A dislexia tem cura em alguns casos ou nao ha como ter cura?

24 respostas
A dislexia tem cura em alguns casos ou nao ha como ter cura?
A dislexia não tem cura, mas é muito importante fechar este diagnóstico conclusivo, ele é feito por uma equipe de profissionais, neurologista, neuropsicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagoga. A partir deste diagnóstico é possível traçar um plano de tratamento viabilizando as potencialidades do indivíduo a fim de amenizar as dificuldades.

Gde abraço!

Não se conhece a cura para dislexia, existe tratamento com especialistas de diferentes áreas (psicólogo, fonoaudiólogo, pedagoga e etc..) para amenizar o problema.
Os "sintomas" da dislexia podem quase desaparecer conforme o encaminhamento, acompanhamento. Importante um bom diagnóstico e persistência no tratamento.
Não há tratamento conhecido para a cura da Dislexia. Porém, nos casos onde os pacientes recebem acompanhamento adequado com equipe multidisciplinar(neurologista, psicólogo(a), psicopedagogo(a)...), a qualidade de vida melhora consideravelmente.
É possível auxiliar no tratamento da Dislexia com as Técnicas de PNL Programação Neurolinguistica, procurar novos caminhos para conviver da melhor forma, é a melhor solução.
Ainda não há efetivamente uma "cura" para a dislexia, porém existem inúmeros processos terapêuticos realizados por uma equipe multidisciplinar (neurologista, psicopedagogo, fonoaudiologista, psicológo...) que contruíram para a superação das dificuldades apresentadas pelo dislexo.
Infelizmente não tem cura, mas existe tratamentos médicos ( neurologistas, psicopedagogos, fono fonoaudiologistas) e psicológicos que ajudam a entender e a lidar com a dislexia. Existe outros jeitos de fazer a mesma coisa, é importante aprendê-las. Um abraço!
A dislexia não tem cura, mas tem tratamento e acompanhamento com diversos profissionais para amenizar. Dá pra ter dislexia e te uma vida comum, aprende por outra forma, usando outros métodos.
Olá, assim como os colegas psicólogos falaram acima a dislexia não tem cura, oque é possível fazer, é o tratamento psicoterapeutica com psicólogo, neurologista, fonoaudiólogo e psicopedagogia para estimular de formas diferentes.
Primeiramente, o que é dislexia?
Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto.
Desta forma, após um cauteloso diagnóstico realizado por uma equipe multidisciplinar ( neurologista, psicólogo, psicopedagogo, fonoaudiólogo...), o paciente deverá ser acompanhado pelos profissionais mencionados para desenvolver habilidades acadêmicas importantes e necessárias para uma vida mais saudável e feliz.
Sendo assim, trata-se de um transtorno e não uma doença.

Não há cura, porém tratamento efetivo e eficaz que levam a pessoa a ter uma vida saudável e quase sem resquícios do diagnóstico apresentado.
Olá , quando se concentra em problemas mais se encontra a proposta é concentrar em soluções veja este fato curioso:
Famosos com Dislexia! “Sim”
Você sabia que muitas pessoas famosas possuem dislexia? Sabia que grandes gênios, músicos, pintores e atletas também possuíam ou possuem este diagnóstico?

Confira abaixo alguns famosos disléxicos:

Albert Einstein
Alexander Graham Bell
Henry Ford
John Lennon
Leonardo da Vinci
Muhammad Ali
Pablo Picasso
Walt Disney
Orientações aos pais
Quanto mais cedo se fizer um diagnóstico, mais rápido a criança poderá contar com ajuda de profissionais adequados (fonoaudiólogos, psicólogos especializados). Assim, muito provavelmente também se conseguirá evitar problemas decorrentes que atingem a auto-estima. A psicoterapia ajudará seu filho a ter uma melhorar adaptação e mais qualidade de vida.

Se notar a presença de algum sinal de dislexia, é fundamental conversar com o professor de seu filho. Mas não fique dependendo somente da escola para realizar uma avaliação. O pediatra pode fazer o encaminhamento para que seja feito um teste.

É fundamental que os pais, professores e principalmente a criança entendam a natureza do problema de leitura, para que ela desenvolva uma opinião positiva sobre si mesma.

