A pessoa com diabete tipo 2 pode comer pão no café da manhã ou não? E no almoço pode comer o arroz c

4 respostas
A pessoa com diabete tipo 2 pode comer pão no café da manhã ou não? E no almoço pode comer o arroz com carne?? Lanche como deve ser?? E a noite pode jantar?
Normalmente, o portador de diabetes tipo 2 pode comer pão, bem como arroz com carne. Entretanto, é importante lembrar que a dieta deve ser saudável e balanceada, incluindo todos os grupos alimentares. De uma maneira geral, não há a necessidade de comer alimentos especiais, mas deve-se evitar o consumo de açúcar, que pode ser substituído pelo adoçante. Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos. A quantidade de alimento a ser ingerido vai depender de cada paciente (se também precisa perder peso, entre outras coisas), então, é importante fazer uma avaliação e acompanhamento com nutricionista, além do acompanhamento com endocrinologista, para que o tratamento seja individualizado e adequado às necessidades específicas de cada paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A dieta de um paciente com diabetes 2 deve ser saudável e balanceada, incluindo todos os grupos alimentares. Apenas uma consulta individualizada com um nutricionista vai definir exatamente o que você poderá ingerir, em quais quantidades e em que momentos do dia, conforme sua condição de saúde e tratamento médico (se faz uso de insulina, qual insulina, em que momentos, etc).
Por isso é importante fazer uma avaliação e acompanhamento com nutricionista, além do acompanhamento com endocrinologista, para que o tratamento seja individualizado e adequado às necessidades específicas de cada paciente.
Estas opções são viáveis sim, porém, deve-se pensar na composição da refeição como um todo. O almoço contendo carne e arroz não é problema, mas incluir vegetais em quantidade (só alface e tomate todos os dias não é significativo), mas se puder variar as opções mesmo que semanalmente, vai ajudar muito. Pão fica ótimo se for com alguma fonte de proteína junto (ovos, frango desfiado, atum, carne moída...) , melhor ainda se incluir algum vegetal em conjunto (por que não um sanduíche por aqui?), dá pra se comer bem, mesmo sendo diabético. Lembrando que o que falei são coisas gerais, não necessariamente vão se adequar ao caso/preferência da pessoa. Orientações individuais devem ser passadas em consulta.
Estes questionamentos que tu tens são normais! O portador de diabetes podem sim comer pão e arroz, como tu perguntou, pois são carboidratos, e estão são necessários para o correto funcionamento do nosso corpo e para nos proporcionarem energia! O que é importante ressaltarmos para os portadores desta doença é que o tipo e a quantidade destes alimentos são o que importam! É importante priorizar aa versão integral destes alimentos! A quantidade a ser ingerida, assim como o quê comer no lanche e na janta são questionamentos particulares e seria necessário conhecer o teu caso para responder! Te aconselho a procurar um nutricionista de tua confiança para te acompanhar e responder teus questionamentos

Especialistas

Carolina Salamon

Carolina Salamon

Nutricionista

Porto Alegre

Mayara Vasconcelos Antunes

Mayara Vasconcelos Antunes

Nutricionista

Duque de Caxias

Luccas Oliveira Bonfante

Luccas Oliveira Bonfante

Nutricionista

Varginha

Rebeca Queiroz

Rebeca Queiroz

Nutricionista

João Pessoa

Laysla Tuayar Guerra

Laysla Tuayar Guerra

Nutricionista

Vitória

Juliana Ramos dos santos Maciel

Juliana Ramos dos santos Maciel

Nutricionista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 271 perguntas sobre Diabetes Tipo 2
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.