A varicocele pode diminuir a testosterona? A diminuição acontece rapidamente?

2 respostas
A varicocele pode diminuir a testosterona? A diminuição acontece rapidamente?
A varicocele pode em cerca de 30% dos casos causar infertilidade por mecanismos ainda não totalmente esclarecidos.
Pode acarretar atrofia testicular, sendo, nesses casos, indicado cirurgia.
Não há relação bem estabelecida entre varicocele e queda de testosterona. Na presença de varicocele e sintomas de hipogonadismo, vale dosar a testosterona no sangue e avaliar necessidade de reposição hormonal, conforme o caso.

A varicocele é muito reconhecida por ser a principal causa de infertilidade masculina e, quando detetctada e tratada precocemente, os efeitos negativos na produção de espermatozoides podem ser totalmente revertidos. Mais recentemente, pesquisas têm revelado uma associação importante entre a presença de varicocele grau II e grau III com a redução de produção de testosterona em homens ainda jovens. Muitos homens com baixa taxa de testosterona total que corrigem cirurgicamente a varicocele tem os níveis deste hormônio elevados de forma sustentada.Portanto, hoje a cirurgia de varicocele pode ser indicada também para aqueles homens que, mesmo com a parternidade já realizada, apresentam niveis baixos de testosterona total, melhorando a qualidade de vida e retardando a velocidade de redução dos niveis de testosterona que ocorre a partir dos 50 anos de vida. Procure um especialista, não faça uso de reposição hormonal sem antes avaliar todas as opcções terapêuticas existentes para ajudá-lo.