Doença de Alzheimer
As demências são um conjunto de doenças, que tem em comum a perda da memória e a dificuldade para pensar corretamente. São sintomas: esquecimentos constantes, confusão mental, problemas com a linguagem (dificuldade em achar a palavra correta), problemas com as tarefas do dia-a-dia (como pagar contas ou cozinhar) e se perder em lugares conhecidos.
Algumas causas de demência são: Alzheimer, Doença Vascular, Doença com corpos de Lewy, Degeneração lobar frontotemporal (DFT) e Doença de Parkinson.
O psiquiatra ou neurologista devem ser consultados quando há perda de habilidades que não sejam explicáveis por outras doenças. Perdas de habilidades mentais não fazem parte do envelhecimento normal.
Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
O TDAH é um dos problemas neuropsiquiátricos mais comuns. A doença começa na infância, mas 1/3 das crianças mantém os sintomas quando adultos. É em grande parte genético, encontrado em cerca de um em cada 25 adultos.
O TDAH leva à prejuízo no desempenho e nos relacionamentos. Alguns sintomas são: esquecimentos frequentes, dificuldade em finalizar tarefas demoradas e complexas, impulsividade, impaciência, flutuações de humor, distraibilidade, procrastinação, entre outros.
Alguns estudos mostraram que adultos com TDAH não tratado têm mais acidentes de trânsito, mais desemprego, menor desempenho acadêmico e maior risco de abuso de drogas. O tratamento é efetivo e principalmente medicamentoso.
Transtorno depressivo maior
A depressão é uma síndrome, que existe em várias formas, mais e menos graves, mais e menos duradouras: Transtorno Depressivo Maior, Distimia, Depressão Menor, entre outras. Pouco mais de uma em dez pessoas terá depressão durante a vida. A depressão reduz a qualidade de vida, leva a faltas ao trabalho, dificuldades nos relacionamentos e piora de doenças pré-existentes. Apesar de ocorrer em quase todas as idades, idosos são especialmente susceptíveis. Hoje, há sólido conhecimento sobre a doença e como tratá-la, sendo medicamentos e psicoterapia as principais modalidades. Isto é fundamental para reduzir o sofrimento, e principalmente, prevenir recaídas ou cronificação da doença.
Esquizofrenia
No Espectro da Esquizofrenia, temos a Personalidade Esquizotípica -- muitas vezes confundida com a Esquizofrenia, o Transtorno Delirante, o Psicótico Breve, a própria Esquizofrenia e o Transtorno Esquizoafetivo.
São todos transtornos caracterizados, em maior ou menor grau, pela presença de psicose (delírios e alucinações).
São doenças debilitantes, que impõem enormes desafios à família e ao próprio paciente. O bom tratamento, executado da melhor maneira, e o mais cedo possível, traz alívio aos portadores dessas doenças.
O manejo dos transtornos psicóticos está entre as principais áreas de interesse e experiência do Dr. Helton Cavalcanti.