A minha mãe tem uma lesão nos 2 joelhos onde os ossos já sofrerão desgastes e não existe mais a

4 respostas
A minha mãe tem uma lesão nos 2 joelhos onde os ossos já sofrerão desgastes e não existe mais a cartilagem, segundo médico ortopedista ela tem que ficar a base de remédio e caso tente colocar uma prótese e der rejeição amputarão a perna dela.
Existe algum tratamento mais adequado?
Olá,

Primeiramente precisamos ver qual a extensão da lesão cartilaginosa da sua mãe. Em geral o tratamento dito conservador, com uso de medicação analgésica, antiinflamatória e inibidores da recaptação de serotonina, exercícios físicos de baixo impacto, alongamento, uso de bolsa quente/gelo, e outras terapias alternativas podem ser de grande valia, gerando uma melhora clínica bastante boa.
Quando o tratamento falha e o paciente é portador de artrose, pode estar indicada a artroplastia do joelho. Isso ocorre numa porcentagem infinitamente menor e a taxa de maus resultados é bastante pequena, e chance de "rejeição", que é chamada de infecção pelo médico, ocorre em cerca de 1-2% dos casos, sendo a amputação o procedimento de exceção, mesmo nesses casos de infecção. Procure um especialista em joelho para ajudá-la!

Boa sorte,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Frequentemente quando se fala em rejeição, na verdade o que ocorre é INFECÇÃO.
A amputação após artroplastia é uma ocorrência rara.
Se ela não tem mais cartilagem e provavelmente tem dor e limitação de movimentos, dificuldade para andar, inchaço etc.... sem dúvida alguma a melhor indicação é a artroplastia total com implante de prótese. Eu só recomendo operar primeiro o joelho mais doloroso ou comprometido. A artroplastia bilateral simultânea aumenta riscos de acidente vascular cerebral (AVC), de acidente coronariano (infarto do miocárdio), infecção e outras complicações clínicas.
As lesões de cartilagem completas (grau IV) que ocorrem no osso da coxa (fêmur) em correspondência ao osso da perna (tíbia) caracterizam a artrose do joelho.
O tratamento inicial da artrose de joelhos é inicialmente sem cirurgia (conservador). Existem muitas opções de tratamento conservador. Normalmente uma abordagem multidisciplinar é necessária.
Hidroterapia, fisioterapia, treino especializado de academia, mudança de hábitos, perda de peso, uso de medicações protetoras da cartilagem são algumas das medidas normalmente adotadas pela equipe.
Em casos avançados em que o tratamento conservador corretamente aplicado não obteve sucesso pode haver indicação de uma cirurgia de substituição da articulação - artroplastia de joelhos (prótese de joelhos).
As complicações mais frequentes são infecção e formação de trombos na perna. Existem medidas que diminuem esses riscos em níveis bastante confiáveis.
Consulte um ortopedista especialista em joelho.

Especialistas

Francimar Lemos Baeta Evangelista

Francimar Lemos Baeta Evangelista

Ortopedista - traumatologista

Sete Lagoas

Thiago de Abreu Alves

Thiago de Abreu Alves

Ortopedista - traumatologista

Barbacena

Gustavo Contim Rodrigues

Gustavo Contim Rodrigues

Ortopedista - traumatologista

Belo Horizonte

Técio Rodrigues

Técio Rodrigues

Ortopedista - traumatologista

Itapuranga

Divaldo Lopes dos Santos Júnior

Divaldo Lopes dos Santos Júnior

Ortopedista - traumatologista

Uberaba

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 300 perguntas sobre Lesões no joelho: A cartilagem articular
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.