A pessoa já nasce com psicopatia ou fica ? Porque fica ?

1 respostas
A pessoa já nasce com psicopatia ou fica ?
Porque fica ?
Psicopatias abrangem vários transtornos comportamentais que se caracterizam por comportamentos que se estabelecem já a partir do final da adolescência, em que as pessoas apresentam comportamentos que trazem grande sofrimento para elas e/ou a sociedade onde vivem. Ao contrário das doenças psiquiátricas, trata-se de alterações que persistem ao longo de toda a vida da pessoa (e não em crises com duração mais limitada, como ocorre com grande parte dos transtornos psiquiátricos). Fazem parte do próprio "caráter" da pessoa. Há, por exemplo, os paranoides (padrão de desconfiança excessiva), os "borderline" (grandes oscilações nos objetivos e nas relações interpessoais, sensação de vazio), os esquizoides (retraimento social, pouca emocionalidade), os obsessivos (excessivamente rígidos e organizados). (Os comportamentos que citei não representam a totalidade dos critérios para diagnóstico e este diagnóstico só pode ser feito por especialistas.)
Provavelmente as pessoas nascem com uma tendência, maior ou menor e, depois, fatores educacionais, interpessoais e sociais influenciam. Geralmente, entretanto, quando as pessoas falam em "psicopatia", referem-se a pessoas com um padrão de comportamento hostil e sem freios morais, que geralmente chamamos de "personalidade antissocial" .Pais abusadores, ambiente hostil, diferenças econômicas muito grandes propiciam os comportamentos psicopáticos, assim como o grupo no qual a pessoa convive. Assim, possivelmente, há pessoas com maior e menor tendência a desenvolverem comportamentos psicopáticos e aquelas que têm maior tendência, possivelmente, precisam de menos problemas ambientais para que seu transtorno se estabeleça. Claramente há indivíduos que provêm de meios psicologicamente saudáveis e que, muitas vezes, desde crianças, já apresentam alterações comportamentais graves como agressividade, comportamentos sádicos e baixo limiar de frustração. Os comportamentos psicopáticos, de modo geral, são de difícil tratamento e, frequentemente, envolvem orientação também da família.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Geórgia Neves

Geórgia Neves

Psiquiatra

Jundiaí

Mirela Paiva Vasconcelos Moreno

Mirela Paiva Vasconcelos Moreno

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Danilo Blanco

Danilo Blanco

Generalista

São José dos Campos

Aldo Felipe Pinto

Aldo Felipe Pinto

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 32 perguntas sobre Psicose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.