Transtornos de estresse - Informações, especialistas e perguntas frequentes

O que é?

O Transtorno do Estresse Pós Traumático (TEPT) ou Transtorno de Estresse Agudo é uma perturbação psíquica decorrente de uma situação ameaçadora.

Qual é a causa?

A participação do indivíduo em uma situação de violência seja como vítima ou mesmo como testemunha. Normalmente os principais causadores desse quadro são os casos de violência urbana como agressão, atos de terrorismo, abuso sexual e catástrofes naturais, por exemplo.

Quais os sintomas?

O principal sintoma desse quadro é a pessoa reviver através de sonhos ou pensamentos a situação causadora do trauma. O paciente também evita conversas e até mesmo objetos que possam relembrar o evento. Essas lembranças podem ser o gatilho para o disparo de sensações de ansiedade e desconforto. Para evitar essas situações e com medo de evento se repetir, o paciente tende a se isolar. Também são percebidos sintomas como: - diminuição no interesse em realizar as atividades cotidianas - dificuldade em dar e receber afeto- hiperatividade- problemas para dormir - dificuldade de concentração- irritabilidade

Como fazer o diagnóstico?

O primeiro ponto para fazer o diagnóstico do Transtorno de Estresse é a confirmação da existência de um evento traumatizante. Ele precisa ser suficientemente marcante para que a pessoa desenvolva os sintomas apresentados acima. Isso pode ser detectado através de uma entrevista com o paciente. Não há necessidade da utilização de exames laboratoriais ou de imagens.

Qual o tratamento?

É recomendada a psicoterapia acompanhada de medicamentos para controlar os sintomas.

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - transtornos de estresse

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Susan Hortas

Susan Hortas

Psicanalista

Santos

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Perguntas sobre Transtornos de estresse

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Transtornos de estresse

Sugiro avaliação com otorrino

Pois ajudará a fazer diagnóstico correto nas suas duas queixas secreção no ouvido e nas tonturas

Exames laboratoriais e otoneurologico…

Seria interessante buscar ajuda psicológica para que você entenda qual a origem do estresse e daí o profissional te auxiliaria como combater tais fatores que geram este sintoma. Psicoterapia…

Especialistas falam sobre Transtornos De Estresse

Resulta do acúmulo de pequenos problemas que se repetem todos os dias. Caracterizado por sensações de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação, nervoso, e pode ser causado por diversos motivos. O organismo não reage convenientemente diante dos problemas e começa a dar sinais de cansaço que podem afetar os sistemas imunológico, endócrino, nervoso e o comportamento do dia a dia. A continuidade dessa situação afeta a pessoa, exaurindo suas forças e ela cai num estado de exaustão, de estresse propriamente dito.

Betânia Tassis

Psicólogo, Psicanalista, Sexólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Existem vários fatores que geram o Estresse, um deles é a nossa péssima mania de comparar, competir e disputar. Toda vez que nos comparamos, estamos entrando na porta do inferno. Notamos que algumas religiões pregam a ideia das pessoas se compararem com os menos afortunados. No entanto, quando uma pessoa cria o habito de se comparar, não consegue mais escolher o alvo, e acaba se comparando com os menos e os mais afortunados também. Isto gera muito estresse, além de ser algo injusto, uma vez que cada pessoa é única e singular, não há comparação. Portanto, uma via para diminuir o Transtorno de Estresse, é desenvolver esta consciência e libertar-se da comparação, competição e disputa.

Léa Michaan

Psicólogo, Psicanalista

São Paulo

Agendar uma visita

A partir do momento que você acorda cansado, passa o dia sem ânimo, com dificuldades para trabalhar, não dorme um sono reparador, não consegue se desligar nos finais de semana, além de se sentir muitas vezes irritado, deprimido, chegando a afetar seus relacionamentos interpessoais...Você está com alguns Sintomas importantes de Stress...É na psicoterapia, onde você terá a chance de perceber o quanto você está vivendo no piloto automático deixando de viver realmente o que você gostaria de viver... Não perca a chance de encontrar sua paz e felicidade, através do autoconhecimento e autocontrole ...

