Marcia Xavier de Lima

Psicólogo mais

Número de registro: CRP 03/901347

Experiência

Experiência em:
  • Psicologia Junguiana

Consultórios (2)

Serviços e preços

Primeira consulta psicologia


Aconselhamento Psicológico


Análise Junguiana


Consulta psicológica do adulto


Consulta psicológica do idoso


+1 serviço

Como mostramos os preços?

Opiniões em breve

Envie a primeira opinião

Você já passou por consulta com Marcia Xavier De Lima? Conte aqui como foi. Outros pacientes vão te agradecer por ajudá-los a escolher o melhor especialista.

Enviar opinião

Dúvidas respondidas

2 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Boa noite , sou Meire e portadora do toc desde a infância. Minha pergunta é os impulsos que se menciona ser sintoma do toc pode se manifestar em dizer algo que vc nem sequer planejou nem pensou e simplesmente saiu? Gratidão pela esperada resposta.

Como você refere a ter o TOC desde a infância, já deve saber qual o mecanismo base do transtorno: pensamentos negativos recorrentes seguidos de comportamentos compulsivos (rituais) que se destinam a evitar riscos ou aliviar a ansiedade, neutralizando os pensamentos. Neste sentido, dizer algo pode funcionar como "mantra" na tentativa de afastar o pensamento e suas supostas consequências desagradáveis. Mas veja que se tratando de um ritual, há uma intencionalidade e, normalmente, há uma constância no que se fala. Recomendo uma melhor avaliação, com profissional adequado, que pode ser o psiquiatra que lhe acompanha, pois a fala impulsiva pode estar ligada a outros transtornos que podem estar ocorrendo ao mesmo tempo em que o TOC.

 Marcia Xavier de Lima

Pergunta sobre Incongruência de gênero

Que a sexualidade é fluida eu sei, me considerava bi. Geralmente os relatos são pessoas heterossexuais se encontrando em outra sexualidades, ou bi se encontrando na homossexualidade, homo em no, e etc. É bastante confuso para mim, mas é possível que uma pessoa que se enxergava BI, perca o interesse e se enxergue somente como hetero ? A sexualidade pode mudar nesse sentido ?

Estava lendo sobre as linhas de terapia, qual é a mais indicada ?

Boa tarde! Você não informou a sua idade, isso já ajudaria a mapear melhor a situação, mas de modo geral, o tipo de sexualidade é determinada pelo objeto do desejo. Sendo assim, ela pode mudar. Com essa ideia de sexualidade fluídica, algumas pessoas se permite experimentar alguns tipos de relacionamentos até encontrar aquele que satisfaça o seu desejo. Como você associou a sexualidade ao desejo de fazer terapia e aos questionamentos feitos, me parece que você ainda está com algumas duvidas quanto a sua sexualidade. Recomendo a Psicologia Analítica (Junguiana).

 Marcia Xavier de Lima

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes