A dislexia está para a linguagem escrita assim como a gagueira persistente do desenvolvimento está
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A dislexia está para a linguagem escrita assim como a gagueira persistente do desenvolvimento está para linguagem oral? Do ponto de vista neurológico, existe relação entre os dois distúrbios?
Acrescento que não é incomum que o tratamento de gagueira seja interdisciplinar. A psicoterapia costuma ser indicada para auxiliar o tratamento, sendo uma importante ferramenta tanto no estudo das causas como no trabalho com as consequências da gagueira, que costuma trazer prejuízos nas relações sociais do paciente acometido.
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Complementando as respostas anteriores...Através da avaliação Neuropsicológica é possível observar todo perfil cognitivo do paciente (funções preservadas e prejudicadas) para que desta forma o tratamento torne-se mais eficaz e os encaminhamentos para outras áreas mais assertivo. Sugiro ainda, no caso da Dislexia, encaminhamento para Psicopedagogo e Fonoaudiólogo.
Tanto a gagueira quanto a dislexia são transtornos da linguagem que não apresentam cura mas sim tratamento. Ambas são diagnosticadas e tratadas por fonoaudiólogo especializado na área. Abraços!
Exite sim muita relação entre a linguagem oral e escrita e a sua cultura. Tanto é que pessoas podem gagueijar em uma lingua e não na outra. Por isso que precisamos estudar cada caso individualmente e sua história. O próprio paciente já tem algumas vivencias para nos contar que fazem total diferença para um bom diagnostico e tratamento.
Se faz necessário uma avaliação mais detalhada do caso até para compreender a relação de ambas e assim uma ajuda mais eficaz.
A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem, dificuldade na decodificação de palavras. Já a gagueira são rupturas na fluência na fala, devido a uma condição neuroquímica. Não vejo correlação, a não ser que a falta de vocabulário e dificuldade de aprendizagem da dislexia cause uma gagueira, até com função de fuga/esquiva de vários eventos de ter que se comportar verbalmente.
A princípio não há relação entre eles, porém cada caso deve ser investigado individualmente e de forma interdisciplinar, preferencialmente. As duas condições envolvem aspectos neurobiológicos e cognitivos, podendo gerar alterações emocionais e comportamentais importantes.
Olá! A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem, dificuldade na decodificação de palavras. Já a gagueira são rupturas na fluência na fala, devido a uma condição neuroquímica. É necessário uma avaliação mais detalhada do caso até para compreender a relação de ambas e assim procurar uma ajuda mais eficaz.
bom dia n-ao tem relação entre as duas, com tudo que são de origem neurobiologica, é importante consultar um fonoaudiologo/a para conseguir superar algumas dificuldade que no tempo podem causar consequencias emocionais mais importantes a serem tratadas.
Boa noite,
Não há esse paralelo. O paralelo entre a fala e a linguagem escrita por mais elegante e razoável que possa parecer não corresponde a realidade.
A dislexia e gagueira são distúrbios com causas difusas e não guardam relação, proximidade ou paralelos.
Não há esse paralelo. O paralelo entre a fala e a linguagem escrita por mais elegante e razoável que possa parecer não corresponde a realidade.
A dislexia e gagueira são distúrbios com causas difusas e não guardam relação, proximidade ou paralelos.
Olá, sugiro que consulte um profissional capacitado para que seja realizado uma avaliação neuropsicológica, assim terá um tratamento adequado em paralelo com a fonoaudiologia!
Olá! A dislexia é um distúrbio de escrita e leitura, e a gagueira uma disfluência da fala, nem sempre ocorrendo durante o desenvolvimento infantil. São independentes, mas podem ser comórbidos. O tratamento é multidisciplinar, podendo envolver as áreas de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, neurologia e psiquiatria, dependendo do caso. Apesar de não haver "cura", o acompanhamento nessas áreas é fundamental para minimizar os efeitos educacionais e psicossociais.
Ola, uma avaliação neuropsicologia consegue dizer de fato se você tem dislexia,onde é um distúrbio de escrita e leitura, e a gagueira uma disfluência da fala. Depois de uma avaliação e encaminhado para uma reabilitação com fonoaudiólogo para tratamento.
A dislexia pode ser definida como um transtorno do aprendizado da linguagem. É uma alteração, transitória ou permanente, da compreensão da leitura, soletração, escrita, comunicação expressiva e receptiva, em crianças com adequada acuidade auditiva e visual, interessada na sua aquisição. A dificuldade no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos.
Portanto a Dislexia Está voltada para a questão da linguagem e a gagueira voltada para questão da sala. Podem ter alterações emocionais causadas pela dificuldade na linguagem que levam a criança, A entrar em um estado de ansiedade e aí sim pode-se dizer que a gagueira está associada a Dislexia. Nesse caso a gagueira pode ser um comportamento apresentado quando a criança está em estado de ansiedade por não conseguir compreender adequadamente a questão da linguagem.Neste caso é muito importante uma avaliação Neuro psicológica, bem como um acompanhamento com psicólogo para realização de psicoterapia.
