátrica atende os familiares. Estes podem se sentir ameaçados para justificar a internação.
De alguma forma, sim, pode representar algum conteúdo inconsciente.
No entanto, este conteúdo deve ser entendido em um processo de análise ou terapia para que você possa construir o significado deste material com apoio profissional.
Bom. depende do que você esteja chamando ou considerando alucinação.
Porque tecnicamente a alucinação está relacionada a percepção auditiva, visual ou sinestésica de algo ou um objeto percebido somente por você,
Na área médica tem relação com a uma disfunção neurológica, na psicologia algum percepção do inconsciente. e na espiritualidade uma percepção alterada da consciência por meio de uma sensibilidade desenvolvida.
De qualquer forma você deve procurar um profissional para ajudá-lo a esclarecer esta percepção psicologo, psicanalista ou psiquiatra que irá ajudá-lo no desconforto que provavelmente você esteja sentindo
Alucinações visuais podem ter origem em distúrbios bioquímicos neuronais provocados por substâncias ou por síndromes, mas não fala sobre a normalidade. A normalidade do paciente psicótico por exemplo fala de um lugar que é a foraclusão da castração primária, daí a alucinação auditiva ou mesmo visual ser um sintoma estrutural do e no paciente, ou seja, o fluxo que em outro paciente é distúrbio, na psicose ou na esquizofrenia é padrão e sendo assim, as alucinações podem sim flagrar embates inconscientes e significações diversas, estritamente pessoais. Uma determinada configuração neuronal de trabalho sináptico não serve para normalizar e criar o dito padrão e o desviante. O desviante não deve ser tratado sempre como distúrbio e as alucinações podem sim, carregar conteúdo de expressão inconsciente não só na psicose, como na neurose também.
Do ponto de vista da PSICANÁLISE, excluindo-se a possibilidade de distúrbios fisiológicos ou neurológicos deve-se considerar duas possibilidades: 1) pacientes psicóticos desenvolvem alucinações como uma tentativa de lidar com o mundo externo diferente do seu mundo interior. Nesses pacientes é comum a presença de alucinações auditivas, visuais, etc. 2) Pacientes neuróticos graves também podem apresentar alguns episódios de alucinação. Nesses casos análise e terapia podem ajudar sobremaneira. No primeiro caso, de paciente psicótico, cujo diagnóstico deve ser feito com bastante critério, o uso de medicamentos é essencial.
Traduzidas não, porquê não existe um significado já pronto à espera de uma tradução. Porém desde a história da psiquiatria com Pinel e Esquirol, sabe-se que aquilo que se passa na nossa mente e aparentemente parece sem sentido, como as alucinações e os delírios há possibilidades de serem construídos sentidos.O estranho, o inconsciente, reclama um sentido Os sentidos servem para organizar aquilo que habita em nós e parece caótico. O caótico em termos psíquicos gera angustia. O sentido dá possibilidades de significação, entendimento e abre novos caminhos criativos.Espero ter contribuído no seus questionamentos. Um abraço.
Sugiro procurar um profissional, psicologo ou psiquiatra que possa avaliar essas alucinações e assim iniciar um tratamento adequado.
Sim, porém sempre de alguma forma distorcida, de modo que, parece não fazer sentido algum na lógica da consciência de quem tem a alucinação. Algo que corrobora para essa noção é o sonho. Alguns parecem fazer pouco sentido, outros nenhum, pois seus elementos parecem estar desconectados ou desarticulados de acordo com a lógica da consciência. Notadamente, ao longo de um processo analítico, tanto alucinações quanto sonhos se constituem como um valioso material, por meio do qual, o paciente poderá estabelecer algum sentido e ter acesso a um saber o qual não se sabe.

Especialistas

Gustavo Figueirêdo

Gustavo Figueirêdo

Psicólogo

Recife

Talita Caresia Gonçalves

Talita Caresia Gonçalves

Psicólogo

São Paulo

Aníbal Eduardo de Andrade

Aníbal Eduardo de Andrade

Psicólogo

São Paulo

Carolina Veras Vieira

Carolina Veras Vieira

Psicólogo

Ponta Grossa

Nubia Ramos Gonçalves

Nubia Ramos Gonçalves

Psiquiatra

Vila Velha

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Alucinações
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.