A tricotilomania pode estar ligada à depressão?
7
respostas
A tricotilomania pode estar ligada à depressão?
A tricotilomania é um conjunto de sintomas e de comportamentos compulsivos que servem como expressão e alívio da ansiedade. No plano de fundo do arrancar compulsivo de cabelos podem haver sentimentos depressivos, porém ela está geralmente mais associada com o Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Num primeiro momento você apresenta esse comportamento, ou seja, dificuldade no controle dos seus impulsos (tricotilomania). Pode estar associado a outras comorbidades como: transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno depressivo etc.
Sugiro buscar atendimento profissional - Psiquiatria e Psicologia.
Att,
Sugiro buscar atendimento profissional - Psiquiatria e Psicologia.
Att,
Completando a resposta da colega acima, sugiro que você passe por um dermatologista para investigar a causa da tricotilomania, pois pode ser desde uma crise excessiva de estresse até um TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Caso seja identificado que você está passando por uma crise de ansiedade, estresse ou depressão, naturalmente o médico irá sugerir terapia. Espero ter ajudado!!! Boa sorte!!!
Forte Abraço!!!
Forte Abraço!!!
Na menor parte dos casos ( geralmente nos quadros leves, quando hábito é automático, sem emoções envolvidas), a tricotilomania é o diagnóstico psiquiátrico único. Na maior parte dos casos, está associado à outros transtornos psiquiátricos, como os transtornos ansiosos. Pode haver sim comorbidade com depressão, assim como com outro transtornos.
Poder pode, já que grande parte das enfermidades psiquiátricas contam com comorbidades (mais de um quadro sintomatológico associados)
Sugiro que procure um especialista que possa identificar de fato o que está ocorrendo com você e, assim, realizar as conduções devidas do caso.
Sugiro que procure um especialista que possa identificar de fato o que está ocorrendo com você e, assim, realizar as conduções devidas do caso.
A tricotilomania está geralmente ligada a um alto nível de ansiedade. Como a maior parte dos comportamentos compulsivos e repetitivos, tem por efeito imediato trazer certo alívio à tensão causada pela ansiedade. É seguido, porém, por sentimentos de frustração, culpa e vergonha, que acabam por realimentar a exacerbar a ansiedade, num ciclo crescente. É importante buscar ajuda profissional, de um psiquiatra e de um psicólogo. O tratamento medicamentoso, combinado com a psicoterapia, pode ser de grande ajuda nesse caso.
Bom dia, geralmente a tricotilomania inicia mais com estados ansiosos que se não tratados sobretudo na infância/pre-adolescência podem degenerar numa forma de autolesão que se manifesta juntos com o estado depressivo na fase mais adulta. É importante consultar um psiquiatra para realizar um diagnostico adequado ao teu caso e em seguida procurar ajuda de um psicologo/a para entender melhor as causas e te acompanhar no processo de cura. No caso da tricotilomania no estado depressivo é de suma importância se deixar ajudar de um profissional sozinha/o é mais difícil sair desse transtorno.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O cabelo volta a crescer em pessoas com tricotilomania que arrancaram vários fios?
- Cortar o cabelo resolve o problema? Minha filha puxa tudo , está quase careca
- cortar o cabelo bem curto ajuda a conter a tricotilomania?
- Minha filha tem tricotilomania, ela só tem 4 aninhos e já puxa o cabelo desde 2anos, não sei mas ao que recorrer, ja faz acompanhamento com psicólogo.seria a hora de avalir tratamento com Medicamento? Quando está dormindo bem relaxada é o momento em que mais puxa os cabelos.
- Ola, sofro de tricotilomania, se eu arrancar muitas vezes o mesmo fio, ele para de crescer? Tenho muito medo de parar de crescer. Eu iniciei o tratamento mas como tudo parou não tenho nada que me ajude, consigo ficar no máximo dois dias sem arrancar, meu cabelo diminui todos os dias.
- Ola, aumentei minha dose de 150 para 200mg de Sertralina e estou me sentindo muito triste e ansiosa, esses efeitos podem ter razões por causa da ingestão de álcool ou são somente a por causa que mudei de dose a pouco tempo? Uso para tratar a tricotilomania mas me sinto pior
- Boa noite! Minha filha de 15 anos está com tricotilomania. Ela toma sertralina de 150mg, e agora o médico receitou 0,5 de risperidona. Estou apreensiva em dar esse remédio. Poderiam me esclarecer, por favor? Obrigada
- Tenho tricoltilomania e meus pais não acreditam em mim, acham que é uma invenção, porque eles não tem conhecimento desse distúrbio. Eu estou com falhas visíveis em meu couro cabeludo, o que fazer? Lari, obrigada
- Doutores, eu quero aqui agradecer todas as respostas que obtive de todos voces, pela atenção dedicada de voces. Vou ao psiquiatra na segunda feira e vou iniciar a psicoterapia. Ainda estou muito triste e com sentimento de culpa, mas vou lutar para ajudar outras pessoas que sofrem como eu. Lari.Grata
- A tricotilomania pode estar relacionada com autismo leve, as vezes penso que me enquadro no autismo leve e já estou com cauvice?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Tricotilomania
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.