A pessoa com diabete tipo 2 pode comer pão no café da manhã ou não? E no almoço pode comer o arroz c

4 respostas
A pessoa com diabete tipo 2 pode comer pão no café da manhã ou não? E no almoço pode comer o arroz com carne?? Lanche como deve ser?? E a noite pode jantar?
Normalmente, o portador de diabetes tipo 2 pode comer pão, bem como arroz com carne. Entretanto, é importante lembrar que a dieta deve ser saudável e balanceada, incluindo todos os grupos alimentares. De uma maneira geral, não há a necessidade de comer alimentos especiais, mas deve-se evitar o consumo de açúcar, que pode ser substituído pelo adoçante. Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos. A quantidade de alimento a ser ingerido vai depender de cada paciente (se também precisa perder peso, entre outras coisas), então, é importante fazer uma avaliação e acompanhamento com nutricionista, além do acompanhamento com endocrinologista, para que o tratamento seja individualizado e adequado às necessidades específicas de cada paciente.

A dieta de um paciente com diabetes 2 deve ser saudável e balanceada, incluindo todos os grupos alimentares. Apenas uma consulta individualizada com um nutricionista vai definir exatamente o que você poderá ingerir, em quais quantidades e em que momentos do dia, conforme sua condição de saúde e tratamento médico (se faz uso de insulina, qual insulina, em que momentos, etc).
Por isso é importante fazer uma avaliação e acompanhamento com nutricionista, além do acompanhamento com endocrinologista, para que o tratamento seja individualizado e adequado às necessidades específicas de cada paciente.
Estas opções são viáveis sim, porém, deve-se pensar na composição da refeição como um todo. O almoço contendo carne e arroz não é problema, mas incluir vegetais em quantidade (só alface e tomate todos os dias não é significativo), mas se puder variar as opções mesmo que semanalmente, vai ajudar muito. Pão fica ótimo se for com alguma fonte de proteína junto (ovos, frango desfiado, atum, carne moída...) , melhor ainda se incluir algum vegetal em conjunto (por que não um sanduíche por aqui?), dá pra se comer bem, mesmo sendo diabético. Lembrando que o que falei são coisas gerais, não necessariamente vão se adequar ao caso/preferência da pessoa. Orientações individuais devem ser passadas em consulta.
Estes questionamentos que tu tens são normais! O portador de diabetes podem sim comer pão e arroz, como tu perguntou, pois são carboidratos, e estão são necessários para o correto funcionamento do nosso corpo e para nos proporcionarem energia! O que é importante ressaltarmos para os portadores desta doença é que o tipo e a quantidade destes alimentos são o que importam! É importante priorizar aa versão integral destes alimentos! A quantidade a ser ingerida, assim como o quê comer no lanche e na janta são questionamentos particulares e seria necessário conhecer o teu caso para responder! Te aconselho a procurar um nutricionista de tua confiança para te acompanhar e responder teus questionamentos