Tendo como linha psicológica a Fenomenológico-Existencial, a escuta diferenciada e acolhimento são oque conduzirão a sessão. As questões existenciais, vivenciais e afetivas são o norte para identificação dos desencadeadores do transtorno e direcionamento para as intervenções adequadas a partir do conteúdo coletado durante as sessões. Podem haver intervenções junto à família, caso haja permissão do paciente. O sigilo psicoterapeuta/paciente é respeitado em todos os atendimentos.

Marcia Kelen Moscatelli

Psicólogo, Psicopedagogo

Sorocaba


Oque é o estresse? Irritabilidade, ansiedade, perturbações do sono, alienação, esgotamento, problemas ao nível das relações familiares).Reações fisiológicas (perturbações lombares, défice imunitário, ulceras. Manifestações de defesa ao organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras, ou melhor explicando quando a pessoa não consegue lidar com determinado tipo de situação trazendo pensamentos conflituoso. As dificuldades de lidar com as pressões do dia a dia como aturar problemas financeiros, questões familiares, violência urbana, problemas no trânsito, mau relacionamento com colegas de trabalho ou chefes, possibilitam o aparecimento do stress.

Virginia Fernandes

Psicólogo, Terapeuta complementar

Santo André, SP

Agendar uma visita

A experiência que o senso comum denomina "estresse" na verdade é uma síndrome que envolve múltiplos aspectos fisiológicos, cognitivos e comportamentais. A psicoterapia é parte fundamental do tratamento do estresse porque somente através de uma gestão mais saudável e positiva das emoções, crenças e pensamentos poderemos enviar sinais ao nosso corpo de que "tudo está bem" e atuar sobre processos nocivos como doenças cardiológicas, gástricas, dermatológicas e outras de "origem emocional".

Elaine Viola

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A estresse tem acometido muitas pessoas em nosso país. O não tratamento dos primeiros sintomas de estresse pode gerar outros transtornos, como a depressão e o pânico. Uma das causar principais de estresse nos dias atuais são o excesso de trabalho. Importante ficar atento em alguns comportamentos, como a perda de vontade de trabalhar, fazer atividades que gosta, entre outros.

Filipe Torelli

Psicólogo

Sorocaba


Como anda você no meio dessa loucura do dia-a-dia? Olhar pra dentro, enxergar suas reais necessidades, o que te leva a fazer o que está fazendo e quais estratégias para ter a vida que deseja em um futuro próximo, são um dos temas abordados nas sessões. Como você está se relacionando com as coisas que acontecem no cotidiano? O seu estresse está a serviço de que, na sua vida? Ter um espaço para pensar em você é muito importante para dar conta das emoções que estão transbordando. A vida pode ser encarada de maneiras diferentes, mas no momento você pode não estar encontrando outros olhares. É nisso que posso lhe ajudar.

Danilo Firmino Costa

Psicólogo

São Paulo


Diante de situações novas ou desafiantes é normal as pessoas sentirem sintomas ansiosos, medo, excitação, alguns sintomas psicossomáticos tais como alterações gastrointestinais e rotina de sono. Por vezes, algumas pessoas tem dificuldades de lidar com alguma situação específica e vir a sofrer de modo mais intenso e prolongado, vale a pena procurar uma psicoterapia para desenvolver maturidade emocional e habilidades de enfrentamento. Com a melhora da força emocional, a pessoa passa a lidar mais facilmente com os problemas que lhe causam estresse.

Clarice Lopes Gentilli

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo


O estresse é um transtorno bastante comum, principalmente nos grandes centros como São Paulo. Neles, as pessoas entram num ritmo acelerado e não disponibilizam tempo para pensar como foi o dia e costumam conceber como "natural" trabalhar depois do horário regular. Chegar exausto em casa tem virado rotina. Pois bem, a submissão a estímulos não elaborados e que ultrapassa nossa capacidade de dar conta chama-se distresse (mas conhecido como estresse). Geralmente as pessoas se submetem por sentirem uma espécie de orgullho, de uma "missão cumprida", de reconhecimento pelo sacrifício no local de trabalho. Discutir a transição de uma vida de sacrifícios para a vida com mais qualidade é o desafio.

Guilherme Barati

Psicólogo

Rio de Janeiro

Quais profissionais tratam Transtornos de estresse?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.