Portanto a Dislexia Está voltada para a questão da linguagem e a gagueira voltada para questão da sala. Podem ter alterações emocionais causadas pela dificuldade na linguagem que levam a criança, A entrar em um estado de ansiedade e aí sim pode-se dizer que a gagueira está associada a Dislexia. Nesse caso a gagueira pode ser um comportamento apresentado quando a criança está em estado de ansiedade por não conseguir compreender adequadamente a questão da linguagem.Neste caso é muito importante uma avaliação Neuro psicológica, bem como um acompanhamento com psicólogo para realização de psicoterapia.
Existem dois tipos de gagueira : a gagueira evolutiva que tem a ver com o fato de qua durante o tempo de aquisição da linguagem pode ser mais difícil para algumas crianças conectarem a velocidade do pensamento com a mesma rapidez em conectá-lo à capacidade de expressar-se . Essa gagueira passa com o decorrer do tempo uma vez que se permita à criança passar por isso sem tanta ênfase, ansiedade e correção do ponto de vista dos adultos . Isto sim pode perpetuar a gagueira infantis e extendê-la à fase adulta.
A dislexia nada tem a ver a com a gagueira do ponto de vista psíquico. A dificuldade em aprender, entender e interpretar as palavras vêm aumentando significativamente dentro do contexto contemporâneo possivelmente por algumas razões: excesso de valor à imagem em detrimento do símbolo e nisso entram os fenômenos ligados ao uso de tabletes, IPhones , etc .
Estamos vivendo tempos de “ simbolectomia “ e isso repercute na capacidade cognitiva das crianças.Isso num contexto geral.
Contudo vale a regra fundamental de se avaliar caso a caso . Nesse sentido entram profissionais como neurologista,
psicanalistas e dependendo de outras especificidades relacionadas com cada criança em particular e necessidade da adoção de um método específico para alfabetização para crianças dislexicas . Vale salientar que a medicação é a última medida , a extrema . Estamos vivendo um tempo de excesso de medição em crianças e isso é preocupante.
A dislexia nada tem a ver a com a gagueira do ponto de vista psíquico. A dificuldade em aprender, entender e interpretar as palavras vêm aumentando significativamente dentro do contexto contemporâneo possivelmente por algumas razões: excesso de valor à imagem em detrimento do símbolo e nisso entram os fenômenos ligados ao uso de tabletes, IPhones , etc .
Estamos vivendo tempos de “ simbolectomia “ e isso repercute na capacidade cognitiva das crianças.Isso num contexto geral.
Contudo vale a regra fundamental de se avaliar caso a caso . Nesse sentido entram profissionais como neurologista,
psicanalistas e dependendo de outras especificidades relacionadas com cada criança em particular e necessidade da adoção de um método específico para alfabetização para crianças dislexicas . Vale salientar que a medicação é a última medida , a extrema . Estamos vivendo um tempo de excesso de medição em crianças e isso é preocupante.
Não existe relação direta entre dislexia e gagueira. São dificuldades geradas em diferentes regiões do cérebro e o tratamento delas é bastante diferenciados.
Seria importante fazer uma avaliação com fonoaudióloga, neuropsicólogo e psicologo. A Dislexia eh um transtorno da aprendizagem. Ja a gagueira pode estar associada ao nervosismo, ansiedade ou algum distúrbio q a fonoaudióloga vai conseguir diagnosticar.
A gagueira pode ocasionar vários problemas desde nos relacionamentos, ate vergonha, medo q podem acarretar na vida da pessoa, ai a importância de fazer psicoterapia.
A gagueira pode ocasionar vários problemas desde nos relacionamentos, ate vergonha, medo q podem acarretar na vida da pessoa, ai a importância de fazer psicoterapia.
Bom dia!
Penso ser necessário uma avaliação detalhada, interdisciplinar. Cada caso tem suas particularidades a serem investigadas.
Abraço.
Penso ser necessário uma avaliação detalhada, interdisciplinar. Cada caso tem suas particularidades a serem investigadas.
Abraço.
Olá boa tarde!
Sugiro uma avaliação fonoaldiológica, e paralelo a isso um acompanhamento psicológico para aliviar possíveis desconfortos psíquicos e sociais ao (a) paciente.
Sugiro uma avaliação fonoaldiológica, e paralelo a isso um acompanhamento psicológico para aliviar possíveis desconfortos psíquicos e sociais ao (a) paciente.
De acordo com a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD) e também pela IDA – International Dyslexia Association, a dislexia é considerada um
transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.
Tal déficit, devem receber atenção e avaliação neuropsicológica e o paciente deve receber acompanhamento psicológico em conjunto com o fonoaudiólogo, principalmente por se tratar de distúrbios que são gerados em áreas específicas do cérebro.
transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.
Tal déficit, devem receber atenção e avaliação neuropsicológica e o paciente deve receber acompanhamento psicológico em conjunto com o fonoaudiólogo, principalmente por se tratar de distúrbios que são gerados em áreas específicas do cérebro.
É necessário uma avaliação detalhada para compreender a relação de ambas e assim uma ajuda mais eficaz.
Sim, tanto a gagueira quanto a dislexia são considerados transtorno da linguagem. A GAGUEIRA e caracterizada por dificuldades na fluência da fala, como repetições de sons ou palavras, prolongamentos de sons e bloqueios na fala. Ja a DISLEXIA e caracterizada por dificuldades na leitura, na escrita e no reconhecimento de palavras, podendo afetar a compreensão e o processamento da linguagem escrita. Ambos os transtornos podem afetar significamento a comunicação e interação social das pessoas que os apresentam.
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