A pessoa já nasce assim, ou adquire na infância?
6
respostas
A pessoa já nasce assim, ou adquire na infância?
Geralmente há uma predisposição genética que aliada a fatores de vida adversos, em especial na primeira infância, levam ao desenvolvimento da personalidade distímica ,que muitas vezes é confundido por outros como "mau humor"e que se não tratado adequadamente a princípio por um psicólogo pode evoluir para uma depressão.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A distimia na verdade é uma afecção psíquica adquirida normalmente na adolescência. O tratamento pode medicamentoso (com psiquiatra), psicoterapeutico (com psicólogo) ou com a combinação dos dois.
Os transtornos emocionais é adquirido ao longo da vida, através das experiências que vivenciamos com pai, mãe e familiares. A Constelação Familiar fala a respeito de honrar alguém da família que foi excluído na geração anterior ou atual e também a identificação com um parente querido. E assim, trazemos do inconsciente coletivo familiar as questões para nossa vida. É uma das técnicas que pode auxiliar e ajudar no processo terapêutico. A recomendação é estar no processo terapêutico, investigando quando iniciou os sintomas, quais os sintomas apresentados no hoje, se passou por alguma situação traumática, perdas, mortes etc. Um grande abraço.
O transtorno pode ter múltiplos fatores contribuindo para o seu desenvolvimento (desde os genéticos, até aqueles aprendidos ao longo da vida); nem sempre conseguimos determinar um ponto inicial e a maioria dos pacientes costumam associar os sintomas da distimia com características de personalidade; é muito comum relatos onde o "sempre fui assim" está presente - o que dificulta, para quem desenvolveu o problema, diferenciar os sintomas daquilo que deve ser da própria personalidade da pessoa.
Adquire a partir da gestação, no transcorrer da vida.
A distimia pode ser apenas um sintoma de uma depressão, ou pode sim, fazer parte de um transtorno distímico. Dizer que alguém nasce com esse problema é ter uma visão pouco realista. O que se sabe por meio de estudos, pesquisas, etc. é que existe um componente genético que pode ocasionar na distimia. Se você tiver uma predisposição genética a desenvolver o problema, algum fator pouco identificável é capaz de promover este problema. Normalmente se inicia na adolescência, mas pode ocorrer na fase adulta. Se não for tratada adequadamente com psicoterapia e muitas vezes, até com medicação, pode progredir para um transtorno depressivo maior (Depressão).
Especialistas
Perguntas relacionadas
- o que fazer ou como agir com uma pessoa que tem alexitimia?
- Situações promíscuas sofridas no relacionamento contribuem para o quadro? Sofro dia e noite com pensamentos negativos e diminutivos sem falar na baixa auto-estima e já se tornou um estado crônico, sempre que busco ajuda com amigos/familiares acaba tudo em 'frescura'. Me sinto cansado e não consigo tirar…
- Faço uso de desvenlafaxina (150mg) há um ano para tratamento de distimia. Acontece que não vejo melhoras em meu estado de ânimo. A medicação e dosagem são realmente indicadas para meu caso? Por que não melhoro? Grato.
- Olá, gostaria de saber quanto tempo mais ou menos leva o tratamento da distimia e se a medicação é realmente necessária?
- Queria saber se a pessoa com distimia sente dores de cabeça fortes e dores no corpo generalizada por causa da doença?
- Tenho distimia diagnosticada por psiquiatra e psicologa cognitivo-comportamental. É possivel fazer algum exame que dosifique a quantidade de serotonina e dopamina? Como se dá o mecanismo de redução desses neurotransmissores?
- Uma pessoa pode sofrer ao mesmo tempo de distmia e transtorno de personalidade esquiva?
- Gostaria de saber, se é possível uma mulher com problema de distimia, dormir tanto , não ter ânimo pra nada, falta de disposição e não ter libido nenhum, a ponto de ser penetrada e não sentir nada? Essa mulher faz uso de medicamento como 215 mg de Venlafaxina, 750mg de Carbolitiun e Alprazolan.
- O que é alexitimia?
- Boa noite , queria saber se Antidepressivo Bupropiona é ideal para distimia?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Transtorno Distímico
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.