Afinal, o leite faz bem ou mal para saúde? Ou é indiferente? Já fui aconselhada a beber 2 copos por

3 respostas
Afinal, o leite faz bem ou mal para saúde? Ou é indiferente? Já fui aconselhada a beber 2 copos por dia por minha taxa de vitamina D estar baixa. Porém já fui aconselhada a parar devido a sinusite. Vejo reportagens, textos que falam bem e outros mal. Então pergunto, leite faz bem ou mal? Devo tomar?
Existem leites, iogurtes e queijos sem lactose que também são substitutos para a pessoa que tenha intolerância à lactose.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sua observação é bastante pertinente!
O leite, de fato, é um alimento completo, fonte de proteínas, minerais, etc e é muito bom para algumas pessoas, mas não todas. Não há consenso entre os profissionais se ele é "bom" ou "ruim".
Ele pode ser muito bom para algumas pessoas que o digerem bem e conseguem extrair seus nutrientes, mas não tão bom ou nocivo para outras pessoas.
Quem tem alergia ou sensibilidade às proteínas do leite poderá ter sintomas mesmo consumindo laticínios sem lactose, sintomas estes que podem se manifestar na pele, nas mucosas, no sistema digestivo e respiratório (como a rinite, que está relacionada à sinusite).
Para saber se você tem este tipo de sensibilidade há exames (que ainda são excessivamente caros) e não há consenso entre os profissionais sobre a sua validade, então o teste mais confiável é o de exclusão de alimentos suspeitos e a reintrodução controlada. Procure a ajuda de um profissional para individualizar o seu tratamento e esclarecer suas dúvidas.
Olá. Com certeza o leite faz muito bem e o seu consumo é recomendado para todas as idades, em especial crianças e idosos. Trata-se de um alimento completo, sendo uma fonte natural de proteína, carboidrato (lactose), gordura, cálcio e vitamina D. O seu consumo deve ser controlado em algumas pessoas, como os portadotes de intolerância à lactose. Entretando, para essas pessoas já existem alimentos contendo leite ou derivados com adição da lactase (enzima que quebra a lactose) ou a enzima pode ser comprada separadamente e ser usada antes da ingestão desses alimentos.

Especialistas

Walid Nabil

Walid Nabil

Médico do esporte

São Paulo

Flavia Figueredo

Flavia Figueredo

Generalista

Ji-Paraná

Gustavo Neves

Gustavo Neves

Generalista

Barueri

Jhelly Valcanaia

Jhelly Valcanaia

Cirurgião geral

Campo Grande

Luana Terrazzan

Luana Terrazzan

Médico acupunturista

São Paulo

Giovanna Mainardi

Giovanna Mainardi

Nutrólogo, Generalista

Barueri

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 415 perguntas sobre Intolerância a lactose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.