Tempo estimado de resposta:

Experiência

Sou psicólogo formado pela UFMG, trabalho em consultório com atendimento clínico de jovens e adultos seguindo a orientação psicanalítica lacaniana.

A psicanálise é um tratamento para os sofrimentos e as dores dos relacionamentos, do amor, do trabalho, da família, traumas etc. Ela tem por primazia a escuta do inconsciente, isto é, a escuta de fenômenos que impactam nas escolhas que fizemos na vida sem que possamos dar conta disso. A análise nos permite falar em nome próprio, fornece condições de nos conhecermos melhor. Quando nos conhecemos, agimos menos invadidos pelas nossas próprias expectativas e as alheias. Viver muitas vezes dói e essas dores podem aparecer como ansiedades, tristezas ou desânimos, medos, indecisões e, por vezes, chega a doer no corpo.

Nesse sentido, fazer a escuta do inconsciente é uma forma de adentrar a esse desconhecido, esse estrangeiro, estranho, esse elemento não observado que guia nossas escolhas e nos coloca a repetir hábitos, atitudes e comportamentos que nos fazem sofrer. Esse não sabido que repete todo tipo de escolha que frequentemente leva aos infortúnios e aos prejuízos, as sucessões de parcerias amorosas, os múltiplos tipos de compulsões, enfim, tudo aquilo que nos leva a repetir situações fracassadas já (des)conhecidas previamente. São esses pontos que a psicanálise, mais especificamente a lacaniana, tem por objetivo trazer a luz com vistas a poder nomeá-los, escuta-las e com isso construir algo de novo, de mais próprio, tendo consciência de como somos agidos por essas instancias que nos atravessam. O saldo dessa travessia é ter mais liberdade em relação as nossas escolhas, propósitos e desejos.
mais
Experiência em:
  • Lacaniana
  • Freudiana
  • Fobias
  • Depressão
  • Transtornos de Ansiedade
  • Psicanálise com Adultos
  • Dependências
  • Sexualidade
Mostrar mais detalhes

Consultórios (2)

Consultório
Rua da Bahia 1900, Sala 1505, Centro, Belo Horizonte


Atende: adultos
Dinheiro, PIX, Transferência Bancária
(31) 97363..... Mostrar número

Pagamento após a consulta

Com este especialista, você poderá pagar após a consulta. Veja mais


Fuso horário: Brasilia

Primeira consulta psicanálise

Teleconsulta • R$ 190

Psicanálise


Atende: adultos
(31) 97363..... Mostrar número

Método de pagamento: Dinheiro, Depósito Bancário

Você efetua o pagamento após a consulta online.

1) Prezado(a), após a finalização da consulta, o pagamento deverá ser efetuado no Pix Celular ***********
2) Sua consulta online está encerrada.

O pagamento para a consulta vai diretamente para o especialista, que também é responsável por determinar sua própria política de cancelamento e reembolso.

Em caso de qualquer problema com pagamento, contate o especialista.

Lembre-se de que a Doctoralia não cobra taxas adicionais pela marcação de uma consulta e não processa os pagamentos em nome do especialista.

* Algumas informações foram ocultadas para proteção de dados.Você as verá depois de agendar a consulta.


Outras ferramentas para Vídeoconsulta:
A sessão será via Google Meet. É importante que você escolha um local silencioso e que te garanta privacidade ao falar, livre de qualquer tipo de interrupção. Também é importante um sinal de internet adequado para as ligações em vídeo, que sustente a boa qualidade da transmissão.

Abaixo o link da sala virtual:
https://meet.google.com/wgx-okog-bao

Até breve.

- Esta é uma mensagem automática de Doctoralia. Caso não se aplique, desconsidere-a. -


Prepare-se 10 minutos antes da consulta e verifique se o seu smartphone ou notebook está com a bateria carregada. Para uma videochamada, verifique se tudo funciona: conexão com a internet, câmera e microfone. Prepare também a documentação médica (como resultado de um exame) caso precise mostrar na consulta.

Serviços e preços

Os preços são para pacientes sem convênio médico

Serviços em destaque

Primeira consulta psicanálise


Teleconsulta


Psicanálise

Outros serviços


Rua da Bahia 1900, Sala 1505, Belo Horizonte

Saiba mais

Consultório



Rua da Bahia 1900, Sala 1505, Belo Horizonte

Saiba mais

Consultório



Rua da Bahia 1900, Sala 1505, Belo Horizonte

Saiba mais

Consultório



Rua da Bahia 1900, Sala 1505, Belo Horizonte

Saiba mais

Consultório



Rua da Bahia 1900, Sala 1505, Belo Horizonte

Saiba mais

Consultório



Rua da Bahia 1900, Sala 1505, Belo Horizonte

Saiba mais

Consultório



Rua da Bahia 1900, Sala 1505, Belo Horizonte

Saiba mais

Consultório



Rua da Bahia 1900, Sala 1505, Belo Horizonte

Saiba mais

Consultório

Como mostramos os preços?

35 opiniões de pacientes

Classificação geral

Todas as opiniões são importantes, por isso os especialistas não podem pagar para alterar ou excluir uma opinião. Saiba mais.
O
Local: Consultório Atitude Frente à Dor

Primeiramente agradecer a oportunidade de ter conhecido o ótimo trabalho do Dr.Guilherme.
Sempre um ótimo atendimento e uma consulta satisfatória. Ouve bem e sempre tem alguma fala que ajuda a ver o problema dos outros.
Satisfação total.

