Abuso de substâncias
Hoje me dedico a falar sobre o abuso de substâncias. Desde os primórdios da civilização o homem sempre usou substâncias que alterassem seu estado de humor e promovesse bem estar. A questão que abordarei nesse breve artigo é o abuso. Todo abuso de qualquer substância que altere o humor, os estados da consciência acarreta em maior ou menor grau, dependendo da personalidade da pessoa, prejuízos familiares e sociais. Por exemplo o uso abusivo do álcool, ocorrendo acidentes, brigas violentas e lares desfeitos, como também o uso abusivo de drogas ilícitas, como cocaína, maconha, crack e tantas outras.Procure a ajuda profissional para saber lidar com isso, tudo que é abusivo destrói.
Dependência tecnológica
Os computadores, celulares e tantos outros meios tecnológicos criados, facilitam a vida das pessoas, mas quando falamos de dependência tecnológica estamos se referindo a um problema que afeta muitas pessoas, viver em função daquilo , o que obviamente poderá gerar um vício tecnológico, ou seja, a pessoa precisa daquilo para se sentir bem, conectada ao mundo, mas tantas e outras vezes fechada e isolada no seu próprio universo. Na ausência por exemplo, do computador ou do celular a pessoa entra em sofrimento, sente-se deslocada, tal como um dependente em cocaína que não tem a substância. A vida passa e perde-se muitas vivências, pois o presente é desapercebido, o virtual toma toda cena de vida!
Dependência química
A dependência química de álcool e outras drogas é considerada uma doença grave, progressiva e fatal. Diante disso é muito importante essa doença ser diagnósticada e tratada. O tratamento para dependência química inclui sessões de psicoterapia sendo que o nosso enfoque é a terapia cognitivo comportamental, o paciente também passará por uma avaliação médica e feito um diagnóstico diferencial realizaremos um plano de intervenção mais abrangente, que em alguns casos redunda em um processo de internação. Possuímos também uma estrutura de acolhimento e tratamento psicológico das famílias de dependentes químicos, pois compreendemos que a doença da dependência abala e adoece os familiares.