A dor pode ter estar relacionada com o psicológico?

5 respostas
A dor pode ter estar relacionada com o psicológico?
A dor da Fibromialgia é real, é uma dor difusa e que geralmente vem acompanhada de outros vários sintomas. Não se sabe ao certo a relação entre a depressão e a fibromialgia, por exemplo, qual dá origem e qual é secundária. Fato é que somos um conjunto entre o psíquico e o corpo, ou seja, estão interconectados, por isso o psicológico tanto afeta a fibromialgia como é afetada por ela também.
A terapia, exercícios e inicialmente medicamentos são essenciais para um equilíbrio entre mente e corpo e uma grande melhora nos sintomas dessa doença tão cruel.
Procure um Terapeuta Cognitivo Comportamental e veja como você pode ser ajudada.
Melhoras querida!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, muitas vezes as dores tem componentes psicológicos, por isso é preciso consultar um médico especialista em dor, que pode ser um Fisiatra, para que ele exclua outras possibilidades e quadros clínicos. A fibromialgia é diagnosticada pelo médico especialista e o tratamento envolve o acompanhamento de um psicólogo.
Att, Ana Carolina
A dor pode estar relacionada a uma causa emocional, porém deve-se descartar as hipóteses físicas, para então buscar o tratamento adequado.
Tanto a dor, como outros sintomas físicos muitas vezes estão relacionados a questões emocionais e psíquicas. É preciso investigar se a dor tem alguma origem fisiológica, porém mesmo nestes casos, o processo fisiológico pode ter sido desencadeado por alguma situação emocional. Geralmente quando há essa "suspeita", isso já nos dá indícios de que há alguma relação, sim.
Grande abraço!
Pode, mas você deve investigar para ver se existe uma causa real que justifique a dor. O diagnóstico deverá ser fechado, inclusive em doenças que possam ter origem psicossomática. No caso da fibromialgia, por exemplo,o psicológico tem considerável influência. Estudos apontam que fatores psicológicos como ansiedade e depressão, interferem com o nível de dor pós-operatória.
Somos um todo, então o fator emocional é importante.

Especialistas

Rogério Prà

Rogério Prà

Fisioterapeuta

Caxias Do Sul

Luciane Vitorio da Silva

Luciane Vitorio da Silva

Fisioterapeuta

São João de Meriti

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Aurélio Santos

Aurélio Santos

Fisioterapeuta

Juazeiro Do Norte

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 257 perguntas sobre Fibromialgia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.