R
Local: Consultório Psicanálise

Um profissional muito bom, que consegue captar os dramas do paciente. Mostra-se atencioso na escuta, pontua questões percucientes, nos leva à reflexão.

I
Local: outro lugar Outro

Comecei a me consultar com o Guilherme há pouco tempo, mas já estou gostando bastante. Já possuo um histórico longo com terapias e, ainda assim, me surpreendi muito com o atendimento! O Guilherme é cuidadoso e atencioso, tem uma escuta muito precisa e é cirúrgico em suas colocações e no momento de pontuá-las!

V
Local: Consultório

Muito solícito e a forma que ele me ouvia foi excelente! Pretendo continuar o tratamento com ele.

L
Local: Consultório Atitude Frente à Dor

Estou encantada com o trabalho do Guilherme, atencioso e acolhedor. Certamente indicarei a quem precisar.

V
Local: Consultório Online Psicanálise

Um profissional atento, competente e delicado. Me sinto acolhida no tratamento.

O
Local: Consultório Psicoterapia adulto

Pontos positivos:
-Atencioso e muito preciso nas colocações.
-Demonstrou-se empático.
-Soube responder minhas dúvidas.
-Explicou como funciona o tratamento.
De modo geral foi positivo, retornarei!

C
Local: Consultório Atitude Frente à Dor

Tive uma primeira impressão excelente com o guilher me atendeu todas as expectativas…… o consultório é excelente e fácil de chegar e o atendimento no horário correto

T
Local: Consultório Online Primeira consulta psicanálise

Faço análise a distância, Guilherme é pontual e empático, faz questionamentos bem pertinentes e explica bem.

A
Local: Consultório Psicoterapia adulto

Muito educado e atencioso para comigo. Parece muito atento a cada palavra que digo. Não tenho do que reclamar sobre o tratamento e as visitas com o Guilherme.

Ocorreu um erro, tente outra vez

Dúvidas respondidas

10 dúvidas de pacientes respondidas na Doctoralia

Pergunta sobre Incongruência de gênero

Olá , sou gay e casado com um cara maravilhoso , amoroso , que me ama muito e sempre transparece isso , mas a pouco tempo descobri que meu namorado prefere assistir porno hetero , ele me explicou , eu tentei entender , mas minha cabeça ainda ficou meio confusa , e eu meio que não consegui aceitar isso !

Olá! É comum que um dos parceiros se angustie quando se da conta que mesmo mantendo uma união saudável, de correspondência reciproca e transparência como você diz, há ainda algo que foge à isso, um desejo que emerge por uma via "clandestina", digamos assim, ou seja, que não passa pelas vias nas quais o relacionamento se assenta. Essa angustia aparece associada a constatação de que o parceiro pode deleitar-se, fruir, de outros modos que não necessariamente estão inclusos na relação que vocês estabelecem. Diante dessa constatação, emerge-se uma pergunta, feita pelo próprio sujeito, a respeito daquilo que o parceiro ama nele, isto é, o motivo pelo qual o parceiro se mantém na relação tendo em vista que seu interesse também caminha por outras áreas ou, de outro modo, qual o lugar que o sujeito ocupa no desejo do parceiro. Isso demonstra que mesmo nas uniões mais "uniformes", há sempre algo que escapa, que é rebelde aos pactos, aos combinados, aos tratados. Diante disso que escapa, cada sujeito se angustia de uma forma, de acordo com sua "matriz subjetiva". O seu "não aceitar isso", como você diz, evidencia essas questões que não podem ser jogadas para debaixo do tapete, tamponadas, esquecidas, sob o risco de retornar como algo mais maléfico para você e a relação. É necessário, antes, ser compreendido, enfim, tratado.

 Guilherme Rodrigues

Porque eu não consigo chorar?
Tenho 24 anos e consigo contar nos dedos quantas vezes eu chorei desde minha infância, até hoje.
Isso é normal? Mesmo quando eu quero chorar, não consigo. Pode acontecer algum falecimento, acidente, dor, decepção... Qualquer coisa que normalmente as pessoas choram, eu não consigo. Não vem nada, nem lembro mais da sensação de um choro. Gostaria de saber se isso é normal

Olá! O choro é uma das formas de se comunicar emoção mais facilmente reconhecidas socialmente. É quase que automático para todos nós ao nos depararmos com alguém que chora, que trata-se de um excesso de afeto que não encontrou outra via de se fazer presente se não pelo choro. Portanto, é um modo de dar "vasão" ao excesso, de "tratar" o excesso quando ele irrompe. No entanto, essa não é a única maneira. Há pessoas que "tratam" o excesso pela via das ações, da impulsividade, do "nada querer saber" sobre suas próprias questões. As possibilidades são inúmeras, singulares, mas cada um encontra um jeito que pode ser mais ou então menos nocivo para o próprio sujeito. Poderíamos dizer que a resposta pela impulsividade é um modo menos benéfico para o sujeito tendo em vista que ele pode se colocar em muita confusão, situações difíceis, por exemplo. Portanto, não se angustie se o choro não é uma via frequentemente acessada por você, certamente você encontrou outras. Agora, o que é importante é que você possa compreender os motivos pelos quais isso se dá, o modo como você consegue tratar o seu excesso, o motivo pelo qual você "não consegue chorar", como você diz acima, enfim, que você possa se apropriar melhor do modo como você sofre ou escamoteia esse sofrimento.

 Guilherme Rodrigues
Ver todas as respostas

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Perguntas frequentes