além do diagnóstico clínico, existe algum exame conclusivo para o diagnóstico da fibromialgia?

3 respostas
além do diagnóstico clínico, existe algum exame conclusivo para o diagnóstico da fibromialgia?
Creio que não se trata de um exame clinico apenas.
Mais antes do diagnóstico, o médico deverá se resguardar, para tanto deve pedir todos os exames de acordo com o que ele julgar necessário, para descartar qualquer outra "doença" que possa ser suspeita.

A fibromialgia é uma dor generalizada, e pode ter um cunho emocional importante. Será relevante um acompanhamento psicológico também.

Espero ter ajudado, abraços e boa sorte!!

Att
Sayonara Machado

A fibromialgia é caracterizada por dor generalizada de ordem idiopática, ou seja, de causa desconhecida. Ainda não se tem um exame que possa detectar a fibromialgia, por ser ela uma doença de caráter particular e subjetivo. Mas alguns indicativos podem sugerir a fibromialgia como
fadiga, dor no corpo, cansaço e até depressão pode está associado há está patologia. Forte abraço! Espero ter ajudado.
A fibromialgia é de difícil diagnóstico e inclui-se entre as chamadas doenças psicossomáticas. Isso quer dizer que geralmente seu fundo é emocional. O corpo sofre os efeitos de inúmeros conflitos inconscientes, e por isso a busca de um psicanalista pode ser uma possibilidade.

Não há exames porque o emocional é aquilo que escapa às tecnologias médicas, e só mesmo os profissionais interessados na subjetividade do paciente podem dar algum encaminhamento não medicamentoso a essas dores.

att,

Fernanda