“E muito importante: não subestime a criança ou reduza suas expectativas. Trate-a sempre como uma pessoa com muitas variáveis, não simplesmente como alguém que tenha um problema de leitura. Deixe que suas habilidades – e não suas deficiências – a definam como pessoa!”, finaliza a neuropsicóloga Geisy Sousa
A dislexia é um problema neurobiológico, portanto não tem cura. Mas com estimulação adequada e cedo é possivel que haja uma melhora substancial e adaptaçao para que a criança desenvolva ao maximo suas potencialidades.
Não tem cura, mas com o tratamento é possível amenizar certas adversidades e diminuir o grau dos sintomas. Esse tratamento é multidisciplinar, como já dito pelos outros colegas, e visa a superação das dificuldades apresentadas, desenvolvendo as habilidades básicas necessárias para um aprendizado efetivo e ajustando os métodos de ensino.
A estimulação adequada é importante e traz melhoras.
Buscar ajuda é o melhor ato de amor consigo. Em qualquer movimento de insegurança emocional ou desconfortos de sentimentos inicie uma psicoterapia.
Olá, a dislexia é caracterizada por uma dificuldade na soletração ,aprendizagem e dificuldade de reconhecimento das letras, por isso não tem cura porém controle, se a pessoa que tem esse diagnóstico for acompanhado por uma equipe como: Neuropsicóloga, fono, neurologista, é psicopedagoga terá uma melhor facilidade nas funções cognitivas.
A Dislexia não tem cura, mas a partir do diagnóstico é necessário acompanhamento multidisciplinar para buscar estratégias que visem amenizar os sintomas. Há também uma ferramenta muito eficaz que pode ser acrescentado ao acompanhamento que é Neurofeedback.
Busque por maiores informações.
Bom dia!
Essa sua pergunta me faz lembrar de que quando fui professora na Universidade, tive um aluno que tinha mais ou menos 50 anos e ele tinha dislexia como também sua esposa. Ele deu um depoimento em sala de como eles conviviam com a dislexia. Ele era um empresário no ramo financeiro, trabalhava em bancos e sua esposa era doutora, não lembro em que área. Não tem cura realmente, mas não impossibilita a pessoa de se resiginificar.
Segundo estudos, ainda não há uma cura para a dislexia, caso tenha o diagnóstico, precisará de um acompanhamento multidisciplinar para que tenha um desenvolvimento sem prejuízos.
Por estar relacionada a uma disfunção neurológica, não há cura. Porém, quanto mais aprofundado o diagnóstico, mais chances de tratamentos auxiliarem com formação de estratégias para apesar da dislexia, o aprendizado seguir. Isto inclui além do diagnóstico com médico neurologista e avaliação fonoaudióloga, exames de audição, visão, de fluência verbal e ainda avaliação cognitiva. Tudo isto ajudará a traçar um plano de tratamento.
Olá. Não se preocupe com a cura.Como já disseram tantos colegas , essa limitação não impede o fluir do movimento normal da vida, e até citaram pessoas brilhantes e famosas que tinham a limitação e no entanto foram mais brilhantes que pessoas ditas “ normais” .Pessoas que usaram exatamente esse diferencial para brilhar de outras maneiras compensando a limitação. Nosso corpo e mente são brilhantes e fazem compensações maravilhosas especialmente quando o portador da diferença não é olhado como se fosse inferior aos outros. O tratamento com equipe multiprofissional é fundamental e o respeito ás diferenças é mais relevante ainda! As inteligências são múltiplas. Aquele que brilha é sempre aquele que pôde ser exatamente quem é! Procure ajuda e siga confiante!!! Gde abraço!
Olá! Veja, dentre os distúrbios de aprendizagem, a dislexia ocupa um espaço particular, em função de sua complexidade, pois, em muitos casos, seu diagnóstico é tardio, e o impacto na vida do sujeito e de sua família é enorme, uma vez que não é doença, por isso não tem cura. A dislexia é uma dificuldade, não impossibilidade, mas pode causar profundos efeitos negativos ou positivos na personalidade do disléxico, que tem que aprender a conviver com esse problema para o resto de sua vida. Dessa forma, veja se não é caso de uma terapia, nesse espaço ele poderá descobrir recursos internos para lidar com a vida e a condição, descobrir habilidades e dificuldades que promovam escolhas mais assertivas: emprego, esportes... enfim.
Olá. Não há o conceito de cura para dislexia, é uma condição que pode ser trabalhada e transformada. Abraço.
A dislexia não tem cura, pois é uma condição neurobiológica que afeta a maneira como o cérebro processa a linguagem escrita e falada. No entanto, pode ser gerida e tratada de forma eficaz. Com intervenção precoce, métodos de ensino adequados e apoio contínuo, as pessoas com dislexia podem superar muitas das dificuldades relacionadas à leitura, escrita e compreensão de textos. O tratamento envolve várias abordagens eficazes, especialmente quando a condição é identificada cedo. A intervenção precoce é crucial, pois quanto mais cedo a dislexia for diagnosticada, melhores são os resultados. Programas de leitura específicos e estratégias educacionais, como o ensino fonético estruturado, são bastante eficazes. O apoio educacional também desempenha um papel fundamental, com o uso de métodos personalizados e tecnologias assistivas. Aulas particulares e programas de leitura adaptada ajudam no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. A terapia fonoaudiológica é essencial para melhorar as habilidades fonológicas e auditivas, que são vitais para o processo de leitura e escrita. Práticas compensatórias, como o uso de audiolivros e softwares de conversão de texto em fala, facilitam o aprendizado e compensam as dificuldades de leitura. A longo prazo, com as intervenções corretas, muitas pessoas com dislexia podem se tornar leitores e escritores competentes. Embora os desafios possam persistir, o impacto da dislexia pode ser reduzido significativamente com estratégias adequadas e apoio contínuo. O filme Estrelas na Terra ("Taare Zameen Par") ilustra de maneira sensível a jornada de uma criança com dislexia, destacando os desafios emocionais e educacionais. O protagonista, Ishaan, enfrenta dificuldades na escola, sendo mal compreendido por professores e colegas. Com apoio adequado e métodos de ensino personalizados, ele supera as barreiras impostas pela dislexia e floresce em áreas como a arte. A história reforça a importância da intervenção precoce e das estratégias compensatórias para que crianças com dislexia alcancem seu pleno potencial.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100