A muito tempo, sofro de perca de memoria, estou com 38 anos e meu filho hoje esta com 19 anos, mas nao

9 respostas
A muito tempo, sofro de perca de memoria, estou com 38 anos e meu filho hoje esta com 19 anos, mas nao me recordo dele pequeno, nao consigo focar no trabalho, as vezes entro em depressao do nada, nao consigo sentir alegrias, acredito que tenha acontecido algo em minha memoria, uma hipnose ajudaria?
Olá! A nossa memória não funciona de modo arbitrária. Psicanaliticamente, podemos pensar que toda memória se instaura com algum propósito, assim como a sua ausência. Acredito que os sentimentos que conta devem ser dirigidos a um terapeuta com uma escuta afinada que possa te ajudar a descobrir o que ocorreu neste período da sua vida e a motivação deste esquecimentos.
Em psicologia há inúmeras formas de tratamento, a hipnose é uma delas, procure alguma que consiga sentir confortável e veja que está colhendo algum resultado. Não há uma abordagem que seja melhor aplicável a um tipo de pessoa, é necessário que o paciente encontre a melhor para si.
Espero ter ajudado e estou a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A perda de memória é uma condição comumente associada a Doença de Alzheimer. O primeiro passo ideal seria procurar um médico (neurologista ou psiquiatra) para esclarecer se essa sua perda não vem dessa doença ou de outra doença que está afetando sua memória. Um passo importante desta avaliação seria estudar como estão as suas outras funções mentais. Existem estudos que evidenciam uma relação entre sentimentos depressivos (podendo ser ou não depressão) e perda de memória. Para esses, o mais indicado é o acompanhamento psicológico, e em caso de necessidade, tratamento medicamentoso com psiquiatra. O trabalho com um psicólogo pode te ajudar com questões de sua vida que talvez você tenha dificuldades em lidar. A hipnose é uma possibilidade de tratamento, existindo vários outros. Procure saber como funciona e, se te agradar, busque um profissional qualificado para este tipo de atendimento. O importante nessa busca é você encontrar um modelo de atendimento no qual se sinta à vontade.
A primeira coisa é você procurar um médico, de preferência um psiquiatra, que poderá avaliar seu histórico clínico, solicitar exames de laboratório e de imagem, para descartar qualquer causa orgânica para a perda de memória, como demências (de todos os tipos), tumores, déficits de substâncias etc. Se você estiver com depressão, a própria doença pode afetar a atenção e a memória. Só procure a psicoterapia depois que tiver feito um check up com o psiquiatra ou neurologista, pois já vi muitos casos de doenças físicas avançarem muito por terem seus sintomas confundidos com problemas psicológicos. Também não faria mal procurar logo um psicólogo, mas eu começaria pelos médicos.
Boa noite!
O esquecimento de alguns fatos é normal ocorrer, já falhas e/ou lapsos de memória devem ser investigadas e aconselho a procurar antes de tudo um neurologista para descartar qualquer possibilidade de causas fisiológicas.
Entender como a memória funciona é mais complexo do que podemos imaginar, mas aprender a lidar melhor com a mente e a exercitar a memória pode ser um importante diferencial no tratamento.
A hipnose contribui em sugestionar a mente do paciente a lidar com essas questões emocionais, o hipnoterapeuta consegue inserir no inconsciente do hipnotizado alguns “gatilhos” capazes de direcionar a mente para importantes mudanças de comportamento, tais como foco, concentração, melhora da autoestima, paz, confiança e criatividade e também o resgate e o estimulo de memória. Ao voltar do transe, o paciente terá esses efeitos sentidos imediatamente, uma vez que os comandos terão sido inseridos na parte do cérebro que comanda as ações do indivíduo.
Abraços!
Existe técnicas de memorização que poderia lhe ajudar a ter uma memória melhor,caso não seja um trauma neural,e sua depressão a hipnose tem-se mostrado muito eficaz no tratamento
A Hipnose poderá te ajudar muito, mas existem outras técnicas também, como a Terapia EMDR e o Brainspotting. São técnicas modernas e bastante eficazes, principalmente em questão de traumas. A Terapia fica mais rápida, pois elas vão direto ao ponto. Sobre a Hipnose, no caso, a Hipnose Ericksoniana, ou Hipnose Natural, tem exercícios bem interessantes para ajudar a diminuir a ansiedade que você sente em relação ao problema dos esquecimentos. Só acho que deve haver um trauma escondidinho aí, que não te deixa lembrar de um período de sua vida.
Primeiramente recomendo um bom check-up com o seu médico de confiança para ele investigar seus hormônios e condições gerais.
Estando tudo bem nos seus exames procure um hipnoterapeuta. Ela irá fazer uma entrevista para te conhecer melhor e então propor uma estratégia de tratamento com Hipnose. Para casos como o seu a terapia com Hipnose e PNL tem tido ótimos resultados!
Saiba mais sobre Hipnoterapia no site do Estúdio da Mente.
Ola! Sim a hipnose pode ajudar através de diversas ferramentas. è importante fazer a primeira avaliação para determinar onde e quando surgiram esses sentimentos.A programaçao neuro linguistica também pode ajudar e fortalecer os procedimentos
Estou a disposição
Um tratamento com hipnoterapia somado com a prática da auto-hipnose, vai te ajudar muito. Sou hipnoterapeuta.

Especialistas

Raquel Brito

Raquel Brito

Psicólogo

Ribeirão Preto

Agendar uma visita
Wanda Salvia

Wanda Salvia

Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita
Fabio J. Sakuma

Fabio J. Sakuma

Psicanalista, Terapeuta complementar

Cotia

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 133 perguntas sobre Hipnose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.