A pessoa que tem hipotireoidismo, faz uma cirurgia para retirada total da glândula tireoide. Com o passar

3 respostas
A pessoa que tem hipotireoidismo, faz uma cirurgia para retirada total da glândula tireoide. Com o passar do tempo, ela pode desenvolver hipertireoidismo?
Não. Se foi realizada tireoidectomia total (retirada total da glândula tireóide), não há como desenvolver hipertireoidismo após a cirurgia, porque o hipertireoidismo é a produção e secreção excessiva de hormônio tireoideano pela glândula. É importante salientar que o hipotireoidismo não é indicação de tireoidectomia, as indicações para esse tipo de cirurgia são nódulo tireoideano suspeito de malignidade ou hipertireoidismo refratário ao tratamento medicamentoso. Também é importante ter certeza se foi realizada tireoidectomia total realmente, pois o que se observa com frequência é a tireoidectomia que não foi total e o que ficou da glândula pode apresentar problemas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se cirurgia para retirada da glândula tireóide foi realmente total então não há possibilidade de desenvolvimento de hipertireoidismo por doença da tireóide. Entretanto, há a possibilidade de desenvolvimento de hipertireoidismo por excesso do uso de hormônio tireoideano, que costuma ser usado após a cirurgia. Ajustes na dose do hormônio feitos pelo endocrinologista corrigem esse hipertireoidismo
Se uma pessoa é submetida à tireoidectomia total ( retirada completa da glândula tireoide) ela obviamente não poderá desenvolver hipertireoidismo associado à doença auto - imune da tireoide : onde a glândula tireoide produz mais hormônio do que o normal , visto que a glândula foi retirada. Porém ela pode apresentar hipertiroidismo associado à excesso de dose de hormônio levotiroxina( tratamento para hipotireoidismo pós - cirúrgico). Nesse caso basta ajustar a dose do hormônio para alcançar valores normais e se reestabelecer o equilíbrio hormonal.

Especialistas

Leônidas Ferro Filho

Leônidas Ferro Filho

Cirurgião geral, Médico clínico geral

São Paulo

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 565 perguntas sobre Hipotireoidismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.